122 Bode Expiatório
Sob o manto da noite, Porto Real se despia do barulho do dia e revelava uma beleza serena.
— Hoje, às nove horas, na Floresta dos Deuses.
Hobert Redwyn tirou do bolso a fita cor-de-rosa e leu novamente. Embora mal pudesse acreditar que a senhorita Natália teria coragem de marcá-lo para um encontro em tais circunstâncias, logo encontrou uma justificativa para si mesmo — afinal, ele era o segundo filho da família Redwyn da Ilha da Primavera, um status muito superior ao do cavaleiro errante Jeral Dane, que até perdera as terras da família.
Sem dúvida, a senhorita Natália tinha bom gosto.
Homens, ao encontrar a mulher que lhes desperta o coração, sempre superestimam seu próprio charme. Hobert não era exceção.
Sob a luz fria da lua, ele avançava rumo ao encontro com o coração acelerado. A Floresta dos Deuses ficava na esquina sudeste do Castelo Vermelho, um refúgio tranquilo no meio da fortaleza, repleto de olmos, ciprestes e choupos. Afinal, aquela não era a região do Norte, portanto não havia a presença dos salgueiros sagrados da antiga fé dos deuses antigos.
Ainda assim, o cavaleiro devoto dos Sete Deuses sentiu um desconforto inexplicável ao adentrar o bosque, como se antigos deuses o observassem invisivelmente através das folhagens.
Hobert ajustou o manto e traçou no peito com a mão direita a forma de uma estrela de sete pontas, murmurando uma oração:
— Mãe gentil e misericordiosa, concedei-me uma esposa bela.
E, se ela trouxesse consigo um castelo, melhor ainda, ele acrescentou em pensamento.
O silêncio da floresta era absoluto, interrompido apenas pelo som de seus passos sobre as folhas secas.
— Senhorita Natália? Senhorita Natália? — chamou em voz baixa, mas não obteve resposta.
Deve estar atrasada, pensei que tinha chegado cedo demais.
Ele controlou a ansiedade e esperou pacientemente, enquanto ensaiava mentalmente como expressar seu afeto sem parecer precipitado.
O tempo passou lentamente.
Hobert ouviu ao longe o toque do sino anunciando a hora marcada.
Mas onde estaria a senhorita Natália?
Prestes a partir para procurá-la, um som discreto chamou sua atenção.
Com um sorriso no rosto, ele avançou para o interior da floresta.
Sob um enorme carvalho coberto por vinhas de amora, ele vislumbrou uma silhueta.
— Senhorita Natália?
Acelerou o passo, mas logo diminuiu o ritmo para não parecer desesperado.
Quando chegou junto à árvore, percebeu que a figura não estava certa.
— Você não é a Natália... — começou a dizer, mas a pessoa se virou.
— Samwell! Que diabos está fazendo aqui? — exclamou Hobert.
Samwell sorriu, tranquilo:
— Calma, não se preocupe. A senhorita Natália me pediu para convidá-lo.
Hobert olhou desconfiado e perguntou, cauteloso:
— Sério? Por quê?
— Ela quer lhe fazer uma pergunta — respondeu Samwell com indiferença.
— Que pergunta?
— Aquele dia no mar, quando você atraiu os piratas, qual era sua intenção?
Ao ouvir isso, as pupilas de Hobert se contraíram violentamente, e ele negou com veemência:
— Samwell Caesar, não sei do que está falando!
Samwell deu um passo à frente:
— Você queria que os piratas me “matassem”, não é?
Hobert percebeu o perigo e tentou fugir, mas de repente sentiu um aperto de ferro na garganta.
A força era tamanha que mal podia respirar.
Antes que pudesse suplicar, Samwell sussurrou em seu ouvido:
— Sendo assim, só me resta deixar que outros “te matem”.
Antes que Hobert entendesse as palavras, uma dor lancinante tomou sua garganta.
Ele tentou emitir um som fraco, mas o sangue escorria, bloqueando-lhe o acesso à voz.
O medo tardio afogou sua razão. Ele nunca imaginou que Samwell realmente ousasse matá-lo!
Tentou pedir ajuda, mas o sangue o calou.
No meio da dor, lançou a Samwell um olhar de ódio que parecia dizer:
— Meu pai vingará minha morte!
Samwell pareceu captar a mensagem e riu suavemente:
— O conde Paxtor o vingará, mas não comigo.
Um lampejo de dúvida passou pela mente de Hobert, mas a escuridão o envolveu por completo.
Samwell cuidadosamente encostou o corpo de Hobert na sombra atrás do carvalho, retirou a fita cor-de-rosa e desapareceu silenciosamente.
...
— Hoje, às dez horas, na Floresta dos Deuses.
Jeral Dane segurava a fita e lia as palavras com ansiedade mal disfarçada.
Por isso, antes mesmo das nove e meia, já estava sozinho na floresta.
O breu e o silêncio não mostravam nenhum sinal de vida.
Chegou cedo demais.
Ele se arrependeu.
Entediado, resolveu caminhar sem rumo pela floresta.
De repente, sentiu um cheiro de sangue.
Parou.
Talvez um animal ferido.
Tentou se convencer de que estava imaginando, mas seguiu cautelosamente na direção do odor.
