Capítulo 22: O 007 foi "atingido"

Meu Jogo de Guerra Exclusivo Quando o sal está em excesso, acrescenta-se água. 2480 palavras 2026-04-01 12:28:23

No outono de 1941, nas vastas planícies de Voronezh, um utilitário desportivo Horch 901 acelerava por uma estrada esburacada, levantando nuvens de poeira e fumo atrás de si.

Apesar de já terem saído da zona ocupada pelos alemães, He Chi ainda sentia o coração a sobressaltar-se de apreensão.

He Chi tinha feito contas erradas. Ele outrora pensara que, após sabotar as comunicações telefónicas, o sistema de comando alemão demoraria pelo menos meio dia de caos até conseguir recuperar a normalidade.

Contudo, ele esquecera-se de um ponto: nesta época, graças à mais avançada tecnologia de rádio e a uma poderosa capacidade produtiva industrial, o equipamento de rádio do exército alemão já havia sido distribuído a patamares inferiores ao nível de regimento, tendo sido estabelecido um rigoroso sistema de comunicações por rádio.

Isto fez com que, na ausência de telefones fixos, o tempo necessário para as tropas restabelecerem o contacto fosse drasticamente encurtado. Se as forças de segurança do Estado-Maior não tivessem demorado um pouco a confirmar novamente a identidade de Guderian, eles sequer teriam tido tempo de chegar à travessia.

No fim, o grupo teve de forçar a passagem à bruta, e se não tivessem coincidido exatamente com o momento em que os soviéticos tomaram a ponte, decerto não teriam conseguido escapar aproveitando a confusão.

Crak! Crak~ crak~~ crak!

A carroçaria em movimento começou a trepidar incessantemente.

— Beklev, o que se passa? Sinto que o carro está a abrandar — perguntou He Chi ao espião soviético que servia de motorista ao lado.

— O motor não está muito bem, precisamos de parar para dar uma olhadela — gritou o outro, com uma expressão de impotência enquanto tapava os ouvidos.

Mal terminou de falar, o jipe soltou um gemido e imobilizou-se na bermas da estrada.

Ficou avariado.

He Chi saiu do carro e levantou o capot. Uma fumaça branca fumegava do interior, fazendo tossir as pessoas consecutivamente.

Afastando a neblina, a parte frontal do veículo estava assustadoramente quente. Nesse momento, a agente secreta no banco traseiro, Yulia, tomou a iniciativa de saltar para inspecionar o estado da viatura: — Não há água no radiador, é provável que tenhamos levado um tiro durante a fuga.

Em seguida, voltou a observar e abenocou com a cabeça: — Não há salvação! Sem líquido refrigerante, o motor deve ter fundido por completo.

— Quando Yulia estava no NKVD, tirou nota máxima nas disciplinas de reparação mecânica e dinâmica — explicou o motorista ao lado, aproveitando para decretar a sentença de morte do veículo.

Ainda bem que ali já não era a zona controlada pelos alemães; as poucas pessoas despiram os uniformes alemães de disfarce e abandonaram o carro a pé.

Ao redor estendia-se um campo, repleto de milho alto que ultrapassava a altura de um homem. Com o vento, as espigas já douradas balançavam suavemente, apenas não se avistando mais ninguém no horizonte.

— Os aldeões provavelmente já fugiram — disse assim o espião Beklev.

— Não necessariamente, talvez os aldeões ainda não tenham ido muito longe — negou Yulia de imediato, inclinando-se para agarrar um punhado de terra. — Vejam, claramente não chove há muito tempo, mas a camada de terra inferior ainda tem humidade e não há ervas daninhas de maior. Isto significa que, pelo menos há poucos dias, alguém esteve a trabalhar aqui.

Todos olharam para Yulia com alguma surpresa. As capacidades de tiro daquela mulher eram as piores, mas, de forma inesperada, possuía uma vasta reserva de conhecimentos e capacidade de observação, parecendo um papel muito adequado para se tornar a comandante de uma esquadra.

Parece que, por ter sido escolhida pelo NKVD como agente de informações numa altura destas, ela realmente tinha méritos próprios.

— Já que há colheitas aqui, é de prever que haja casas. Vamos descansar brevemente esta noite e depois decidimos para onde ir — concluiu He Chi, tomando a decisão final.

O grupo avançou pelo campo de milho cuja altura superava a cabeça. Quando afastaram a última fileira de milho e emergiram, a vista abriu-se de repente.

