144 O Filho Bastardo do Rei

O Rei da Chama Sagrada de Guerra dos Tronos A cenoura foi colocada na balança. 3969 palavras 2026-04-01 15:10:37

O lorde Eddard hesitou por um longo momento diante da imponente entrada do bordel, mas, por fim, acabou por entrar.

Um aroma pesado invadiu-lhe as narinas, e risadinhas vulgares penetravam-lhe os ouvidos. O lorde Eddard mantinha a cabeça baixa, imaginando as notícias que no dia seguinte circulariam por Porto Real — "A Mão do Rei vista em um bordel" —, o que o fez praguejar, mais uma vez no íntimo, contra a maldita "Aranha".

— Meu bom senhor, é a sua primeira vez aqui? — perguntou uma mulher de estatura esguia, aproximando-se para o cumprir.

O lorde Eddard ignorou-a, perscrutando o salão com o olhar até avistar um homem gordo que lhe acenava, dirigindo-se então na direção dele.

Contudo, logo em seguida, franziu o sobrolho.

Pois, ao aproximar-se, percebeu que aquele indivíduo não era Varys.

— Lorde Eddard. Não esperava que viesse sem qualquer disfarce — disse o homem gordo, soltando um risinho adocicado e viscoso.

Ao ouvir aquela voz tão familiar, o lorde Eddard finalmente compreendeu que a pessoa diante de si era, de fato, a "Aranha", Varys.

Ainda que, claramente, estivesse disfarçado.

O Mestre dos Rumores do Trono de Ferro parecia uma pessoa totalmente diferente: exibia uma cabeleira negra e despenteada, um pequeno bigode nos lábios e vestia uma gibão de couro grosseiro, parecendo exatamente um mercenário rude. Encontrava-se a jogar ao jogo das telhas com uma rapariga de formas opulentas, que já fora forçada a despir o casaco e os sapatos.

E Varys preparava-se, com evidente entusiasmo, para desatar-lhe as calças — algo que decerto jamais se esperaria de um eunuco!

— Não tenho nada a ocultar, por isso nunca recorro a disfarces! — retorquiu o lorde Eddard, com aspereza.

Varys encolheu os ombros, despachou a rapariga com um beijo grosseiro e convidou o lorde Eddard a segui-lo para o interior:

— Eu sei, Vossa Senhoria é um homem íntegro e, naturalmente, despreza estes nossos expedientes — Varys lançou uma oladela de soslayo à Mão do Rei, como se insinuasse algo —, em especial num momento como este.

O lorde Eddard voltou a franzir o cenho: — Que boatos ouviste?

Varys baixou a voz: — Os meus passarinhos contaram-me que o lorde Renly recebeu os nobres da Campina na Fortaleza Vermelha.

Renly?

O lorde Eddard sentiu uma pontada de dor de cabeça. Nutria, na verdade, uma impressão relativamente favorável do caçula do rei, mas jamais imaginara que, no momento em que o soberano se encontrava à beira da morte, até aquele rapaz começasse a agitar-se.

— Continua a vigiá-lo por mim.

— Sim, meu lorde, será um prazer servir-vos.

O lorde Eddard deu mais alguns passos e, de súbito, perguntou: — A rainha tem tomado alguma iniciativa ultimamente?

— Quanto a isso... não ouvi nada de relevante.

O lorde Eddard fita o homem gordo com um olhar perscrutador, enquanto na sua mente ecoavam as palavras que Robert lhe dissera nas criptas de Winterfell:

"Cercaram-me de vigaristas e imbecis..."

O lorde Eddard interrogava-se se aquele Mestre dos Rumores seria um vigarista ou um imbecil.

E havia ainda o "Mindinho" Petyr Baelish; nenhum dos dois parecia estúpido, donde se conclui que seriam ambos vigaristas?

No entanto, a sua esposa afirmara com veemência que Petyr era digno de confiança e, quanto a Varys, quem mais lhe poderia fornecer informações?

O lorde Eddard sentiu a cabeça pulsar.

Nesse instante, sentia uma imensa saudade de Winterfell, daquele lugar frio mas simples, onde os afetos e as aversões de cada um se estampavam claramente nos rostos, ao contrário daquele lugar, onde todos usavam máscaras.

— Meu lorde, é aqui — indicou o mascarado de mercenário Varys, apontando para a frente.

O lorde Eddard recolheu os pensamentos e viu uma jovem de cabelos ruivos claros, que trazia um bebé nos braços.

— Meu lorde — parecia muito nervosa —, foi ele quem vos mandou ver a criança?

