Fuga

O Rei da Chama Sagrada de Guerra dos Tronos A cenoura foi colocada na balança. 3902 palavras 2026-04-01 15:10:41

Gatilho —

O som da porta da cela se abrindo soou excessivamente nítido nas profundezas da escura e silenciosa masmorra.

O príncipe Oberyn Martell, conhecido como a “Víbora Vermelha”, despertou sobressaltado de seu sono. Ele conteve qualquer movimento impulsivo, limitando-se a estreitar os olhos para se acostumar com a luminosidade repentina, enquanto analisava a situação com cautela.

— Príncipe Oberyn. — Uma voz suave e adocicada ecoou junto à entrada.

— Varys? — O príncipe Oberyn ergueu-se, mas, à luz vacilante da tocha, percebeu que a figura não exibia as feições habituais do eunuco.

Compreendendo de imediato que se tratava de um disfarce, ele esboçou um sorriso irônico e gracejou:

— Essa sua nova aparência é infinitamente mais agradável que a anterior. Pelo menos faz você parecer um homem.

Varys permaneceu indiferente à zombaria e declarou com gravidade:

— Alteza, venho trazer-lhe péssimas notícias.

Oberyn recuou discretamente a perna direita, preparando-se para saltar a qualquer instante, embora mantivesse exteriormente uma postura negligente e descontraída.

— Péssimas notícias? Desde a morte de lorde Jon Arryn, não ouço uma única boa nova. Diga logo, não me venha com a invenção de mais alguma acusação absurda?

— Ah! — Varys soltou um suspiro profundo. — Acertou em cheio. Vossa Alteza acaba de ser brindado com mais uma.

Os olhos de Oberyn estreitaram-se:

— Que acusação?

— O assassinato do mestre da moeda, lorde Petyr Baelish.

— Assassinato? — perguntou o príncipe, tomado por uma mistura de surpresa e desconfiança. — Quer dizer que o “Mindinho” está morto?

— Sim.

— Impossível! — Oberyn deu um salto e avançou até Varys. — Como ele pôde morrer? O veneno na ponta da minha lança jamais seria fatal!

Varys suspirou novamente:

— Se não acredita em mim, venha ver com seus próprios olhos.

Dizendo isso, o eunuco deu meia-volta e saiu da cela.

O príncipe Oberyn seguiu-o, o rosto tomado por ceticismo.

— Alteza, olhe. — Varys abriu a pesada porta de outra cela.

Oberyn aproximou-se, mas deteve-se no umbral, espiando para o interior com um pé apoiado na soleira.

Ali, estendido no chão frio, jazia Petyr Baelish, com a pele mortalmente pálida, o corpo rígido e uma poça de sangue escuro ao redor.

Após alguns instantes de observação, ao notar que o peito de Petyr permanecia completamente imóvel, Oberyn convenceu-se de que ele estava indubitavelmente morto.

— Como foi acontecer isso? — O príncipe adentrou a cela, examinando o cadáver de perto.

— Acredita-se que tenha morrido devido à perda de sangue — explicou Varys. — Talvez os ferimentos não tenham sido tratados de maneira adequada. Oh, o pobre lorde Petyr.

Oberyn desfez as ataduras que envolviam o braço amputado do falecido, inspecionando minuciosamente a ferida. Em seguida, voltou-se bruscamente e perguntou com frieza:

— Quem cuidou dos curativos dele?

— O meistre Pycelle, Alteza.

— Pycelle! — Oberyn sibilou entre os dentes. — Aquele cão domesticado pelos Lannister?

Varys manteve-se em silêncio, assentindo tacitamente.

Em seu íntimo, ponderava que, dadas as infindáveis dívidas de sangue entre as famílias Lannister e Martell, acrescentar mais um motivo de ódio não faria diferença alguma.

O príncipe ergueu-se com impetuosidade, postou-se à porta da cela e fitou fixamente os olhos de Varys:

— Por que veio me contar isso?

— Ah, eu simplesmente não suporto a ideia de ver Vossa Alteza injustiçado — respondeu Varys, assumindo uma expressão de imensa compaixão. — Eu sei muito bem que o senhor é inocente no caso de Jon Arryn, mas agora que Petyr está morto... Bem, sua inocência tornou-se indefensável.

— Pretende me ajudar a escapar, então?

— Exatamente.

