131 Pânico
A chuva já havia parado.
Mas o céu estava ainda mais sombrio, com densas nuvens negras que pareciam um enorme cortinado, prestes a desabar e envolver toda Porto Real.
“Dedinho” Petyr Baelish saiu pelos portões de bronze da Fortaleza Vermelha, seu coração dominado pela raiva e pelo pânico.
Quem foi?!
Quem está espalhando esses boatos sobre mim e Lady Lysa?!
Petyr sabia que já havia se tornado a presa de alguém.
Alguém havia percebido suas ações em relação a Jon Arryn!
Como isso era possível?
Ele não conseguia entender; havia se escondido tão bem, então por que ainda havia olhos fixos nele?
Vocês não deveriam estar todos ocupados julgando Oberyn Martell?
Petyr vasculhava nomes em sua mente, revisitando rostos, tentando descobrir quem poderia estar espalhando o boato.
Varys lhe disse que o rumor começou a circular pela cidade nas últimas duas semanas.
Isso fez Petyr descartar imediatamente Eddard Stark, a Mão do Rei recém-nomeada, e voltar seu olhar suspeito para os nobres do Rio e de Dorne que haviam chegado recentemente a Porto Real.
Claro, tinha que ser algum deles!
Eles estavam presentes quando Jon Arryn morreu, talvez tenham percebido algo.
Mas Petyr não conseguia afunilar mais o alvo; o inimigo era extremamente cauteloso, não deixava vestígios, nem mesmo os pequenos corvos de Varys conseguiam rastrear a origem do rumor.
Isso também porque Porto Real era enorme, com uma população imensa; mesmo com milhares de "aranhas", não seria possível tecer uma rede para vigiar cada indivíduo, especialmente em áreas como os bairros pobres, onde a mistura de gente era caótica.
E espalhar um rumor insinuando um caso entre um senhor feudal e uma dama era tão simples.
A maioria das pessoas talvez achasse que o boato não era grande coisa; rumores assim quase todo senhor feudal tinha, alguns até piores. Mas para Petyr, esse rumor, apesar de parecer inofensivo, era extremamente letal.
Porque ligava ele a Lady Lysa!
E ainda sugeria uma verdade cruel — que ele lucraria com a morte do Duque Jon Arryn!
Se o rumor fosse verdadeiro, e a viúva do duque se casasse com ele, eles governariam juntos Ninho da Águia.
Um benefício tão grande significava motivo para assassinato!
Até então, Petyr conseguia agir nas sombras, tramando planos sem ser descoberto porque escondia bem seus objetivos.
Às vezes, fazia até coisas que não lhe traziam benefício direto, apenas para despistar.
Mas agora, Petyr se sentia como se estivesse nu sob o sol, exposto.
Essa sensação o aterrorizava profundamente.
Não! Ele precisava impedir a propagação desse boato!
Pensou Petyr.
Mas logo percebeu sua tolice.
Quanto mais se tenta proibir um boato, mais rápido ele se espalha, e mais as pessoas acreditam que é verdade —
Se não fosse, por que você estaria tão desesperado em negar?
Ele respirou fundo várias vezes, forçando-se a manter a calma.
Sabia que não havia mais como conter o boato.
A melhor forma de se livrar da suspeita era condenar o Príncipe Oberyn!
Essa víbora de Dorne já era sua bode expiatório preparado, só que para condená-lo, o julgamento precisava acontecer logo.
E o rei demorava a marcar o julgamento, insistindo em esperar Lady Lysa vir a Porto Real.
E Lady Lysa… aquela mulher tola e fraca, tinha medo de vir.
Petyr amaldiçoou em silêncio, mas teve que admitir que se ela não fosse tão tola e fraca, não estaria sob seu controle.
E assim o impasse se formou.
Lady Lysa não vinha a Porto Real, o que impedia a condenação do Príncipe Oberyn. Quanto mais o tempo passasse, mais o boato se espalharia, ficando mais fácil para os interessados notá-lo.
Petyr pensou por um longo tempo e finalmente teve outra ideia, a que mais dominava —
Criar caos!
Enquanto Porto Real estivesse mergulhada em confusão maior, ninguém prestaria atenção naquele pequeno boato.
Seus olhos cinza-esverdeados brilharam com loucura, e um sorriso irônico voltou a surgir em seus lábios.
——————————
Na luz tênue da manhã, Samwell avançava lentamente pelo morro de Vysenia.
“Sam, ali é a Grande Catedral de Baelor?” Nathalie segurava o braço esquerdo do barão, olhando para o imponente edifício no topo do morro.
“Sim.” Samwell baixou um pouco a voz. “Você também terá que frequentar regularmente a adoração aos Sete Deuses, senão seus súditos começarão a desconfiar de você.”
“Mas eu reverencio os Deuses Antigos...” Nathalie falou com um tom de mágoa.
“Seus súditos são devotos dos Sete Deuses.” Samwell a aconselhou pacientemente. “Especialmente agora que sua reputação ainda não é forte, você precisa conquistar corações dessa forma. Na verdade, é uma encenação, uma performance. Mesmo que você reverencie os Deuses Antigos em segredo, em público deve se curvar aos Sete Deuses.”
“Mas... os Deuses Antigos não vão se ressentir?”
“Não.” Samwell começou a enrolar. “Os deuses são misericordiosos, eles compreendem suas dificuldades e só se preocupam com sua verdadeira fé no coração.”
“Eu sempre reverenciarei os Deuses Antigos!” Nathalie afirmou com convicção.
