Os Meus Próprios Recursos

O Rei da Chama Sagrada de Guerra dos Tronos A cenoura foi colocada na balança. 3929 palavras 2026-04-01 15:10:35

Todos se retiraram do aposento.

— Quanto tempo ele ainda tem de vida? — perguntou o lorde Eddard.

— Isso dependerá da vontade dos deuses — suspirou Pycelle. — Na verdade, o fato de ele ter resistido até agora já é um verdadeiro milagre.

— Robert! Como está Robert?! — a rainha Cersei aproximou-se a passos largos, puxando pela mão o príncipe Joffrey, seguida de perto pelo irmão, Jaime Lannister.

O meistre Pycelle disse:

— Sua Majestade acabou de ditar seu testamento, bebeu o leite de papoula e adormeceu.

— Ele fez o testamento? — a rainha Cersei conteve a fúria. — Por que não me chamaram?!

Os conselheiros mantiveram a cabeça baixa, em silêncio.

Embora o lorde Eddard houvesse repetido a si mesmo que não devia transparecer nenhuma alteração, não conseguiu conter a indignação que lhe abrasava o peito. Deu um passo à frente e retrucou:

— Majestade, quando o rei se encontrava à beira da morte, por que Vossa Majestade não estava ao lado dele? Acaso precisávamos enviar alguém para chamá-la?

Era evidente que a culpa cabia à rainha, mas a atitude de Cersei permaneceu inabalável:

— Acaso queriam que eu passasse sete dias e sete noites naquele quarto fétido, sem tomar banho e sem comer? Basta eu me afastar por um breve instante para que vocês apressem o testamento. Lorde Eddard, vossa senhoria realmente sabe escolher o momento!

O lorde Eddard não tinha a menor vontade de se envolver em altercações com aquela mulher. Temendo perder o autocontrole a ponto de revelar suas verdadeiras intenções, passou por ela a passos largos e atirou-lhe uma frase gélida:

— Sendo assim, ide fazer companhia ao rei. Ele ainda não está morto.

Cersei, contudo, não tencionava deixá-lo partir:

— Esperai! E o testamento? Quero vê-lo.

— O testamento só será lido pelo Pequeno Conselho após a morte do rei. — O lorde Eddard guardou o pergaminho nas costas, sentindo uma repulsa cada vez maior por aquela mulher despudorada.

Cersei soltou um riso desdenhoso e avisou com tom de insolência:

— Muito bem, lorde Eddard. Guardai vossa folha de papel e vede se ela será capaz de vos conferir algum poder.

O lorde Eddard não se dignou a responder à mulher e virou as costas para partir.

— Mãe, vamos logo ver o papai! — disse o príncipe Joffrey com a voz embargada pelo choro.

Cersei, contudo, fixava os olhos apenas nas costas do lorde Eddard que se afastava, cerrando os dentes em silêncio. Apenas momentos depois, sacudiu a mão do filho e declarou com frieza:

— Se queres ir, vai tu mesmo.

Dito isso, a rainha afastou-se a passos largos, sem sequer dirigir-se aos Aposentos Reais.

O lorde Eddard saiu da Torre da Espada Branca e chamou os nobres conselheiros que o seguiam.

Primeiro, dirigiu-se ao meistre Pycelle:

— Meistre Pycelle, o rei exigirá vossos cuidados redobrados nestes dias. Fazei o possível para... aliviar-lhe o sofrimento.

— Assim o farei, lorde Eddard.

Em seguida, o lorde Eddard voltou-se para o mestre dos sussurros, Varys:

— Lorde Varys, estai atento aos movimentos na cidade. Se houver qualquer anormalidade, informai-me imediatamente.

— Sim, lorde Eddard.

O lorde Eddard olhou então para o lorde Renly, mestre das leis, e disse:

— A lady Lysa ainda recusa-se a vir a Porto Real. O julgamento será adiado por ora; só voltaremos a debater uma estratégia após o funeral de Sua Majestade.

O lorde Renly, contudo, pareceu dissentir:

— Lorde Eddard, se nem mesmo a vossa insistência foi capaz de trazer a lady Lysa, ninguém mais conseguirá movê-la. Sendo assim, creio que seria melhor realizar o julgamento de imediato e condenar a "Víbora Vermelha", para que Sua Majestade possa partir em paz.

O lorde Eddard hesitou por um momento, mas acabou balançando a cabeça.

A imagem do rosto feroz da rainha Cersei e suas palavras de advertência ressurgiram em sua mente.

Julgava que sua prioridade deveria ser enfrentar a rainha e vingar o rei; esse seria o único modo de assegurar que o monarca descansasse em paz.

— Não tenhamos pressa — decidiu o lorde Eddard. — Trataremos disso após o funeral.

