Capítulo 29: Próxima Parada, Moscou
“Camarada general! Como é o senhor?!” Beklev apressou-se a postar-se em sentido e a prestar continência.
“Meu caro, você me conhece?” Kirponos olhou para o homem à sua frente, sem se lembrar dele.
“Sim, Excelência. Em 1936, durante a investigação do Comissariado do Povo para Assuntos Internos em Sverdlovsk, o senhor salvou um traidor que estava prestes a ser fuzilado”, lembrou Beklev, abaixando a cabeça com respeito.
“Ah, deixe-me ver, acho que me lembro.” Kirponos sorriu. “Você era o informante daquela época? Não esperava encontrá-lo aqui!”
Beklev estava igualmente emocionado: “Camarada general, sem o senhor eu já teria morrido na ponta dos fuzis da NKVD. Muito obrigado mesmo. O senhor está fazendo...?”
O informante soviético olhou para o general e depois para a submetralhadora que He Chi segurava logo atrás.
Em seguida, um rugido ecoou sob a noite escura:
“HE!! Sabe o que você acabou de fazer?!”
Um pouco mais tarde, Kirponos e seu ajudante recuperaram a liberdade. O senhor general não guardou rancor por ter sido mantido na mira de uma arma momentos antes, olhando, pelo contrário, com bastante interesse para o oriental à sua frente que mexia em um bisturi.
No quarto, He Chi, segurando uma maleta médica, preparava-se para fazer o desbridamento em Tânia.
“Precisa de ajuda?” O general Kirponos aproximou-se inesperadamente de He Chi.
He Chi olhou para ele, lembrando-se de que aquele oficial de alto escalão, que teoricamente deveria ter tombado em Kiev, provavelmente tinha formação como médico militar em seus primeiros anos.
“Então seja meu assistente.” He Chi assumiu sem hesitação a posição de cirurgião principal.
O general Kirponos olhou para o outro com certa surpresa; desde o início, o oriental não demonstrara nenhum respeito pela sua patente de general soviético.
Houvera quem exibisse arrogância e excentricidade diante dele, mas esses eram apenas meios para chamar sua atenção. Exceto por alguns poucos indivíduos no Kremlin, era a primeira vez que via alguém totalmente indiferente à sua condição de general.
Se alguém demonstrava indiferença perante um cargo elevado, a probabilidade era grande de que estivesse habituado a conviver com pessoas de estatuto ainda mais alto.
Com que tipo de gente o indivíduo à sua frente lidava no dia a dia, afinal?
Presidente?
Primeiro-ministro?
Rei?
Impossível.
O general balançou a cabeça e soltou uma risada silenciosa.
A cirurgia começou, e o general, com formação de médico militar, logo percebeu que as habilidades médicas do outro eram extraordinárias. Ele executava cada etapa metodicamente, como uma máquina, algo que obviamente exigia uma imensa acumulação de experiência para alcançar tal nível.
Combinado com a destreza e a capacidade de adaptação que He Chi demonstrara antes, isso o convenceu ainda mais de que o homem à sua frente era um talento raro.
“Talvez precise disto.” O general enfiou a mão no bolso, retirou um pequeno frasco e o entregou a He Chi.
He Chi pegou-o, girou a tampa e cheirou levemente o conteúdo: “Sulfanilamida?”
“Ah? Você conhece?” O general ficou ainda mais curioso. A produção industrial desta primeira geração de medicamentos anti-infecciosos começara havia pouco tempo, o rendimento era baixo e, como muitas fábricas químicas soviéticas haviam sido destruídas pela guerra, a sulfanilamida tornara-se um artigo raro, que muitas pessoas sequer tinham visto na vida.
E aquele oriental chamado He Chi, após apenas demonstrar uma ligeira curiosidade, já se preparava para usá-la no ferido, o que fez com que o general tivesse ainda mais certeza de que a identidade do interlocutor era extraordinária.
Em contraste com a curiosidade do general, Roselovsky, na qualidade de assistente, parecia profundamente indignado.