“Eles certamente verão sua devoção.” Samwell parecia falar em nome dos deuses.
“Hum!” Livrando-se da barreira mental, Nathalie sorriu novamente. “Sam, o Arcebispo da Igreja dos Sete vive mesmo nessa catedral?”
“Sim.”
“Ouvi dizer que o Arcebispo não tem nome, isso é verdade?”
“Eles tinham nomes antes, mas ao se tornarem arcebispos e colocarem a coroa de cristal, precisam abandonar seus nomes. A partir daí, são representantes dos Sete Deuses e não podem mais usar nomes mortais.”
“Então, como diferenciar os arcebispos?”
“Isso... é um pouco difícil. Felizmente, não existem dois arcebispos ao mesmo tempo.”
Samwell respondia casualmente às várias perguntas curiosas da jovem, enquanto seus olhos já alcançavam a cúpula de mármore branco da catedral e as sete torres de cristal que se erguiam.
“Olha, tem muita gente ali!” Nathalie apontou para a praça em frente à catedral, animada.
De fato, havia muita gente.
Mas pareciam todos mendigos, vestindo roupas ásperas marrons, sujos e provavelmente ali para receber esmolas da igreja.
Esses mendigos lotavam a praça diante da Grande Catedral de Baelor, e Samwell se preparou para levar Nathalie pela porta dos fundos.
Mas não andou muito até avistar um guarda com o emblema da rosa dourada no peito — como alguém da família Tyrell estava ali?
Samwell se aproximou para perguntar e descobriu que não era a igreja que organizava a distribuição de esmolas, mas a jovem senhora da família Tyrell.
“Lady Margaery é tão bondosa!” Nathalie comentou emocionada. “Eu também quero doar para os pobres, assim poderei honrar o título de ‘Nathalie, a Generosa’.”
Esse título não é bem esse o sentido...
Samwell riu consigo mesmo, sem contar à moça a verdade:
“Então vá procurar Lady Margaery, eu vou primeiro à catedral.”
“Ah? Então eu vou com você.”
Nathalie hesitou, mas decidiu seguir Samwell.
“Não precisa, vá procurar Lady Margaery. Eu precisarei de mais tempo para orar aos Sete Deuses, você vem me encontrar depois.”
“Ah, tudo bem. Então você é tão devoto assim, Sam?”
“Sim.” Samwell sorriu. “Sempre que vejo os Sete Deuses, tenho tanto para dizer.”
Separaram-se, e Samwell entrou sozinho no Salão das Luzes, um corredor longo adornado com inúmeros vitrais coloridos, com alguns monges limpando o chão de mármore pelo caminho.
No fim do salão, uma grande porta dupla dava acesso ao salão de oração.
A luz colorida entrava inclinada pelas janelas de vidro no teto, e a poeira dançava nos raios luminosos, enquanto o aroma de incenso preenchia o ar.
Na frente do salão estavam sete altares dedicados aos Sete Deuses —
Pai, Mãe, Guerreiro, Ferreiro, Donzela, Anciã e Estranho.
Uma dúzia de mercenários rudes ajoelhava diante do altar do Guerreiro, pedindo bênçãos para suas espadas; diante do altar da Mãe, um monge liderava centenas de crianças em cânticos sagrados; diante do altar da Donzela, naturalmente se agrupavam várias jovens senhoritas, e uma delas, ao ver Samwell, veio em sua direção.
Era uma bela moça de Dorne, loira de olhos azuis, vestindo uma túnica de seda branca, com o emblema do Sol Ardente e a lança bordados no peito.
Parecia ser quem ele estava procurando.
Samwell pensou, embora se estranhasse pelo fato dela também parecer estar à sua procura.
“Você é o Barão de Ponta do Corvo, Lorde Caesar?”
“Sim. E você?”
“Chamo-me Tyene Sand, meu pai é o Príncipe Oberyn.”
Então era uma das “Serpentes de Areia”, entendeu Samwell.
“Lady Tyene, você me conhece?”
“Claro.” Tyene sorriu docemente. “Seu nome, Lorde Caesar, já é conhecido em Dorne. É claro que eu o conheço.”
Provavelmente não por boas razões.
“É uma honra inesperada.” Samwell sorriu levemente e perguntou: “O Príncipe Oberyn está aqui?”
“Meu pai está orando em uma pequena sala no outro lado do corredor. Vou levá-lo até lá.”
“Por favor, Lady Tyene.”
Seguindo Tyene, Samwell saiu pela porta lateral do salão de oração, atravessou outro corredor e finalmente parou diante de uma pequena porta.
“Lorde Caesar, meu pai está aí dentro. Por favor, entre.”
Samwell agradeceu e empurrou a porta.
E então ficou paralisado.
Porque o Príncipe Oberyn não estava sozinho.
Ele carregava alguém em suas costas.
Uma mulher.
Uma mulher nua...
Isso era uma oração?
Samwell olhou para trás e viu que a jovem que o guiava já havia desaparecido.
Ele imediatamente percebeu que havia sido enganado pela moça que parecia doce e obediente.
O Príncipe Oberyn também viu Samwell na porta, mas não ficou irritado. Calmamente disse:
“Samwell Caesar, você me procura?”
“Ah... desculpe, acho melhor eu voltar depois...”
“Não tem problema.” Oberyn bateu na bunda da mulher sobre si, indicando que ela se levantasse. “Entre, já terminamos.”
(Fim do capítulo)