O lorde Renly encolheu os ombros e não insistiu.

Por fim, o lorde Eddard voltou-se para o mestre da moeda, Petyr Baelish:

— Lorde Petyr, acompanhai-me.

Deram alguns passos, mas o lorde Eddard permaneceu mudo, como se hesitassem em suas ponderações.

— Lorde Eddard — tomou a iniciativa Petyr. — Se o vosso receio diz respeito às despesas com o funeral do rei, deixai isso a meu cargo...

— Não — o lorde Eddard balançou a cabeça, revelando enfim o que lhe ia na alma. — Conheceis bem o comandante da Patrulha da Cidade?

— O sir Janos Slynt? Ora, perfeitamente, costumamos beber juntos e frequentar bordéis. — Os olhos cinza-esverdeados de Petyr faiscaram com um brilho subtil. — Lorde Eddard, acaso desejais o auxílio dele?

O lorde Eddard hesitou. Na verdade, nutria profunda antipatia por Mindinho, achando-o excessivamente liso e detestável; contudo, recordando o conselho de sua esposa antes da partida, acabou por assentir:

— Sim. Temo que a morte do rei provoque tumultos, por isso preciso ter a certeza de que ele acatará as minhas ordens.

— Isso é simples — Petyr estalou os dedos. — É um homem ganancioso; dai-lhe dragões de ouro suficientes e podereis fazê-lo realizar qualquer tarefa.

O lorde Eddard perdeu de vez o pouco apreço que nutria por Janos, mas compreendia que, em um momento tão melindroso, não convinha destituir o comandante da Patrulha da Cidade levianamente. Engolindo a raiva, perguntou:

— De quantos dragões de ouro precisará?

Petyr soltou uma risadinha:

— Trinta mil dragões de ouro. Dez mil para Janos Slynt, dez mil para distribuir entre os soldados sob o seu comando.

— E os outros dez mil?

— Para o meu bolso, naturalmente. — Vendo a irritação do lorde Eddard, Petyr apressou-se a justificar: — É a prestação final, a prestação final, compreendeis? Se lhes déssemos tudo de uma só vez, acaso continuariam a obedecer às vossas ordens? Lorde Eddard, sois deveras desprovido de senso de humor.

— O rei está às portas da morte e vireis falar-me de senso de humor? — retrucou o lorde Eddard com aspereza. Após uma breve pausa, embora parecesse vacilar, indagou: — Sois capaz de arranjar trinta mil dragões de ouro?

— Certamente — os cantos da boca de Petyr ergueram-se. — Ainda que no tesouro real só tenham restado ratos, sou o mestre da moeda; estalarei os dedos e farei brotar dragões de ouro.

O lorde Eddard não tinha o menor ânimo para tolerar as pilhérias de Petyr, nem desejava envolver-se em subornos, razão pela qual limitou-se a acenar com impaciência:

— Petyr, incumbi-vos desta tarefa! Assegurai-vos de que a Patrulha da Cidade obedeça às minhas ordens!

— Comigo está garantido! — Petyr fez uma reverência elegante, com um sorriso radiante.

No aposento de portas e janelas hermeticamente fechadas, faiscava um brilho de ouro capaz de cegar qualquer um.

Sobre uma pequena montanha formada por dragões de ouro, Samwell jazia preguiçosamente reclinado, tal qual um dragão colossal que guardasse o seu tesouro.

Infelizmente, não o guardava; estava a devorá-lo.

Aqueles dragões de ouro constituíam o prêmio pela sua vitória no torneio.

À medida que Samwell levava à boca moeda após moeda de ouro, o seu atributo de força elevava-se de forma lenta, porém inexorável.

Sentindo a iminência de uma tempestade iminente, Samwell não podia dar-se ao luxo de conservar tais riquezas; naquele instante, convertê-las em poder bruto revelava-se a decisão mais sensata.

Enquanto devorava o ouro, refletia sobre a conjuntura política.

A contra-ofensiva de Mindinho decerto surpreendera Samwell; aquele indivíduo era um verdadeiro mestre na arte de fomentar o caos, embora a situação ainda não houvesse escapado inteiramente ao controle.

Conseguia antever os próximos passos do plano de Mindinho: com toda a certeza, atirar a culpa pela morte do rei sobre a Casa Lannister. Essa tarefa afigurava-se simples, visto que, nas maquinações anteriores, os Lannister de facto deixaram rastros — pistas que talvez o próprio Mindinho tivesse plantado intencionalmente.

Dessa forma, conseguiria induzir o lorde Eddard a desconfiar e até a hostilizar a Casa Lannister, acicatando o conflito entre o Leão e o Lobo.

