Capítulo Cinco: Medicina Tradicional Chinesa

A Camponesa Reencarnada e sua Habilidade para Administrar o Lar YJ Fada Zixia 3427 palavras 2026-07-30 05:56:52

Assim que abriu o livro, Clara foi imediatamente cativada pelo conhecimento ali contido. Em sua vida anterior, embora tivesse habilidades médicas notáveis, o que estava escrito naquele volume era sobre ervas medicinais, e muitas informações eram inéditas para ela, que lia com grande interesse.

Miguel observava Clara folheando o livro com seriedade, franzindo a testa de tempos em tempos, ora acenando a cabeça, claramente satisfeita com a leitura. Ele sentiu-se reconfortado, certo de que ela realmente estava aprendendo.

Folheando o grosso volume encadernado em couro, Clara logo se deparou com um problema que já havia notado ao examinar a prateleira de remédios: havia caracteres que ela não conhecia. Apesar de se considerar culta e, em sua vida passada, estar acostumada à escrita simplificada, também já tinha lido livros em escrita tradicional. No entanto, ao deparar-se com obras daquele tempo, percebeu na prática a vastidão do conhecimento.

Diante dos caracteres desconhecidos, Clara não se apressou em procurar Miguel para esclarecer dúvidas. Optou por marcá-los, reunindo todos para perguntar de uma só vez; afinal, se fosse interrompê-lo a cada questão, nem mesmo a paciência do bondoso Miguel resistiria.

Durante toda a manhã, Clara permaneceu sentada à mesa em frente à farmácia. Miguel ia e vinha, ocupado com suas tarefas, mas não chegou a perturbá-la. Para ele, a dedicação de Clara era motivo de satisfação.

Quase ao meio-dia, Clara sentiu a fome e finalmente interrompeu a leitura, levantando-se para espreguiçar-se e movimentar o corpo. O farmacêutico, que organizava as ervas na prateleira, vendo Clara se levantar, perguntou: “E então? Está conseguindo entender?”

Só então Clara percebeu que Miguel estava ao seu lado. Sentindo-se um pouco sem jeito por ter estado tão absorta, coçou o cabelo desgrenhado, sorriu e respondeu: “Estou indo bem. Só há alguns caracteres que não conheço, terei de pedir a sua ajuda.”

Miguel disse: “Sem pressa. Anote tudo, depois eu ensino. Agora vamos almoçar. À tarde tenho uma consulta externa, venha comigo para aprender.”

Clara, percebendo que era hora do almoço, pensou em voltar para casa. “Então, venho à tarde. Vou para casa agora.”

Ao se preparar para sair, foi impedida por Miguel: “Não precisa voltar para casa, almoce aqui mesmo. Já que será minha assistente, não pensei em te pagar, então as refeições daqui contam como seu salário.”

Clara, consciente de que o trabalho de um assistente de farmácia geralmente envolvia ajudar a moer e secar ervas, e que estar ali estudando de graça já era um favor, entendeu que Miguel, conhecendo sua situação familiar, a acolhera por compaixão. Pensou que, se voltasse para casa, provavelmente ficaria sem almoço. Já que devia a Miguel, que fosse um pouco mais. Decidiu não se fazer de rogada e aceitou com naturalidade: “Agradeço, Miguel.”

“Não há de quê. O almoço está pronto, venha logo comer.” Quem falava era Dona Teresa, que veio chamar para a refeição, conduzindo Clara com simpatia.

Assim que entraram na sala de jantar e viram Dona Marta, Teresa mudou o semblante de imediato. Clara, surpresa com a velocidade daquela mudança de expressão, não pôde evitar um leve sorriso.

Durante a refeição, Clara não deixou de se admirar com a rapidez com que Dona Teresa alternava entre o sorriso afetuoso ao olhar para ela e a expressão sisuda quando se virava para Dona Marta; e, ao retornar o olhar para Clara, voltava a ser carinhosa.

Apesar disso, Clara percebeu que Teresa era diferente da avó de sua própria família. Embora nunca desse um sorriso a Dona Marta, tampouco a maltratava.

Miguel, por sua vez, frequentemente servia comida a Dona Marta. Na casa de Clara, esse gesto já seria motivo de escândalo, mas Teresa parecia tão habituada à cena que sequer comentava.

Depois do almoço, Miguel preparou sua maleta para a consulta e, ao ver Clara com duas tranças simples caindo sobre o peito, sem nenhum coque, achou impróprio para sair e franziu a testa: “Apesar de ser moça, já que será minha assistente, passe a usar o penteado masculino.”

Clara, envergonhada, puxou as tranças. Só sabia trançar o cabelo, nunca tinha feito um coque. Desde que chegara ali, sempre usara tranças, para justificar-se dizia que era mais prático para o trabalho. Com o tempo, todos aceitaram.

Vendo o constrangimento de Clara, Miguel sorriu: “Peça ajuda à Marta.”

Clara concordou e foi procurar Marta, refletindo que precisava aprender a fazer um coque, afinal, iria viver ali e deveria se adaptar.

