Capítulo 28: O Sequestro do General

Meu Jogo de Guerra Exclusivo Quando o sal está em excesso, acrescenta-se água. 2481 palavras 2026-04-01 12:28:26

Os soldados recolheram galhos secos no campo e fizeram uma fogueira. Mais de vinte homens reuniram as três únicas marmitas de alumínio que restavam para usá-las como panelas, nas quais cozinharam alguns feijões. O pão preto foi partido em pequenos pedaços e dividido igualmente entre todos.

Água fervida, feijão cozido e pão preto: essa era a refeição daquele grupo de soldados derrotados.

Ninguém reclamou, pois aquela já era a melhor refeição que haviam comido nos últimos três dias.

Não muito longe dali, na mata, uma conversa estava acontecendo.

— He, não entendo. Já que encontramos os nossos, por que não pedimos ajuda diretamente a eles? — Lia segurava uma submetralhadora, com o rosto tomado pela confusão.

— Está bem. E como você pretende falar com eles? — retrucou He Chi, que organizava as armas.

— Ah, eu diria...

Lia abriu a boca, mas de repente ficou sem palavras.

— Eu me aproximaria e diria: “Nossos homens estão feridos, a mais de vinte quilômetros na direção oposta. Empreste-nos o seu carro blindado e entregue também todo o material médico que está nele.” Você acha que alguém concordaria com isso numa situação dessas?

Lia ficou em silêncio. Já não era a jovem impetuosa que havia acabado de se juntar à milícia, tomada pelo entusiasmo. Em meio a uma derrota total como aquela, veículos e suprimentos médicos eram extremamente valiosos. Era difícil imaginar que o outro lado aceitasse uma exigência dessas.

— Então realmente vamos usar as armas? — perguntou Lia, hesitante.

— Fique tranquila. Se formos rápidos, podemos pegar o que precisamos e fugir. Não há necessidade de ferir ninguém. — He Chi fez um gesto com a arma que tinha nas mãos.

Depois da refeição, Kilponos encostou-se a uma árvore e fechou os olhos, fingindo dormir. No ano seguinte completaria cinquenta anos; seu corpo já não podia ser comparado ao dos rapazes mais jovens. Até ali, havia resistido apenas graças à força de vontade.

O vento de outono soprava, trazendo o perfume de flores silvestres. Aquilo deixava o corpo lânguido, como se os intensos combates e a fuga de poucos dias antes já pertencessem a um passado muito distante.

Ele queria dormir um pouco...

Não!

Kilponos despertou subitamente e abriu os olhos. Diante dele, uma sombra negra avançava na ponta dos pés em direção ao carro blindado.

— Inimigos! — gritou Kilponos, estendendo a mão para pegar a pistola.

Mas o adversário foi mais rápido. Num instante, já estava junto dele.

Uma lâmina curta encostou-se ao queixo do general, que foi tomado como refém.

— Solte o camarada comandante! — O primeiro a reagir foi um tenente. Ele se levantou e apontou a pistola.

Os outros soldados também se ergueram ao ouvir o grito, atrapalhando-se enquanto tentavam pegar as armas caídas no chão.

— Ratatatatatá!

Uma rajada de balas atingiu o solo, lançando torrões de terra para todos os lados e fazendo os soldados recuarem as mãos, assustados.

Acontece que ainda havia inimigos escondidos na mata. Eles já estavam sendo observados.

— Cavalheiros, para sua própria segurança, não façam movimentos bruscos. Só vim buscar algumas coisas e não quero que ninguém se machuque! — gritou o recém-chegado, em russo impecável, para todos os presentes.

— Roubar o exército regular? Você será enforcado por traição! — ameaçou o tenente, mantendo a arma apontada.

— É mesmo? Mas, se bem me lembro, a pior forma de traição é recuar por conta própria, sem obedecer às ordens, não é? — respondeu o outro, em tom sarcástico.

Ao ouvirem aquilo, muitos soldados baixaram a cabeça em silêncio. Seus olhares se tornaram inquietos; era evidente que também temiam pelo próprio destino.

Na verdade, a Ordem nº 227, conhecida como “Nem um passo atrás”, só seria publicada em 1942. Na fase final da Batalha de Kiev, Stálin já havia permitido que as tropas da linha de frente recuassem, embora a maioria não tivesse conseguido fazê-lo.

