Capítulo 19 — Entrada na Cidade
Página 1 de 3
16 de setembro, região sul, Kiev.
O estrondo dos tiros e dos canhões, que durara um mês inteiro, havia cessado. Os arredores de Kiev estavam mergulhados num silêncio quase assustador.
O céu estava encoberto. Do lado de fora da cidade, grandes formações cor de terra avançavam lentamente. Eram soldados soviéticos, privados de comando, entregando suas armas em massa às tropas alemãs.
Entre eles havia homens dos 5.º, 6.º, 12.º, 26.º e 37.º Exércitos, e as armas entregues eram das mais variadas.
Metralhadoras de assalto PPSh, fuzis Mosin-Nagant, pistolas Tokarev... As armas formavam pequenos montes, mas quase não havia armamento pesado. Até mesmo morteiros de calibre um pouco maior apareciam apenas de tempos em tempos. Além disso, muitas armas nem sequer tinham munição.
Era evidente que, naquele momento, o Exército soviético se encontrava em uma situação desesperadora.
Uma maca foi trazida para fora, e um oficial soviético vestido como comissário político foi escoltado até ali para fazer a identificação.
— Quem é ele? — perguntou um general-major alemão, apontando para o cadáver já frio sobre a maca, enquanto se dirigia ao oficial soviético, que permanecia ao lado, visivelmente inquieto.
— O chefe do Estado-Maior da Frente Sudoeste, Tupikov.
O oficial soviético lançou um olhar ao corpo e imediatamente virou o rosto.
— E Kirponos? E Khruschov? — O general-major agarrou-o pela gola e o interrogou.
— N-não sei...
— Não sabe?
O general-major soltou-o e chamou dois soldados da SS.
— Levem-no. Conduzam-no para a mata ao sudoeste!
— Não, não, não! Eu não vou! Não vou!
O oficial soviético debateu-se com todas as forças. Nos últimos dois dias, tiros vinham ecoando continuamente na mata ao sudoeste. Todos sabiam o que acontecia ali.
— O general Kirponos e os outros tentaram romper o cerco para o oeste. Os demais devem estar com ele. É só o que sei, então, por favor, poupe-me!
O homem, completamente apavorado, desabou no chão.
— Para o oeste... Na direção de Lokhvitsa? — murmurou o general-major.
Bang!
Um tiro ecoou, arrancando um galho acima da cabeça do general-major. Algumas folhas caíram ao seu redor. Ninguém se feriu, mas ele levou um susto.
— Ali! Há um atirador!
Os guardas gritaram e correram na direção indicada. Pouco depois, o som de uma metralhadora de assalto irrompeu na mata. Em menos de um minuto, tudo voltou a ficar em silêncio.
O general-major avançou sobre o chão coberto de folhas secas. Dois jovens atacantes jaziam ali, crivados de balas. Já não respiravam. Um deles tinha os cabelos muito longos — evidentemente, era uma mulher.
Alguém lhe entregou a arma dos atacantes: um velho fuzil Berdan, cujo ponto de mira já havia sido completamente desgastado. Aquele tipo de arma fora retirado de serviço vinte anos antes.
Uma arma antiquada e um atirador sem a menor experiência: aquilo fora praticamente um ataque suicida. Ainda assim, os olhos do general-major revelaram respeito.
Página 1 de 3
Página 2 de 3
O general-major olhou para os mortos no chão e depois para o oficial soviético encolhido ao lado. Em voz baixa, murmurou:
— Covarde!
— Avise o senhor Guderian de que estamos prontos para entrar na cidade.
— General, de acordo com a ordem do comando de ontem, todos os oficiais precisam ser interrogados antes de poderem entrar na cidade — lembrou um subtenente, ao lado.
— Ordem de quem? Não me lembro de a Gestapo estar acompanhando o exército — escarneceu o general-major.
— Foi uma recomendação da ajudantura, aprovada pessoalmente pelo senhor Guderian. Dizem que é para identificar possíveis sabotadores.
Ao ouvir que a ordem fora aprovada pessoalmente por Guderian, o general-major conteve-se e não voltou a reclamar.
— Está bem. Quando começa? Precisamos economizar nosso precioso tempo.