Logo chegou ao enorme carvalho no coração da floresta e viu uma sombra.
Era uma pessoa?
Não, era um cadáver.
O que estava acontecendo?
Jeral sacou a adaga e avançou com cautela.
Sob a luz tênue da lua, reconheceu o rosto do morto: Hobert Redwyn!
Ele estava mesmo morto!
O cavaleiro da Ilha da Primavera, com quem lutara horas antes, agora era um corpo inerte!
Jeral olhou para a fita em sua mão e percebeu o perigo.
Era uma armadilha!
Medo e raiva o invadiram. Antes que pudesse pensar, uma sombra saltou do topo da árvore.
Jeral se assustou, rolou no chão, mas sentiu uma dor aguda na mão.
Ao se levantar, viu que o atacante era um falcão.
O animal o fitava com um olhar quase humano.
— Grito agudo —
O som cortou a noite como uma lâmina.
Jeral quase morreu de susto.
Sabia que, se o barulho atraísse os guardas, não haveria como se explicar.
Sem hesitar, correu para fora da floresta.
O falcão o perseguiu, atacando e gritando, como se quisesse chamar atenção.
Maldito pássaro!
Jeral protegeu a cabeça e correu desesperado.
Quando quase saía da floresta, o falcão desistiu.
— Quem está aí?
O barulho certamente alertara os guardas de túnicas douradas.
Jeral amaldiçoou baixinho, parou e recuperou o fôlego.
— Sou eu, Jeral da casa Dane.
— Boa noite, senhor Jeral — perguntou um guarda — O que houve?
Muitas ideias passaram pela cabeça de Jeral, mas decidiu dizer a verdade.
Os guardas já o tinham visto; se não se explicasse, suspeitas só aumentariam.
Tentou encontrar a fita com o convite, mas ela havia sumido! Teria perdido durante a luta com o falcão?
Maldição!
Jeral ficou furioso.
— Senhor Jeral, está tudo bem? — outro guarda perguntou, vendo-o cabisbaixo.
— Estou bem — forçou um sorriso — Apenas caí no bosque.
E saiu apressado.
Em sua mente havia um único pensamento: fugir!
Sem a prova mais importante, não tinha como se explicar.
Precisava escapar, deixar Porto Real, deixar Westeros, atravessar o Mar Estreito!
Os guardas se entreolharam, desconfiados, e seguiram para a floresta.
...
Sentindo os chamados distantes atrás de si, Jeral correu ainda mais rápido.
O vento frio sussurrava em seus ouvidos, e as antigas construções se afastavam.
Sabia que os portões do Castelo Vermelho estariam fechados, e não teria autoridade para ordená-los abertos.
Seguiu por uma trilha escura até o canto nordeste do castelo.
A Torre da Espada Branca se erguia imponente.
Com a Guarda Real acompanhando o rei em Winterfell, a torre provavelmente estava vazia.
Jeral abriu a porta de madeira e ficou surpreso.
Dentro, um guarda cochilava!
— Quem é? — perguntou o guarda.
— Sou eu, Jeral da casa Dane. Não consegui dormir e vim admirar os feitos dos Cavaleiros Brancos.
— Muito bem, senhor Jeral, entre.
Jeral tentou parecer calmo e subiu pela escada em espiral.
Felizmente, não havia mais ninguém.
Chegou ao topo da torre e olhou pela janela.
A torre se destacava acima das muralhas, então dali poderia escapar do castelo!
Claro, a altura era perigosa para um salto direto.
Arranjou uma corda, jogou uma ponta pela janela e amarrou a outra.
Ouviu o barulho crescente lá fora e não hesitou.
Começou a descer pela corda.
— Grito agudo —
No meio da descida, ouviu o grito familiar do falcão.
Virou a cabeça e viu uma sombra negra, como a foice da morte, avançando contra ele.
— Não!
...
— O que aconteceu?
Samwell, de pijama, saiu do quarto e perguntou aos nobres reunidos:
— Não sei, parece que os guardas estão procurando alguém.
Horácio apoiava o braço, respondendo casualmente.
Samwell se juntou ao irmão mais velho da Ilha da Primavera e perguntou preocupado:
— Como está o ferimento na mão?
— Nada grave — respondeu.
— Que bom — sorriu Samwell — E Hobert? O ferimento dele foi sério esta tarde?
— Está bem também — Horácio olhou para o quarto escuro do irmão — Deve estar dormindo.
— Que bom — Samwell sorriu — Um sono cura tudo.
Após um momento, um guarda de túnica dourada correu até eles e perguntou:
— Quem é o senhor Horácio?
— Sou eu — respondeu surpreso — O que houve?
O guarda suspirou:
— Sinto muito, senhor, mas seu irmão, o cavaleiro Hobert, foi vítima de um grave acidente.
— Meu irmão... o que disse? — Horácio agarrou o colarinho do guarda, e a dor da ferida se intensificou.
— Repita!
— Senhor, por favor, acalme-se. Encontramos o corpo do cavaleiro Hobert na Floresta dos Deuses.
Horácio sentiu o mundo girar, e os sons ao seu redor ficaram distantes.
Após um longo momento, recuperou a voz rouca e perguntou:
— Quem fez isso? Quem?
— Suspeitamos do senhor Jeral, da casa Dane.
(Fim do capítulo)