Entretanto, devido ao caos da situação, muitas das ordens de retirada não chegaram aos soldados da base. Por isso, muitos dos homens ali carregavam o peso psicológico de serem considerados desertores.

Com uma única frase, o intruso voltou a abalar o moral dos soldados, que acabara de ser acalmado.

— Solte o comandante. Leve o que quiser! — disse o ajudante, disposto a ceder para garantir a segurança do general.

— Poderia ter sido assim desde o começo, se este oficial não fosse tão vigilante. — O atacante conduziu Kilponos até o carro blindado e encontrou uma caixa de primeiros socorros dentro dele.

Em seguida, disse ao tenente:

— Faça o favor de nos levar. Direi para onde estamos indo no caminho.

— Seu desgraçado! — O tenente estava furioso, mas não tinha outra alternativa. Para garantir a segurança do general, só lhe restava obedecer.

Assim, diante dos olhos de todos, He Chi obrigou o comandante supremo da Frente Sudoeste a entrar no carro blindado e partiu de volta.

Dez minutos depois, He Chi retirou a faca do pescoço do general. Lia já estava dentro do veículo, segurando uma arma e vigiando o tenente que dirigia.

— Vocês são apenas dois? — Só então Kilponos percebeu que aquele grupo inteiro talvez tivesse sido enganado.

— Já é o bastante, não acha, camarada Kilponos? — He Chi estava sentado à sua frente, manipulando a submetralhadora MP40.

Aquilo era impossível!

O inimigo conhecia seu nome! O coração de Kilponos afundou.

— Então vocês estão do lado dos alemães? — O rosto de Kilponos tornou-se sombrio.

— Não. Estritamente falando, não estou do lado de nenhuma das partes, nem da soviética nem da alemã. — He Chi ergueu a MP40. — Ah, esta arma foi capturada. Não tire conclusões precipitadas.

Ao ouvir que não eram alemães, a expressão de Kilponos suavizou-se um pouco.

— Há pouco, senti muito sono. Os soldados também pareciam pouco vigilantes. Foi obra sua?

— Sim. — He Chi assentiu e admitiu sem rodeios. — Uma mistura em pó de erva-de-são-joão e pólen de valeriana foi espalhada ao vento. Isso provoca sonolência.

Depois acrescentou:

— Na verdade, o efeito não é tão forte assim. A causa principal é que vocês estão exaustos demais.

Kilponos observou o homem à sua frente. Por instinto, sentiu que aquele oriental não era alguém simples. Na situação de pouco antes, se quisesse, o grupo poderia ter eliminado todos eles sem dificuldade.

Por isso, o general teve a sensação de que talvez o homem estivesse dizendo a verdade. Desde que não fossem capturados pelos alemães, ele estava até mesmo curioso para descobrir o que aquele sujeito pretendia.

A lua já havia surgido. O carro blindado deixou a estrada estreita e entrou num milharal. Quando os talos dos dois lados se abriram, a cena diante deles fez o general estremecer.

Um carro blindado leve semilagartas SdKfz 251 jazia miseravelmente tombado no chão. A parte superior estava negra, claramente atingida por um golpe devastador.

Os cadáveres dos soldados alemães cobriam o solo, espalhados em diversas posições. Pela quantidade, devia haver pelo menos trinta ou quarenta homens.

Entre eles, havia dois corpos queimados até se tornarem formas vagamente humanas, despertando todo tipo de imaginação.

— Estes são...

— Ah, minha equipe encontrou os alemães aqui e eliminou parte deles.

Kilponos inspirou profundamente, surpreso.

Eliminar mais de trinta alemães de uma só vez já não podia ser considerado um pequeno combate. Aquilo demonstrava que a equipe do outro lado possuía uma força de combate extraordinária.

Além disso, quantos homens havia numa equipe?

Quinze? Dez?

O general olhou para a jovem que estava à sua frente, segurando uma submetralhadora, e mergulhou em pensamentos.

O carro blindado parou com um rangido. Duas pessoas saíram de uma casa de pedra do outro lado, e um homem alto e magro aproximou-se rapidamente.

— He, você finalmente voltou. Tânia, ela...

O homem então ficou imóvel. Uma expressão de horror surgiu em seu rosto, e ele imediatamente ficou em posição de sentido e bateu continência.

— Camarada general! Como é possível que seja o senhor?!