Não sabendo como responder, o lorde Eddard limitou-se a acenar vagamente com a cabeça e aproximou-se para afagar os cabelos negros e macios do bebé.

— Meu lorde, podereis dizer-lhe... dizer-lhe quão bonita é esta criança, e que continuo à espera dele? Desde aquele dia, nunca mais recebi nenhum cliente, estive sempre à espera do seu regresso.

Ele não voltará. — O lorde Eddard respondeu em silêncio.

Mesmo que Robert não tivesse sido assassinado, ele não regressaria.

Provavelmente, o próprio Robert já se teria esquecido de um bastardo como aquele.

O lorde Eddard lançou um relance a Varys, intrigado com o motivo pelo qual o outro o levara a ver um bastardo do rei.

Anteriormente, ao tentar encontrar provas da infidelidade da rainha, sondara o Mestre dos Rumores, o qual o conduzira diretamente ali.

Seria aquele bastardo a prova?

O lorde Eddard estava confuso.

Despedindo-se da rapariga, que os fitava com relutância, ambos saíram do bordel.

Varys disse: — Lorde Eddard, agora vamos à Rua do Aço; há lá outro bastardo, já quase adulto, que agora é um robusto e forte aprendiz de ferreiro...

— Varys — interrompeu-o o lorde Eddard, incapaz de conter-se —, o que quer realmente dizer-me? Por favor, fale claramente.

— Lorde Eddard, sabe quantos bastardos o Rei tem? — retorquiu Varys.

— Sei apenas que são muitos — respondeu o lorde Eddard, resignado perante a natureza apaixonada do seu irmão de armas.

— E são, de facto, muitos — baixou Varys a voz de súbito. — Há três anos, quando Sua Majestade viajou até às Terras do Oeste para assistir ao torneio do lorde Tywin, gerou ainda um par de gémeos com uma rapariga de Rochedo Casterly. A rainha ficou furiosa e mandou matar ambas as crianças.

O lorde Eddard sobressaltou-se, intrigado com o motivo pelo qual Varys mencionara especificamente os bastardos de Rochedo Casterly.

— A rainha não veio ajustar contas com os bastardos de Porto Real?

— Não.

Esta aranha pretende alertar-me para ter cautela com o par de bastardos de Rochedo Casterly — compreendeu o lorde Eddard.

Mas, logo a seguir, sobreveio-lhe uma dúvida ainda maior: por que razão a rainha assassinara apenas os gémeos de Rochedo Casterly, poupando os bastardos de Porto Real e de outros lugares?

Seria por o caso ter ocorrido no seu próprio quintal, tornando a rainha particularmente irada?

O lorde Eddard detestava profundamente aquele jogo de adivinhas, pelo que estacou e disse com frieza:

— Lorde Varys, diga-me de uma vez o que sabe!

Varys encolheu os ombros, num gesto de fingida submissão, e murmurou: — Lorde Eddard, tudo o que sei já vos disse.

O lorde Eddard conteve a custo a ira, rotulando mentalmente Varys como um vigarista; aliás, aquele indivíduo não era apenas um vigarista, gostava também de se armar em tolo!

Nesse momento, um criado aproximou-se a correr, reportando com tom urgente:

— Meu lorde, é uma tragédia! O lorde Petyr foi esfaqueado em plena rua pelo príncipe Oberyn!

— O quê?!

Como é que toda a gente se metia em confusão?! O lorde Eddard sentiu uma onda de irritação, seguida por um cansaço avassalador.

Praguejou mentalmente contra a maldita Víbora Vermelha e, sem mais prestar atenção a Varys, partiu apressadamente na encalço do criado.

Assim, perdeu a oportunidade de observar o rosto de Varys que, longe de demonstrar qualquer espanto, exibia agora um sorriso enigmático.

——————————

— Gatinho?

Arya Stark saltou para o peitoril de uma janela alta e estreita, mas perdeu o rasto do gato preto de uma orelha só.

— Balerion? — Arya transpôs a janela, saltou para o telhado e, enfim, avistou o felino.

Ao ver a rapariga, o gato preto disparou a correr.

Gesticulando ameaçadoramente, Arya perseguiu-o; acompanhando a agilidade do minúsculo animal, saltou para um pátio, contornou uma esquina, transpôs um muro e esgueirou-se por uma abertura estreita, acabando por emergir numa escura e tenebrosa masmorra.

— Gatinho? — Arya hesitou por um momento, mas acabou por se esgueirar para o interior.

Tinha de apanhar aquele gato!