Com a autoridade de um coronel, repreendeu: “Camarada Beklev, os seus subordinados são excessivamente atrevidos! Sabe o quão grave seria para a União Soviética se algo acontecesse à segurança do general?!”
Beklev exibiu uma expressão meio sem jeito: “Camarada coronel, estritamente falando, ele não é meu subordinado.”
“Ah? Qual é a patente dele? Também pertence à NKVD?”
“Bem, ele não é da NKVD, nem sequer é soviético. Ele afirma ser...…”
Beklev sussurrou algo no ouvido do outro.
“Dos britânicos?” O ajudante franziu a testa. “Como é que você entrega o comando a um lacaio de um país capitalista?!”
O rosto de Beklev expressava pura impotência. Achava mesmo que ele queria ficar sem autoridade? O comando militar era algo que se pedia e obtinha assim tão facilmente?
Não via que o sujeito do outro lado detinha autoridade absoluta no seu grupo? Apostava que, se houvesse uma disputa pelo comando, os canos das armas das outras três soldadas virar-se-iam simultaneamente contra ele, incluindo a sua própria ex-subordinada Iúlia.
Nesse momento, He Chi e o general Kirponos saíram juntos, e os dois homens à porta postaram-se em sentido e prestaram continência.
“Já não sou considerado seu prisioneiro, pois não?” O general perguntou em tom de brincadeira.
“Claro que não, antes foi por pura necessidade.” He Chi descartou levianamente o episódio em que o ameaçara com armas e, em seguida, inclinou levemente a cabeça em sinal de respeito a Kirponos: “Peço desculpas pela ofensa anterior, Excelência.”
Kirponos acenou magnanimamente, indicando que não se importava, e logo em seguida tomou a iniciativa de perguntar: “Jovem, quais são os seus planos para o futuro?”
“Bem, há cerca de vinte crianças aqui que precisam ser evacuadas. Pretendo usar o veículo blindado para transportá-las primeiro para Voronej e abrigá-las lá, e depois o blindado voltará para nos buscar para irmos juntos. No máximo, dois dias de ida e volta.”
O general balançou a cabeça: “Naturalmente, o nosso objetivo comum é Voronej, mas refiro-me ao que pretende fazer quando chegarmos lá.”
“Excelência, ainda não pensei nisso.” He Chi disse a verdade. Já era final de setembro, e faltava cerca de uma semana para ele deixar aquela instância; nem sequer lhe passara pela cabeça para onde iria a seguir.
“Sendo assim, já considerou vir comigo para Moscou?” O general Kirponos fez uma sugestão repentina.
“Ir para Moscou? Eu?” He Chi não compreendia o que se passava na mente do outro.
“Vou a Moscou para relatar a situação recente do combate ao Comitê de Defesa do Povo. Você e os membros do seu esquadrão podem ir comigo; farei o possível para lhes proporcionar algumas facilidades logísticas. Já pensou nisso?” – disse Kirponos, sugerindo vagamente algum tipo de promessa nas entrelinhas.
“Nesse caso...” He Chi ponderou. Kirponos representava, na verdade, uma enorme variável para ele. De acordo com o curso original da história, aquele general deveria ter tombado em combate meio mês antes; agora, com o bater de asas de uma borboleta tão colossal, era difícil prever que impacto isso traria para o futuro.
No entanto, ir para Moscou significava inevitavelmente participar da Batalha de Moscou, o que reduziria ao mínimo a incerteza da instância. Havia vantagens e desvantagens.
Assim, ele respondeu: “Preciso consultar os meus companheiros.”
“Vamos! Por que não ir?! Estamos falando de Moscou!” Essa foi a reação imediata de Beklev.
“Se de qualquer forma tivermos de combater, prefiro fazê-lo em Moscou”, disse Lia.
Como soviéticos, muitos nutriam pela Praça Vermelha e por Estádin uma devoção quase sacra, mesmo que o lugar estivesse à beira da zona de guerra.
Portanto, na manhã seguinte, ele comunicou ao general que todos iriam juntos para Moscou.
No entanto, enquanto todos arrumavam as coisas, ninguém reparou num lampejo de sombra sombria que cruzou o rosto de Iúlia.