— Já começou. Eles estão...
Antes que o subordinado terminasse de falar, ouviu-se o ruído de um motor. Um carro de reconhecimento Horch 901 parou atrás deles. Ao volante estava o próprio general Guderian.
— Guderson, meu chefe de Estado-Maior, o que estão fazendo aqui? — Guderian foi o primeiro a falar.
— Excelência, não foi o senhor quem ordenou a triagem e a revista do pessoal? Eu estava apenas esperando...
— Esqueça essa ordem. Agora estamos com muita pressa e precisamos começar o trabalho imediatamente. Guderson, leve seus homens e entre comigo na cidade!
Guderian deu ordens aos demais.
— Sim, como desejar, Excelência!
Guderson assentiu e, em seguida, lançou um olhar ao veículo do general, com uma expressão de dúvida no rosto.
O general não tinha escolta, o que não era exatamente novidade. Em outras ocasiões, Guderian também tivera a súbita ideia de mandar seu ajudante dirigir para que pudesse inspecionar as tropas.
Mas a situação daquele dia era um pouco diferente.
Havia outras quatro pessoas no Horch 901. Ele só conhecia uma delas: um simples oficial da ajudantura, que em circunstâncias normais não teria autorização para acompanhar o general. As demais eram claramente mulheres. O que chamava ainda mais atenção era que, pela aparência, todas pareciam eslavas.
Por quê?
— Excelência, perdoe a impertinência, mas quem são as pessoas no carro? — perguntou o general-major, escolhendo as palavras com cuidado.
— Enviei Dawson para cumprir outra missão. As pessoas na parte traseira são agentes de segurança vindos de Berlim — explicou Guderian casualmente, encerrando o assunto.
— Agentes de segurança?
Guderson olhou para as mulheres, sem entender que utilidade poderiam ter.
— Tânia, demonstre — ordenou Guderian à mais jovem delas.
Página 2 de 3
Página 3 de 3
A garota assentiu, largou a maçã da qual havia mordido metade e, sem mudar de expressão, sacou um fuzil. Em seguida, mirou ao longe.
Bang! Bang! Bang!
Após os três disparos, uma nuvem branca de penugem ergueu-se a cem metros dali. Alguns dentes-de-leão que floresciam em campo aberto haviam sido atingidos com precisão.
O general-major inspirou bruscamente.
Que habilidade impressionante.
Atingir flores que balançavam ao vento a cem metros de distância, disparando três vezes consecutivas, era uma perícia extremamente rara até mesmo no Exército alemão, onde se reuniam soldados de elite.
As duas mulheres na parte traseira não haviam demonstrado suas habilidades, mas era provável que também possuíssem talentos próprios.
Não era de admirar que viajassem atrás de um general. Eram, afinal, elites enviadas por Berlim. Quanto à origem eslava das mulheres, o general-major não se importava. O Terceiro Reich estava no auge de seu poder; era perfeitamente natural que pessoas de outras etnias viessem servi-lo.
Desde que não fossem judias.
— Muito bem, Excelência. Por aqui, por favor. Nossos homens abrirão caminho! — disse o chefe de Estado-Maior, com uma expressão de compreensão repentina, chamando os guardas para desobstruir a passagem.
Sob a orientação do chefe de Estado-Maior, o Horch 901 entrou na área urbana e, sob os olhares apreensivos dos moradores, dirigiu-se ao Museu Glebkovi, transformado provisoriamente em quartel-general.
— Eu estava tão nervoso que quase achei que não conseguiríamos passar — murmurou o oficial que dirigia, falando discretamente com “Guderian”.
— Cale a boca. Agora você é meu motorista e assistente. Como poderia tomar a iniciativa de falar comigo? — He Chi abaixou a aba do chapéu e então perguntou em voz baixa: — Quanto tempo se passou?
— Cerca de meia hora — respondeu o oficial, nervoso, enquanto olhava para o relógio.
— Seja preciso!
— Trinta e dois minutos e cinquenta e dois segundos.
— Muito bem.
Disfarçado de Guderian, He Chi tocou na maleta escondida sob a mesa e as cadeiras, batendo nela discretamente.
Um débil som de engrenagens começou a soar.
Página 3 de 3