Capítulo 10: O Intérprete

Meu Jogo de Guerra Exclusivo Quando o sal está em excesso, acrescenta-se água. 2440 palavras 2026-04-01 12:28:18

Tcheka, a antiga denominação da Direção Geral de Segurança do Estado soviético, era também o termo abreviado para os agentes de inteligência da União Soviética; todos eles eram inimigos mortais do Exército de Libertação da Ucrânia.

A força sobre-humana e a aura de mistério demonstradas por He Chi levaram Nukamorenko a acreditar que havia cruzado o caminho de um agente soviético. Houve um certo mal-entendido, mas He Chi não o desmentiu; afinal, a aura enigmática da Tcheka seria útil para a "comunicação" que viria a seguir.

Nukamorenko teve seus ferimentos enfaixados e foi arrastado para o fundo de uma caverna, onde a luz do sol não chegava. O líder guerrilheiro estava decidido a morrer e não colaborava com nada do que o outro fazia, chegando até a tentar abrir os próprios pontos para cometer suicídio. No entanto, aquele homem oriental não o interrogava nem usava de violência; apenas sentava-se ao seu lado por um breve período todos os dias, examinando-o com o olhar de quem avalia uma mercadoria.

O suco de certas plantas da floresta era aplicado em seu corpo, fazendo com que a pele de tom claro do oriental começasse a escurecer, tornando-se tão bronzeada quanto a dele. Os cabelos cortados eram reaproveitados e, por meio de técnicas desconhecidas, até a estrutura de suas maçãs do rosto foi alterada para parecer mais proeminente. Não era apenas a aparência que ficava cada vez mais semelhante; o tom de voz e o comportamento do homem também se moldavam aos seus, a ponto de o oriental aprender até o seu hábito de esfregar os polegares quando estava nervoso.

Algo bizarro aconteceu: ele viu, com os próprios olhos, "outro si mesmo" surgir diante dele.

"Imagino que você já saiba o que eu pretendo fazer. Quer cooperar comigo? Garanto que considerarei a sua segurança", tentou o oriental, fazendo um último esforço. Ele tirou uma carta de trás das costas: "Esta carta de apresentação diz que o senhor Stepan Bandera o recomendou para ir ao front como tradutor do exército alemão. O texto exalta suas capacidades e deseja sucesso no trabalho ao lado daquele senhor."

"Pode me dar mais detalhes?", He Chi sentou-se ao lado dele como se estivesse orientando um aluno do primário. "Por exemplo, quem é 'aquele senhor'?"

"Tosse, tosse, tosse!", Nukamorenko tossiu alto e deu um sorriso sarcástico para o oriental. "É inútil. Estudei línguas por quinze anos. Mesmo que você seja da Tcheka, é impossível replicar minha competência. Se tentar se infiltrar, será descoberto e enforcado."

"É mesmo? Quais línguas você fala?", perguntou o oriental casualmente.

Nukamorenko estava prestes a retrucar, mas parou subitamente, pois o homem não falava o russo comum, mas sim o dialeto georgiano.

"Quais línguas você fala?", perguntou o oriental novamente, desta vez em alemão.

Inglês, finlandês, espanhol, latim...

O oriental mudou o sotaque de volta para o ucraniano: "Pode tentar qualquer língua que quiser para ver se eu a conheço. Quer testar?"

He Chi estava desferindo um golpe profundo na autoconfiança do prisioneiro. Nukamorenko olhava para ele com o rosto pálido, sua respiração tornando-se ofegante. Filho de camponeses, o maior orgulho de sua vida era ter estudado em uma universidade na Alemanha, onde obteve ensino superior, acumulando não apenas uma vasta experiência de vida, mas também o domínio de quatro idiomas estrangeiros. Ele desprezava os soldados comuns, acreditando pertencer a uma classe superior e que, cedo ou tarde, se tornaria um líder como Stepan Bandera.

Mas, naquele dia, sua autoconfiança foi totalmente destruída. Descobriu que, diante de um verdadeiro gênio, seus esforços eram insignificantes. O mais ridículo era que ele ousara sonhar em ser superior aos outros.

