Capítulo 10 — Guerrilheiros, gente nossa?
Na entrada da caverna, onde ambos os lados vestiam roupas civis, encontraram-se homens armados. Do lado de Hé Chi, estavam três pessoas; do outro, uma equipe de cinco composta por quatro homens e uma mulher.
— Família Davari! Vocês vêm de Kiev? Que bom! — o homem alto à frente se aproximou animado, estendendo a mão para cumprimentar Hé Chi.
Hé Chi apertou a mão dele e logo a soltou. — Quem são vocês?
— Também saímos de Kiev. Os alemães estão por toda parte, todos foram dispersos. Vocês têm algo para comer? Já faz muito tempo que não comemos — respondeu o homem, com o rosto coberto de poeira, evidente que havia percorrido um longo caminho.
— Tenho, esperem um instante — disse Hé Chi, voltando para dentro da caverna. Pegou pão preto e distribuiu para alguns, mas escondeu discretamente as carnes secas.
O líder pegou um pedaço grande de pão, rasgando-o com as mãos e mordendo com voracidade. — Obrigado, família Davari. Estamos lidando com os alemães o dia todo, ainda não descansamos.
Os outros também receberam pão, embora não comessem com tanto apetite. A mulher, em especial, provou apenas um pequeno pedaço antes de parar.
— Comrade, como está a situação do 26º Exército? — perguntou Hé Chi casualmente.
— Está péssima — respondeu ele entre mordidas. — Quando chegamos, os alemães já haviam cercado completamente o 26º Exército. Não conseguimos entrar, tivemos que dar a volta por aqui para voltar.
— Também precisamos voltar. Querem ir juntos? — Hé Chi ofereceu.
— Ótimo! Com soldados experientes como vocês, a viagem será muito mais segura — disse o homem, estendendo a mão novamente. — Prazer, Nukamolenko, comandante dos guerrilheiros.
— Prazer, Hé Chi, sargento do Quarto Regimento da Guarda.
— E as outras duas senhoritas? Por que não falam? — ele olhou para Tânia e Lia dentro da caverna.
— Elas não são militares, apenas civis que encontramos pelo caminho. Pretendo levá-las conosco.
— Entendo, deve ser difícil para você — Nukamolenko suspirou aliviado. Depois, lançou um olhar para a pistola Luger P08 na mão de Hé Chi. — Família Davari, essa é uma arma boa!
— É um troféu de guerra. Consegui com muito esforço — disse o oriental, um pouco orgulhoso, entregando a arma para o outro manusear, advertindo: — Cuidado para não disparar acidentalmente, está carregada.
Nukamolenko elogiou a arma e então orientou as pessoas atrás dele: — Certo, dispersem e descansem um pouco. Logo partiremos.
Os quatro restantes se dispersaram, escolhendo locais ao redor da caverna, de forma que, consciente ou não, formavam um círculo ao redor.
— Ah, lembrei! Tenho algo aqui, consegui dos alemães, vocês vão se interessar — disse o oriental, como se de repente tivesse se lembrado de algo, tirando algo do bolso e estendendo para eles.
Dois se aproximaram instintivamente, um deles perguntou: — O que é?
— É... —
— Um bilhete para o Barco do Rio Estige! — exclamou Hé Chi de repente, levantando-se com rapidez e brandindo a lâmina contra os dois que estavam à sua frente.
Um deles teve a garganta cortada imediatamente; o outro reagiu rápido, levantando o braço para se defender.
Um jorro de sangue espirrou. Alguém parecia ter crescido alguns centímetros, mas apenas parte do corpo.
A mudança ocorreu tão rápido que os demais mal tiveram tempo de reagir. Nukamolenko ergueu sua pistola Luger e puxou o gatilho contra Hé Chi, mas ficou estático.
O tambor estava vazio.
