Capítulo 21: A Grande Fuga Triunfante
Ucrânia, região de Lokhvitsa.
Perto do rio, um arbusto moveu-se levemente e uma luneta surgiu de um local oculto.
— Camarada, a informação está correta, realmente há uma ponte de pontões aqui! — uma voz excitada ecoou entre os arbustos.
— Fale mais baixo. Ainda não sabemos o motivo da construção dessa ponte; talvez seja uma armadilha do inimigo — respondeu outra voz mais áspera.
— Sendo armadilha ou não, esta é a nossa chance de romper o cerco!
— Camarada, nós somos batedores, não comandantes. Se devemos romper o cerco por aqui é um problema que cabe aos superiores ponderar.
— E agora, o que fazemos?
— Continuo aqui à espreita. Você volta e relata ao camarada comandante. Lembre-se: seja objetivo no relatório, sem adicionar seus próprios julgamentos subjetivos.
Pelo diálogo, era possível deduzir aproximadamente a identidade dos dois infiltrados: batedores de reconhecimento do Exército Soviético.
Pertencentes aos remanescentes do 37º Exército, eles tinham a missão de patrulhar a margem do rio em busca de um ponto de travessia. Naquela época, o rio estava no auge do período de cheias; as águas turbulentas eram totalmente inadequadas para a natação, e os poucos botes disponíveis jamais permitiriam que uma tropa de quase trinta mil homens concluísse a travessia.
Justo quando sentiam desespero, descobriram por acaso que os alemães estavam construindo uma ponte de pontões, e o progresso era rápido.
No início, o comandante sequer ousava acreditar que os alemães cometeriam um erro tão primário. Somente após a insistente confirmação dos batedores é que acreditaram, enfim, que havia ali realmente um "caminho de volta para casa".
A região ao redor abrigava aproximadamente uma divisão, e cerca de seiscentos soldados guarneciam a ponte de pontões.
Uma oportunidade!
Apesar dos riscos, esta era indubitavelmente uma chance única!
Os altos comandantes logo chegaram a um consenso: concentrar todo o poder de fogo para tomar a ponte de pontões no menor tempo possível e, em seguida, ordenar a travessia forçada de todo o efetivo de trinta mil homens.
Para atingir esse objetivo, o Exército Soviético reuniu quase todas as armas e munições disponíveis, concentrando-as nas tropas encarregadas do ataque principal. O desempenho da companhia de assalto responsável pela investida inicial determinaria o sucesso ou o fracasso da operação.
As forças alemãs detinham a vantagem geográfica, e a força atacante não conseguiria se espalhar totalmente ao disputar a ponte de pontões. Por isso, os soviéticos precisavam de uma pequena elite para cumprir essa missão.
As posições de metralhadoras alemãs e a bateria de morteiros em um dos flancos poderiam infligir pesadas baixas à infantaria que avançava, mas a maior ameaça era um verdadeiro monstro: um canhão antiaéreo multiuso Krupp de 88 milímetros. Embora aquele armamento de alto poder e cadência de tiro tivesse sido inventado para a defesa antiaérea, disparado em tiro direto tornava-se o pesadelo de qualquer tropa de carga.
O Exército Soviético já estava com a flecha no arco. Duzentos soldados soviéticos de elite, cuidadosamente selecionados, infiltraram-se nas proximidades da ponte de pontões, preparando-se para lançar um ataque sob o risco de baixas massivas.
Nesse exato momento, o som de um motor ecoou de repente pela estrada.
Um veículo todo-o-terreno Horch 901 aproximou-se solitário da ponte de pontões, sem escolta alguma. Um homem vestindo o uniforme de um oficial superior alemão sentava-se imponente no banco do passageiro.
A reviravolta repentina pegou os soldados desprevenidos. Alguns atiradores soviéticos escondidos nas sombras miraram suas armas para o jipe, mas foram impedidos por seus companheiros.
A missão deles era tomar a ponte de pontões; não podiam perder o foco maior por causa de outras distrações.
O automóvel logo chegou à cabeceira da ponte. O oficial que guardava a passagem trocou breves palavras com o ocupante, perfilou-se para prestar continência e, em seguida, gritou para os soldados ao redor removerem os obstáculos e liberarem a passagem.
O jipe Horch 901 preparava-se para subir na ponte de pontões quando, de repente, um operador de rádio com um terminal nas costas correu agitando os braços e gritando frases desconexas.