Marta levou Clara ao quarto, pegou uma fita de cabelo, desfez as tranças, penteou e rapidamente fez um coque, prendendo-o com a fita. Satisfeita, sorriu: “Assim você até parece um rapazinho. Mas seu tio Miguel também… você é uma moça, por que usar penteado de homem? Mesmo que use, o vilarejo é pequeno, todos sabem quem você é.”

Clara riu: “Acho que é porque assim é mais prático para o trabalho. Miguel disse que eu deveria aprender, mas não sei fazer. Você me ensina?”

Marta a empurrou suavemente para fora: “Vá logo. Seu tio está esperando. Quando voltarmos, eu te ensino.”

Clara lembrou-se que Miguel a aguardava. “Então vou.”

Saiu apressada, pegou a maleta de Miguel, colocou-a ao ombro e perguntou, sorrindo: “E agora, Miguel? Pareço uma assistente?”

O jeito travesso de Clara divertiu Miguel, que sorriu satisfeito: “Está perfeita, vamos.”

No caminho, Clara perguntou: “Para onde vamos?”

Miguel suspirou ao lembrar-se do paciente: “É o filho mais velho da família Alves, do vilarejo vizinho. Sofre de um problema na perna. Já trato dele há dois anos, mas sem sucesso. Minhas habilidades são limitadas.”

Ao saber que o tratamento durava dois anos, Clara, por hábito profissional, perguntou: “Qual o problema?”

Para um médico, curar doenças complicadas é a maior satisfação. Miguel, apesar de não ter com quem discutir casos médicos na região, sentiu vontade de desabafar com Clara, mesmo sabendo que provavelmente ela não entenderia: “É estranho, a perna não apresenta nenhum problema evidente, mas ele não sente nada. Procurei em muitos livros, testei vários métodos, tentei estimular a perna, mas nada devolve a sensibilidade.”

Clara, ouvindo a descrição, pensou um pouco: “Não pode ser envenenamento?”

Miguel balançou a cabeça: “Já examinei o pulso dele várias vezes. Não há sinais de envenenamento.”

Clara ficou em silêncio, refletindo sobre as possíveis causas de paralisia nas pernas. Miguel também silenciou, pensando em um método que lera recentemente em um almanaque, sem saber se funcionaria.

Depois de muito pensar, Clara desistiu; havia muitas causas para a paralisia, e sem examinar o paciente não podia dar uma conclusão.

Ao notar Miguel imerso em seus pensamentos, Clara o interrompeu com dúvidas sobre questões que havia encontrado no livro durante a manhã.

Miguel logo se concentrou nas perguntas de Clara e, ao ouvi-las uma a uma, ficava cada vez mais surpreso. Afinal, ela só tinha folheado o “Compêndio das Cem Ervas” uma vez, e mesmo sem conhecer todos os caracteres, demonstrava uma compreensão profunda, formulando questões complexas—era mesmo um prodígio!

Surpreso, Miguel não hesitou em explicar todas as dúvidas de Clara com o máximo de detalhes.

Na verdade, Clara não era exatamente um prodígio como Miguel pensava. Sua memória era excelente, mas o mais importante era sua experiência prévia como médica, mesmo sem ser especialista em medicina tradicional, tinha boa noção, o que facilitava o entendimento.

No caminho, conversaram animadamente. Miguel quase esqueceu que Clara era apenas uma iniciante e o tempo passou rápido. Logo estavam diante do portão da casa da família Alves, no vilarejo vizinho.

Clara, desempenhando seu papel de assistente, carregava a maleta e seguia obediente atrás de Miguel.

Ao entrarem, viram uma senhora de cabelos brancos, corpo volumoso, por volta dos sessenta anos, sentada numa espreguiçadeira no pátio, descascando sementes de abóbora com grande tranquilidade.

Ao ver Miguel e Clara entrarem, ela apenas esboçou um sorriso discreto e disse: “Miguel, que bom que veio. O rapaz está no quarto. Não vou acompanhá-los.”

Olhou rapidamente para Clara, notando tratar-se de uma jovem assistente, e voltou a recostar-se, continuando a descascar as sementes.

Clara não pôde deixar de admirar as avós daquele lugar, todas tão distintas.

Miguel, acostumado com o jeito da senhora Alves, respondeu sorrindo e se dirigiu à ala dos fundos.

Clara notou que a casa dos Alves tinha uma disposição parecida com a da sua família, mas era visivelmente mais bem cuidada. Todas as construções eram de tijolo e telha, ao contrário de sua casa, onde apenas o edifício principal tinha telhado de cerâmica, o restante era de palha.

Seguindo Miguel até o fundo, Clara ficou impressionada com o quintal: cheio de pessegueiros já com pequenos frutos, sem criação de galinhas ou porcos. Havia duas casas de tijolos bem construídas e o pátio era limpo e arrumado.

Não havia ninguém no quintal; em toda a casa, Clara só encontrara a senhora de cabelos brancos no pátio da frente.