O cheiro no interior da masmorra era desagradável, embora suportável, mas a ausência total de luz infundia-lhe pânico.

Tateou o caminho para a frente, e os seus olhos foram-se habituando gradualmente à penumbra; a masmorra parecia clarear aos poucos, revelando vagamente os contornos ao seu redor.

Num corredor escuro, inúmeros olhos gigantescos e vazios fitavam-na fixamente, quase cortando-lhe a respiração.

Monstros?

Apavorada, Arya fechou os olhos.

Recitou em silêncio o nome do pai, o da mãe, o do mestre de armas... e, finalmente, tornou a abri-los.

As monstruosidades colossais continuavam ali, mas Arya percebeu que não passavam de ossadas.

Avançou com cautela e, curiosa, estendeu a mão para tocar numa delas: fria e rija, parecia um dente pela forma, embora um único dente fosse maior do que o seu próprio corpo.

Lembrando-se do gato preto que perseguia, Arya abandonou aqueles ossos e prosseguiu.

Tateou até encontrar uma porta de madeira e, puxando-a com força, fê-la ranger antes de se abrir lentamente.

Do outro lado havia um breu ainda mais denso.

Arya tateou as paredes rugosas e continuou a avançar.

Esperava que os seus olhos voltassem a adaptar-se à escuridão, mas, por muito que esperasse, continuava sem ver absolutamente nada.

Acabou por decidir desistir; naquelas condições, jamais conseguiria apanhar o gato preto.

Contudo, no preciso momento em que se dispunha a regressar pelo mesmo caminho, ouviu vagamente o eco de vozes masculinas a conversar.

Arya sobressaltou-se ligeiramente ao ver o reflexo de chamas vacilantes a surgir ao longe. À luz do fogo, distinguiu duas silhuetas cujas sombras se projetavam nas paredes, enquanto as suas vozes ecoavam pelo espaço.

— ... Como é que o Mindinho se deixou apanhar pela Víbora Vermelha? — perguntou um deles.

Pela entoação, Arya reconheceu o sotaque das Cidades Livres, do outro lado do Mar Estreito, idêntico ao do seu mestre de armas, Syrio.

— Porque houve um peão insignificante, a quem ninguém prestava atenção, que tramou o Mindinho por trás da cortina — respondeu o outro.

Arya achou que aquela voz suave e adocicada lhe era familiar, como se a tivesse escutado algures, embora não conseguisse recordar-se de onde.

— Quem?

— Um pequeno barão.

— Csar? — O indivíduo de sotaque exótico pareceu compreender de imediato. — Como é que ele soube dos planos do Mindinho?

— Isso só os deuses o sabem. De resto, eu há muito que percebi que ele andava a tramar coisas nas sombras, mas nunca o denunciei; antes pelo contrário, ajudei-o a encobrir alguns rastos.

— Por que o ajudaste?

— Ora, porque o Mindinho é perigoso demais, receio sempre que perca o controlo. Se a situação colapsar por completo, ele pode simplesmente fugir para o Vale, casar-se com aquela tonta da Lysa Tully e enviar uma força de elite para guardar o Portão Sangrento, ficando imune à tempestade lá de fora. Mas nós teremos graves problemas...

— De facto. Não podemos permitir que os Sete Reinos entrem em conflito tão cedo; é demasiado cedo, ainda não estamos preparados.

— Por conseguinte, afastar o Mindinho é a escolha que mais nos convém.

— É apenas uma pena. Esperávamos usar o Mindinho para desestabilizar os Sete Reinos quando chegasse o momento oportuno...

— O Mindinho não é peão de ninguém, não o conseguimos controlar.

— E agora? Agora ele está quase encurralado.

— Bem... — a voz suave hesitou um instante. — Tentarei remediar.

— Está bem — inquiriu novamente o de sotaque exótico. — E quanto a Eddard Stark? Já lhe disseste o que se passa com os bastardos de Robert?

— Sim, deixei escapar algumas pistas. Mas não te preocupes: com a cabeça dura que tem, nunca descobrirá a verdade apenas com a informação que lhe dei; pelo contrário, afundar-se-á cada vez mais no caminho errado... Quando for oportuno, darei a pista decisiva e,heh, ele converter-se-á no nosso peão.

— Heh, vê lá se não estragas tudo.

— Descansa, sou um verdadeiro ilusionista...

— Haha... Então esforça-te por manter o truque por mais algum tempo...

Os passos e as vozes foram-se desvanecendo na distância. Apanhada de surpresa, Arya mantinha-se colada à parede, sem ousar o menor movimento.