Antes que os demais soldados pudessem reagir, o homem dentro do jipe arremessou de súbito alguns objetos escuros em meio à multidão. Uma das granadas, envolta em densa fumaça, rolou para dentro do posto de controle próximo, enquanto outra foi cair, por pura coincidência, bem debaixo do canhão de 88 milímetros.
BUM! BUM! BUM!
Explosões em série irromperam no posto de controle alemão. A guarnição, totalmente despreparada, sofreu baixas instantâneas, e o canhão Krupp de 88 milímetros foi estilhaçado no próprio local.
Grossas colunas de fumaça subiram aos céus.
O jipe Horch 901 rugiu através da fumaça, rompeu as barreiras e invadiu a ponte de pontões!
Os alemães na retaguarda despertaram como se saíssem de um sonho. Alguns ergueram metralhadoras para disparar contra a traseira do veículo, cujos projéteis faiscavam ao atingir a lataria.
A área ao redor da ponte de pontões mergulhou em completo caos! O som dos tiros era incessante!
O destacamento de assalto soviético encarregado da ofensiva ficou paralisado.
O que estava acontecendo?
Os próprios alemães estavam atacando uns aos outros?
Apesar de não entenderem o motivo, os comandantes sabiam que a oportunidade havia chegado.
Pum! Pum! Pum!
Vários sinalizadores subiram aos céus. O comandante brandiu sua arma regulamentar:
— Pela União Soviética! Camaradas! Sigam-me, avancem!
Uuuu~~~ Bum! Bum!
Uma chuva de granadas de morteiro concentradas despencou sobre a guarnição da ponte, e duzentos soldados soviéticos da tropa de suicidas irromperam em gritos ferozes, lançando-se ao ataque!
O estampido de armas de fogo e artilharia ecoou pelos ares. A guarnição da ponte de pontões, ainda atordoada pelo ataque explosivo, só percebeu a situação quando a tropa suicida soviética já havia avançado para a distância de menos de cem metros.
Os dois lados engajaram-se em um combate corpo a corpo brutal. As forças soviéticas de retaguarda também começaram a avançar, e nuvens de névoa de sangue elevaram-se às margens da ponte!
O clarão e as explosões tingiram o horizonte de vermelho, mas He Chi e seus companheiros fugiam desesperadamente, com o acelerador pressionado até o fundo pelo motorista.
—
Em 16 de setembro, o centro de comando do Segundo Exército Panzer alemão em Kiev foi alvo de um ataque a bombardeio, paralisando todo o seu sistema de comando por quase uma hora.
Durante esse intervalo, o cerco blindado alemão sofreu um enorme colapso. Como as tropas alemãs receberam ordens totalmente contraditórias, as junções da linha de defesa afrouxaram.
Os remanescentes cercados dos 40º, 21º, 38º e 6º exércitos soviéticos aproveitaram a brecha para se dividir em pequenos contingentes de menos de mil homens, rompendo o cerco em lotes e conseguindo evacuar com sucesso mais de vinte mil soldados.
Na região de Lokhvitsa, os trinta mil homens liderados pelo comandante-em-chefe da Frente Sudoeste, Kirponos, capturaram inesperadamente uma ponte de pontões recém-construída pelos alemães. Uma série de oficiais de alta patente, incluindo o próprio Kirponos, escaparam com vida graças a isso, entre os quais se encontrava o futuro sucessor de Stalin.
Curiosamente, nem nos relatórios desclassificados do lado alemão nem nos documentos da história militar do Segundo Exército Panzer havia qualquer menção de que o então comandante-em-chefe Heinz Guderian tivesse dado ordens para construir uma ponte de pontões naquele local.
Somente após o término da Segunda Guerra Mundial, Guderian revelou ao público em suas memórias o motivo pelo qual, na Batalha de Kiev, o exército alemão deixou escapar cerca de cinquenta mil soldados soviéticos remanescentes, apesar de deter uma superioridade absoluta.
"Em momentos singulares, a atuação de um único homem pode equivaler a uma divisão blindada completa." "Se alguém souber onde aquele sujeito está, por favor, me informe; nós ainda temos uma discussão pendente daquela época." Estas foram as palavras proferidas por Guderian, então conselheiro especial do Exército da Alemanha Ocidental.
Vinte anos mais tarde, um estúdio de cinema de Hollywood adaptou essas memórias para produzir o segundo filme da série 007: *007: A Ponte*. A produtora obteve lucros astronômicos, mas essa já é uma outra história.