Capítulo 24: Mentiras

Meu Jogo de Guerra Exclusivo Quando o sal está em excesso, acrescenta-se água. 2495 palavras 2026-04-01 12:28:24

A noite caiu, e as crianças, que tiveram a rara sorte de comer até saciar a fome, já dormiam profundamente.

Os mais crescidos, na adolescência, deitaram-se voluntariamente na periferia, abrigando os menores bem no centro. De vez em quando, ouviam-se estalos de lábios vindos de algum canto, e vários pequenos ainda seguravam punhados de pipoca inacabada nas mãozinhas.

Os cinco membros da equipe de He Chi estavam sentados em círculo, com um mapa aberto bem no meio.

O mapa estava repleto de anotações densas, cujos traços indicavam ter sido desenhadas havia pouco tempo.

— O lugar onde estamos agora é uma zona-tampão do campo de batalha. A cidade mais próxima é Voronej, a cento e quarenta quilômetros daqui. A pé, levaremos pelo menos três dias — disse Beklev, traçando uma longa linha no mapa com o dedo.

— Há um segundo caminho — continuou ele, usando um lápis para desenhar uma linha ligeiramente mais curta. — Também podemos ir pela água. Cinquenta quilômetros ao norte fica um afluente do rio Don. Se fizermos uma marcha forçada, chegaremos em menos de um dia. Lá, podemos procurar barcos para descer a correnteza e ir direto a Voronej.

— Agora, acho que precisamos decidir qual será o nosso próximo passo.

Nenhum dos outros se manifestou, pois todos sabiam que, na prática, ambas as opções acarretavam riscos.

Se optassem por ir a pé, ficariam expostos por mais de quarenta e oito horas na imensidão da planície plana e desproteuída ao redor. Uma vez que dessem de cara com aviões ou unidades de vanguarda blindadas da Alemanha, seria impossível para um punhado de pessoas a pé escapar de esteiras de tanques e aeronaves.

Seguir pela água encurtava a distância, mas a premissa era encontrar embarcações obrigatoriamente na margem do rio. Caso contrário, o problema seria ainda maior.

— Temos apenas estas duas opções? — He Chi ponderou, olhando para o mapa diante de si.

— Então...

— Esperem! — Yulia levantou a mão de repente. — Deixem-me fazer uma pergunta primeiro: algum de vocês sabe pilotar um avião?

He Chi olhou para os demais.

— Tenho experiência de voo. Não há problema em pilotar aeronaves comuns.

De súbito, os olhos dele brilharam.

— Está falando daquele no celeiro?

— Exatamente — Yulia apontou o polegar para a janela. — Dei uma olhada nele; os danos não são graves. Se desmontarmos aquele carro totalmente imprestável e me derem três dias, tenho setenta por cento de certeza de que consigo fazê-lo voar.

— Partindo daqui, chegaremos a Voronej em uma hora. Após aterrissar, você pode usar meus documentos para contatar a guarnição local e pedir que enviem uma pequena tropa para nos resgatar, ou até mesmo mandar um caminhão para buscar as crianças — empolgou-se Beklev também.

— Você tem tanta importância assim? — perguntou He Chi em tom de brincadeira.

— Por favor, não me subestime. Posso não estar à altura do famoso 007, mas sou uma oficial de inteligência sênior infiltrada ao lado de Guderian. Com esta volta, ganharei pelo menos uma Estrela de Ouro — disse Yulia, erguendo o queixo com um sorriso.

— Três dias. Então ficaremos aqui por três dias — He Chi estendeu a mão e apertou a dela.

Por fim, o grupo decidiu em conjunto fazer uma parada curta naquela pequena aldeia, dando a Yulia a chance de tentar consertar o avião.

***

Quando as crianças souberam que o avião seria consertado, todas ficaram eufóricas. Correram voluntariamente até o automóvel e, carregando peças de todos os tamanhos, transportaram-nas aos gritos de esforço para dentro do armazém.

Ao ver Yulia empunhar sua caixa de ferramentas e golpear incessantemente a fuselagem, as crianças ao redor soltavam exclamações de espanto sem parar.

O dia passou depressa. Na hora da refeição, os pequenos ainda tagarelavam animadamente sobre o reparo da aeronave.

— Como estão as coisas? — perguntou He Chi a Yulia, que estava coberta de graxa.