Após dez minutos de silêncio, Nukamorenko falou: "Eu não sei. O aviso que recebi estava escrito em código. Dizia apenas para me apresentar ao 17º Regimento de Infantaria do 2º Grupo Blindado do exército alemão; o trabalho específico seria organizado por alguém de lá."

Depois disso, Nukamorenko pareceu desistir de tudo. Falou muito, mas de forma caótica, sem lógica clara, e começou a divagar sobre coisas de um passado distante. He Chi não o apressou, apenas ouviu em silêncio. Naquela noite, Nukamorenko morreu. He Chi o enterrou atrás da caverna e recolheu seus pertences pessoais.

"De acordo com a carta, esse sujeito deveria ter se apresentado ao 17º Regimento de Infantaria ontem. Como estamos em tempo de guerra, um ou dois dias de atraso não devem levantar suspeitas", disse He Chi às duas jovens.

"Você quer se passar por ele e se infiltrar no acampamento alemão?", perguntou Lya, surpresa. Aquilo parecia audacioso demais.

"Ficar aqui significa ser descoberto mais cedo ou mais tarde. Em vez de esperar ser achado, é melhor agir primeiro e, depois, encontrar uma chance de escapar dos alemães", decidiu He Chi.

"Mas...", Lya disse, hesitante, "nossa quantidade de pessoas não condiz com a dele."

"Não importa", He Chi levantou a carta e apontou para uma linha. "Menciona apenas que Nukamorenko está acompanhado de uma assistente chamada Fafna. Os alemães não sabem sobre outros acompanhantes, então não deve haver problemas."

"Mas eu ainda..."

"Chega de 'mas'. Isso não é uma escolha. Se queremos sair daqui em segurança, esta é a única opção."

Assim que He Chi terminou de falar, o som de um canhoneio distante ecoou novamente, como se validasse suas palavras.

***

17º Regimento de Infantaria, QG.

"Droga! É exaustivo demais me comunicar com esses porcos. Sabe-se lá por que eles têm tantos dialetos!", reclamava o coronel Karl von Schilke, comandante do regimento, ao seu ajudante de ordens, enquanto estava sentado no centro do posto de comando.

O assistente explicou: "Senhor, a Rússia sempre foi um país multiétnico. Após a fundação da União Soviética, os idiomas ficaram ainda mais caóticos. Nem mesmo o russo é compreendido por todos; sem falar que nem os oficiais deles conseguem entender perfeitamente o que os soldados dizem."

"Não disseram que o tradutor deveria ter chegado ontem? Por que o atraso?"

"Senhor, ele viajou por conta própria. Talvez algo tenha acontecido no caminho."

"Telefone. Se houver algum problema, peça que enviem outro grupo."

O ajudante mal havia tocado no telefone quando o sentinela à porta bateu: "Relatório! Há alguém fora do acampamento dizendo ser o tradutor que veio se apresentar!"

O ajudante retirou a mão do telefone. "Os documentos foram verificados? Se estiver tudo certo, deixe-os entrar."

Pouco depois, alguém entrou na sala: um rosto tipicamente ucraniano, mas com o porte militar de um soldado alemão.

"Senhor Nukamorenko, o senhor é formado pela Academia Militar da Baviera. Deve saber que prezamos pela pontualidade. Segundo o cronograma, deveria ter chegado ontem", disse o coronel Schilke, atrás de sua mesa.

"Excelência, tivemos um pequeno contratempo no caminho, mas felizmente foi resolvido", respondeu o outro, em um alemão com sotaque da região do Ruhr.

"Muito bem. Vou lhe explicar a situação: temos aqui mais de duas mil pessoas capturadas. Devido à barreira linguística, a gestão está um caos. Preciso que comece a trabalhar amanhã!"

"Seu assistente receberá o tratamento de um subtenente, e o senhor, o de um tenente. Meu ajudante, Luke, os levará ao local de descanso. Podem ir agora", disse Schilke, fazendo um gesto de dispensa.

"Como devemos nos referir ao cargo do senhor Nukamorenko daqui para frente?", perguntou o ajudante, inclinando a cabeça.

"Hum...", o coronel pensou por um momento. "Podem chamá-lo de Senhor Tradutor!"