E, como o próprio Mindinho participara da conspiração para assassinar o monarca, fingiria prestar auxílio à Casa Stark, embora no fundo acabasse por alinhar-se com os leões, tal qual acontecia na obra original.

Chegaria mesmo a maquinar a morte do lorde Eddard em Porto Real, o que mergulharia os Sete Reinos em convulsão absoluta.

Samwell decerto não tencionava permitir que Mindinho lograsse êxito; caso os Sete Reinos caíssem na anarquia naquele momento, os prejuízos superariam largamente as vantagens para os seus desígnios.

Ainda preferia desviar a tempestade para Dorne, em vez de incendiar o reino inteiro.

Por conseguinte, a melhor alternativa consistia em incitar a "Víbora Vermelha" a agir com a máxima brevidade.

Contudo, aquela serpente parecia ter aprendido a lição, mantendo-se refreada até o momento, o que causava a Samwell não pequena surpresa.

Acaso seria aquela a indômita e irascível "Víbora Vermelha"?

Ou, após o revés sofrido em Toca Estelar, também ele se tornara cauteloso?

Para frustrar os desígnios de Mindinho, Samwell dispunha de várias opções, mas aquela figurava como a mais segura e vantajosa para os seus interesses, sendo por isso a sua primazia.

Aparentemente, far-se-ia necessário "aguilhoar" a serpente.

Evidentemente, não podia procurar o príncipe Oberyn diretamente; fora aceitável engambalá-lo uma vez, mas uma segunda tentativa suscitaria inevitavelmente desconfiança.

Haveria de conceber outro expediente...

Samwell continuava a atirar dragões de ouro à boca com expressão impávida, enquanto o cérebro trabalhava a frenética velocidade.

Por fim, a fisionomia distinta e elegante de Renly Baratheon formou-se em sua mente.

Isso mesmo: podia procurar Renly!

Samwell recordara-se de que, ao saber do testamento do rei, fora o lorde Renly a fazer-se presente, e não o lorde Eddard.

Percebeu de imediato haver ali algo equívoco.

Apesar de o lorde Renly ser irmão do soberano, a única pessoa em quem Robert verdadeiramente confiava era Eddard Stark.

Na narrativa original, fora o próprio lorde Eddard quem redigira o testamento a pedido do rei.

Ainda que o lorde Eddard estivesse ausente no Ninho da Águia e o monarca receasse que ele não chegasse a tempo, compelindo-o a recorrer ao irmão,

Samwell continuava a suspeitar de que o lorde Renly estivesse mancomunado com alguma intriga.

Aquele jovem irmão do rei decerto ansiaba por imiscuir-se no jogo dos tronos.

O que oferecia a Samwell uma oportunidade preciosa de intervenção...

Enquanto mastigava e engolia incessantemente os dragões de ouro, os pensamentos de Samwell fervilhavam, e um plano logo tomou forma em sua mente.

Samwell ergueu-se da medonha pilha de moedas.

Com o repasto prolongado, devorara decerto cerca de trinta mil dragões de ouro; a outrora monumental "montanha" achava-se consideravelmente reduzida.

O estômago, contudo, não acusava qualquer peso, parecendo dissolver o metal instantaneamente; apenas a garganta ressentia-se de um ardor penoso, deixando um amargor persistente no paladar.

A seu favor, o atributo de força ascendera a 6,74.

Contudo, devido ao consumo maciço, a eficácia do ouro decaía rapidamente: agora precisava de ingerir mais de duzentos dragões para acrescer apenas 0,01 ponto à sua força, um rendimento decrescente que causava a Samwell genuíno desgosto.

Calculando por aquela proporção e ponderando o decréscimo de rendimento, mesmo que devorasse os cerca de dez mil dragões restantes, talvez não alcançasse o patamar de 7 na força.

Por conseguinte, resolveu poupar o remanescente para utilizá-lo como moeda corrente de troca, guardando-o para ocasiões futuras.

Apesar da frustração, os resultados saltavam à vista: Samwell sentia o corpo repleto de uma potência explosiva, a suplicar por uma oportunidade de descarregá-la.

Sentia-se capaz de enfrentar de igual para igual o próprio "Montanha", Gregor Clegane.

Vinha-lhe mesmo à mente o impulso de retorcer o pescoço de Mindinho com as próprias mãos.

Ainda assim, respirou fundo por várias vezes para serenar o ânimo.

Em um antro como Porto Real, recorrer à força bruta constituía o mais crasso dos disparates.

Decidiu valer-se da ambição do lorde Renly para transmitir um ultimato à "Víbora Vermelha".

Do contrário, se deixasse a Mindinho margem de tempo, a situação em Porto Real deteriorar-se-ia a ponto de tornar-se irreparável.