Mais de vinte casas agrupavam-se para formar uma pequena aldeia, e numa vedação de madeira estava pendurada uma pequena placa com pregos:

«Fazenda Coletiva Estrela Vermelha»

Dizia-se que era uma fazenda, mas ali já não se viam quaisquer animais de grande porte; mesmo as ferramentas limitavam-se a uns poucos forcados e pás encontrados numa divisão, enquanto os mantimentos de vida nem sequer uma acha de lenha tinham para mostrar.

— Olhem o que é isto! — ecoou de repente o grito de Leah desde a porta de fora.

As pessoas correram para lá e encontraram a rapariga de pé perante o celeiro da aldeia, apontando para o interior com um olhar de espanto.

Seguindo o dedo da rapariga, lá dentro distinguia-se uma silhueta semelhante à ogiva de uma bala: um caçador monoplanista I-16 de modelo antigo.

Como é que um avião aparecia numa fazenda? Aproximando-se para inspecionar, o grupo constatou que a fuselagem exibia várias marcas evidentes de impactos de bala, estando a cauda parcialmente danificada.

— Deve ter sido danificado durante um combate aéreo anterior com os alemães e aterrado de emergência aqui, tendo sido escondido pelos aldeões — deduziu Yulia.

Quando He Chi quis estender a mão para tocar na aeronave, ouviu-se de repente uma voz cortante vinda de trás.

— Não lhe toques!

Um rapaz de dezasseis ou dezassete anos, empunhando uma caçadeira, contornou a parte de trás do armazém.

O rapaz estava descalço, vestido com roupas de tecido grosseiro que pareciam um saco de pano roto, com um chapéu militar castanho na cabeça e o rosto coberto de poeira.

Era evidente que tentava aparentar serenidade, mas as mãos tremiam-lhe involuntariamente.

Todos ficaram atónitos. He Chi postou-se à frente do grupo e virou-se para dizer: — Não somos inimigos, só queremos encontrar um sítio para pernoitar esta noite.

Depois, He Chi perguntou ainda: — Estás aqui sozinho?

— Quem disse isso? Somos muitos aqui! — retorquiu o rapaz em alto tom, embora parecesse um pouco uma tentativa vã de encobrir a verdade.

— Muito bem, rendemo-nos, o que queres que façamos? — He Chi suspirou e levantou as mãos.

— Hã... — Diante disto, o próprio rapaz ficou baralhado. Ele tinha avançado impulsionado por um ímpeto de coragem e sangue-frio, sem pensar em mais nada; com a outra parte a render-se de braços no ar, já não sabia o que fazer.

— Ora bem, e se entregarmos primeiro as armas? — Não tendo alternativa, o homem oriental teve de lhe sugerir uma ideia.

— Ah, sim, atirem as armas para aqui! Não tentem truques, ou disparo! — respondeu o rapaz para encorajar a si próprio.

— Ótimo, então apanha! — He Chi levantou a mão e atirou uma pistola prateada.

Ao ver o objeto a voar na sua direção, o rapaz estendeu subconscientemente a mão para o apanhar.

Nesse exato instante, o oriental que antes se encontrava à sua frente aproximou-se num ápice, como um fantasma. Sob o olhar estupefacto do rapaz, ergueu levemente uma mão e arrancou-lhe a caçadeira.

Aproveitando o aturdimento do rapaz, He Chi apanhou de imediato o revólver que tinha atirado, apontando-lhe ambas as armas em simultâneo.

— Gulp... — Fitando os canos escuros das armas, o rapaz sentiu a garganta apertar-se e engoliu em seco involuntariamente.

Pum!

Uma pedrinha embateu no corpo de He Chi.

— Não o maltrates!! — ecoou uma voz infantil do outro lado do armazém, seguida de várias pedras arremessadas como uma chuva de granizo.

Um grupo de crianças; a miúda que liderava o lançamento das pedras teria apenas oito ou nove anos de idade.

He Chi ficou surpreendido e, com um floreio displicente das armas, desviou as pedras que se aproximavam. Rigorosamente falando, aquela era a primeira vez nos últimos dois volumes em que levava um "tiro".

Por outras palavras, o famoso 007 tinha sofrido a sua "primeira baixa" às mãos de uma criança com menos de dez anos, o que lhe arrancou um sorriso inexplicavelmente divertido.

Ao reparar no sorriso bizarro que despontava no rosto do oriental armado, o rapaz assustou-se terrivelmente e gritou a plenos pulmões: — Não lhes façam mal! Rendemo-nos!