Antes que ele pudesse sacar outra arma, o oriental girou a mão direita, lançando uma baioneta que perfurou o ombro de Nukamolenko, derrubando-o no chão.
— Ele está sem arma! Avancem! Acabem com ele! — gritou o ferido, segurando o ombro.
O homem mais forte do grupo investiu com tudo, sacando uma adaga. A menos de meio metro deles, a mão do oriental repentinamente exibiu um revólver prateado, apontado diretamente para o peito aberto do atacante.
— Bang!
Um estrondo ecoou, e o gigante de quase 1,90 m recuou, um buraco ensanguentado apareceu em seu peito.
A única mulher do grupo, sem se importar com disparos acidentais, ergueu sua submetralhadora Tokarev.
— Bang!
Um clarão iluminou a caverna. A mulher sofreu um jato de sangue na cabeça, balançou duas vezes no lugar e caiu imóvel.
Em um instante, os cinco estavam todos no chão, abatidos.
Diferente de Tânia, que logo pegou uma arma para ajudar, Lia parecia desorientada diante da súbita troca de tiros, olhando para Hé Chi, agora uma figura implacável, com expressão aterrorizada.
— O que está acontecendo? Por que atirar?!
— Isso você deve perguntar a ele — disse Hé Chi, virando a arma para Nukamolenko no chão.
— Você deve ser o comandante dos guerrilheiros, mas não deve ser do lado de Kiev, certo? Deixe-me adivinhar, Exército de Libertação da Ucrânia?
Nukamolenko, sentado no chão e ofegante, não respondeu, mas sua expressão era de consentimento.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Ucrânia tinha uma força especial: o Exército de Libertação da Ucrânia, conhecido por sua rigidez extrema.
Formado por nacionalistas ucranianos locais, recebia apoio e treinamento dos alemães.
No início, funcionavam de forma semelhante aos "exércitos colaboracionistas" no interior, cooperando com os alemães para atacar a União Soviética e identificar resistentes locais, parecendo traidores soviéticos.
Porém, em 1943, com a pilhagem alemã na Ucrânia, especialmente na colheita de alimentos, perceberam que os alemães também eram invasores. Assim, além de combaterem os soviéticos, começaram a atacar os alemães também.
Enfrentar duas potências militares rivais ao mesmo tempo tornou esse grupo um dos mais obstinados da época.
— Como percebeu isso? — perguntou Nukamolenko, cerrando os dentes, suor grosso escorrendo pela testa.
— Tenho bastante contato com os alemães. Quem recebe treinamento alemão acaba deixando sinais táticos nos movimentos. Vocês trocaram armas soviéticas, mas os hábitos continuam evidentes.
— Só por isso?
— Claro que não. Seus homens estão acostumados com os mantimentos alemães, o pão preto não caiu bem — apontou Hé Chi para os que estavam no chão.
— O mais importante: quando um comandante guerrilheiro teria notícias do cerco ao 26º Exército? Só se os próprios alemães contassem.
— E se você soubesse, o que faria? Não vou contar nada! — Nukamolenko virou o rosto, claramente hostil.
— Não preciso da sua cooperação — Hé Chi começou a vasculhar os bolsos dos caídos.
Encontrou um documento e o pegou.
— Oh? Você fala quatro línguas, ainda é intérprete no exército? Não esperava menos de um talento assim — disse o oriental em tom de brincadeira, pegando uma faca e se aproximando.
Nukamolenko cerrou os dentes, mas logo percebeu que não se tratava de tortura. O homem começou a raspar suavemente os pelos faciais.
Hé Chi manipulou o que encontrou, e logo um rosto parecido com o seu, com pelo menos 60% de semelhança, surgiu diante de Nukamolenko.
— Quem diabos é você?! — perguntou o homem, desconfiado e incerto.
— Adivinhe.
— Você é daqueles bastardos da Cheka?! — Nukamolenko rugiu, tomado pela emoção.
O oriental sorriu misteriosamente, sem responder.