— Por quê? — questionou Oberyn. Antes que o eunuco pudesse responder, acrescentou: — E poupe-me de discursos piegas sobre compaixão ou justiça. Diga-me a verdadeira razão, Varys.

O eunuco encolheu os ombros, fingindo-se ofendido:

— Príncipe Oberyn, estou sinceramente tentando salvá-lo. Além do mais, como o senhor bem sabe, sou amigo de longa data de seu irmão, o príncipe Doran.

O príncipe Oberyn soltou uma risada sarcástica:

— Varys, sabe o que meu irmão costuma dizer a seu respeito?

— O quê?

— Ele diz que você é uma aranha astuta e traiçoeira, em quem jamais se deve confiar!

A expressão de Varys tornou-se ainda mais magoada:

— Jamais imaginei que o príncipe Doran pudesse nutrir um conceito tão equivocado a meu respeito...

— Chega, Varys. — O príncipe deu passos largos em direção à saída. — Já que decidiu me libertar, conduza-me para fora daqui. Estou farto de seguir as regras deles. Agora, o jogo será jogado sob as minhas regras!

— Shh! Fale mais baixo! — Varys apressou-se em acompanhá-lo.

Ambos adentraram as passagens secretas habituais, mas, após percorrerem apenas alguns metros, Oberyn estancou de repente.

— O que houve, Alteza?

— Não, não posso simplesmente ir embora assim.

Varys, imaginando que o príncipe temesse que a fuga confirmasse sua suposição de culpa, preparava-se para insistir na partida, quando ouviu Oberyn declarar:

— Minha amante, minhas filhas e sobrinhas, meus pajens e criados... Estão todos na Fortaleza Vermelha. Devo levá-los comigo!

— Levar tanta gente seria extremamente perigoso! — argumentou Varys. — Fuja o senhor primeiro; eu me encarregarei do resto. Assim que amanhecer, providenciarei para que deixem a Fortaleza Vermelha imediatamente.

— De modo algum — insistiu o príncipe. — E se alguém invadir minha cela antes disso e descobrir minha ausência? No mínimo, exijo levar Arianha comigo, caso contrário não terei como prestar contas ao meu irmão.

Sem alternativa, Varys suspirou resignado e guiou Oberyn por outra ramificação dos túneis.

Após caminharem por cerca de quinze minutos e emergirem por uma portinhola subterrânea, o príncipe percebeu que já se encontrava no interior da Fortaleza Vermelha.

Varys murmurou em tom baixo:

— Mais alguns passos adiante, atravessando aquele pátio...

— Conheço bem este lugar, não se preocupe. — Oberyn seguiu em frente a passos firmes.

Contudo, a direção que tomou divergia totalmente daquela indicada pelo eunuco.

— Alteza, por aqui, por favor, por aqui!

Oberyn ignorou-as por completo.

— Aonde vai? — Varys bateu o pé, desesperado, mas não teve escolha senão segui-lo.

Após avançarem por um trecho, o eunuco estacou, tomado pelo pavor, ao constatar que o destino do príncipe não era outro senão os aposentos do meistre Pycelle!

Varys tentou intervir, mas Oberyn o puxou bruscamente para a sombra de uma parede.

Momentos depois, o som de botas ecoou pelo corredor: patrulha dos mantos dourados.

Assim que os guardas se afastaram, Oberyn retomou a marcha.

Todas as tentativas de dissuasão de Varys revelaram-se inúteis. Era impossível demover a “Víbora Vermelha” de seu intento homicida.

Sem alternativa, o eunuco agachou-se nas sombras, praguejando em silêncio.

Pouco depois, o príncipe retornou, trazendo consigo um forte odor de sangue fresco.

Varys conteve um calafrio, ciente de que mais um velho conhecido havia partido para nunca mais retornar.

Nesse exato momento, ouviu o príncipe dornês ordenar:

— Leve-me à passagem secreta que conduz à Torre do Meistre Megor.

— Ficou louco? — Varys sentiu o sangue gelar nas veias.

Afinal, a Torre do Megor abrigava os aposentos reais.

— Não me importa o que pretendo fazer, apenas guie-me até lá — exigiu Oberyn com frieza glacial.

— Não há nenhuma passagem para a Torre do Megor! — Havia, na verdade, mas Varys jamais conduziria aquele lunático até lá.

O príncipe cravou nele o olhar predatório, fazendo a espinha do eunuco formigar.

Apesar da intimidação, Varys manteve-se firme.