— Está indo bem. Houve algumas partes cujas medidas não encaixavam direito, mas dei umas batidinhas e couberam — respondeu a garota, erguendo o martelo na mão.

Dar umas batidinhas e enfiar à força... Ora, ouçam isso! É esse o tipo de coisa que alguém que conserta aviões deveria dizer?

Como o trabalho de reparo parecia caminhar bem e o restante da equipe não podia ajudar, decidiram simplesmente relaxar junto com as crianças.

He Chi tentava fritar batatas, Leah ensinava alguns meninos maiores a atirar, enquanto Tânia tentava ensinar as meninas mais novas a trançar coelhinhos de palha — embora os que ela mesma fazia se parecessem muito mais com ursos.

À noite, quando todos já dormiam, uma silhueta segurando uma vela aproximou-se sorrateiramente do armazém e começou a golpear ruidosamente a cauda do avião.

— Droga! Não importa como eu pense nisso, simplesmente não cabe! — praguejou em voz baixa a pessoa com a vela.

Clang! A porta do celeiro abriu-se, e o luar frio penetrou, iluminando um rosto belo no interior do galpão.

— Senhorita Yulia, não vai dormir? — He Chi entrou, fechando a porta em seguida, o que tornou a penumbra do recinto ainda mais densa.

— Não consigo dormir, queria adiantar um pouco o trabalho — disse Yulia em tom suave. Como estava de costas, He Chi não pôde ver a expressão em seu rosto.

— É mesmo? — He Chi aproximou-se e apanhou do chão uma peça manchada de óleo. — A diferença de tamanho entre peças de avião e de automóvel deve ser enorme. Mesmo que as peças das aeronaves soviéticas tenham uma tolerância maior, não seria o caso de consertar um avião soviético simplesmente desmontando um carro alemão qualquer, não é?

Yulia permaneceu em silêncio. Por longos cinco minutos, o armazém mergulhou em uma quietude quase aterrorizante.

— Yulia, qual é a sua verdadeira chance de consertar este avião? — perguntou He Chi em voz baixa.

— Trinta por cento, talvez menos. Eu menti para vocês durante o dia — confessou ela por fim.

Tendo obtido a resposta que já esperava, He Chi não demonstrou grande comoção; apenas encontrou um lugar limpo para se sentar.

— Por quê? Pode me explicar?

— Por quê? Está me perguntando o porquê?! — A voz de Yulia foi se elevando, e seu rosto corou.

— Ontem vocês passaram o tempo todo discutindo como iriam embora, mas alguém parou para pensar no que vai acontecer com estas crianças?!

He Chi guardou silêncio, o que pareceu enfurecer Yulia ainda mais.

***

— Muitas destas crianças nem têm dez anos de idade. Para elas, conseguir uma refeição já era difícil; ir embora significa entregá-las aos alemães!

— Diga-me! Como vão sobreviver?!

— Muitos deles vão morrer! Você sabe disso ou não?!

No fim, Yulia agarrou a gola da camisa de He Chi e o questionou aos gritos.

Ele deixou-se segurar por ela e, logo em seguida, perguntou com suavidade:

— Ouvi Beklev dizer que você mesma foi uma órfã de guerra, não foi?

Yulia não respondeu.

— Você não quer que estas crianças morram neste fim de mundo e, como não tem outra saída, só lhe resta arriscar e tentar consertar este avião, estou certo?

— Com medo de que recusássemos, teve de mentir para nos fazer ficar aqui primeiro. É isso?

Yulia respirou fundo, desviando o olhar, o que equivalia a uma confissão.

He Chi balançou a cabeça, deu um tapinha no ombro da jovem e passou por ela.

Yulia esperou um bom tempo, mas não ouviu o som da porta do celeiro se fechando. Ao virar-se, viu que He Chi também segurava uma vela e agachara-se junto à aeronave, empunhando uma caneta esferográfica e começando a desenhar com incrível rapidez.

Metade do esboço da empenagem da cauda já tomava forma no papel.

Yulia ficou estupefata.

— O que está esperando aí parada? Venha me ajudar logo! Se não conseguirmos consertar em três dias, não poderei mais acobardá-la perante os outros — repreendeu-a o homem oriental em tom severo.

Aquela reviravolta repentina encheu o coração de Yulia de sentimentos misturados. Ela fungou levemente e respondeu em voz baixa:

— Sim...