Após um longo impasse, Varys ponderou:

— Príncipe Oberyn, estamos na Fortaleza Vermelha, não em um campo de execução...

Oberyn interrompeu-o com uma risada cortante:

— Quando os Lannister tomaram Porto Real, transformaram este lugar em um verdadeiro matadouro! Minha irmã e seus dois filhos inocentes pereceram pelas mãos deles! Se os deuses ainda possuem um pingo de justiça, deveriam permitir-me matar Cersei e seus três filhos. Isso sim seria vingança! Isso sim seria justiça!

Varys tremia da cabeça aos pés, amaldiçoando mentalmente o louco à sua frente e, de passagem, culpando Samwell Tarly por ter arquitetado toda aquela teia de eventos.

— Impossível! — Varys endureceu o tom. — Oberyn! Não permitirei que faça um banquete de sangue na Fortaleza Vermelha!

— Então matarei você primeiro! — rosnou o príncipe, exalando uma aura de morte.

— Faça o que quiser! — Varys cerrou os dentes com força. — Se eu o levar para a Torre do Megor, serei um homem morto de qualquer maneira. Acabe logo comigo!

Dito isso, o eunuco fechou os olhos, resignado ao seu destino.

O príncipe Oberyn zombou, em tom irônico:

— Quem diria que um eunuco possuiria tal coragem.

Percebendo certa hesitação na voz do dornês, Varys abriu os olhos, sentindo um sopro de esperança:

— Alteza, a verdadeira coragem de um homem não reside em suas partes íntimas, e a justiça que o senhor busca jamais será alcançada por meio de assassinatos indiscriminados. Acredite em mim, a Casa Martell terá sua vingança, mas não agora, e certamente não massacrando mulheres e crianças inocentes. Fuja! Quanto ao resto, eu me entenderei com o príncipe Doran; asseguro-lhe que o senhor não será injustiçado.

Oberyn permaneceu em silêncio por alguns instantes antes de propor:

— Então leve-me até a “Montanha”. Ele não pode ser considerado inocente, não é?

Varys quase teve um colapso:

— Príncipe Oberyn, o cavaleiro Gregor vive no acampamento fora dos muros da cidade, não na Fortaleza Vermelha!

O príncipe calou-se.

Varys insistiu, em tom suplicante:

— Alteza, fuja com a princesa Arianha agora mesmo! Se demorar mais, será tarde demais.

Desta vez, Oberyn não replicou. Deu meia-volta e dirigiu-se aos aposentos da princesa Arianha.

Varys respirou fundo, sentindo as costas encharcadas de suor frio.

O príncipe despertou a princesa Arianha e sua amante, Ellaria Sand, inteirando-as sumariamente da situação.

Apesar do susto com a reviravolta, ambas compreenderam a gravidade do momento e, sem hesitar, reuniram seus pertences essenciais para fugir de Porto Real.

— Onde está Tyene? — perguntou Oberyn, notando a ausência da filha bastarda.

— Tio, Tyene ainda está no Grande Septo de Baelor. Como faremos para avisá-la? — inquiriu Arianha.

— O que ela foi fazer no Grande Septo? — estranhou o príncipe.

— Ela se encantou por um septão...

Oberyn revirou os olhos, reconhecendo a excentricidade da filha. Voltou-se então para Varys, que bateu prontamente no peito e prometeu:

— Alteza, não se preocupe, encarregarei alguém de avisar a senhora Tyene. Partam imediatamente, antes que o dia clareie.

O grupo seguiu sem reservas a orientação de Varys de volta às passagens subterrâneas.

Quando emergiram nas docas de Porto Real através dos túneis, o céu no horizonte oriental já começava a clarear.

— Vão! — Varys acenou, como quem enxota pragas.

Se antes, ao libertar o príncipe Oberyn, ainda nutria a intenção de prestar algum auxílio a Dorne, naquele momento tal pensamento havia evaporado por completo.

Oberyn agarrou a gola da veste do eunuco e ameaçou:

— Minha filha está sob sua responsabilidade. Se algo lhe acontecer, voltarei para arrancar sua cabeça!

*Que filha coisa nenhuma, não passa de uma bastarda* — pensou Varys, remoendo o rancor, enquanto exibia um semblante de absoluta solenidade:

— Fique tranquilo, Alteza. Farei com que a senhora Tyene deixe Porto Real em total segurança.