Capítulo Cinquenta e Seis: A Noite de Núpcias
Mingyue olhou para o barril fumegante perto do suporte de lavatório, ao lado da penteadeira, e pensou em lavar o rosto primeiro, remover a maquiagem e os ornamentos e penteados complexos, para só depois arrumar os seus dotes.
Concha duas porções de água quente na bacia de madeira, pegou o tecido branco no suporte e o mergulhou na água. Lembrando-se das palavras de Wu You antes de partir, ergueu o olhar com alguma apreensão na direção de Li Yun, que continuava a ler do outro lado:
— V-você quer lavar o rosto?
Li Yun ergueu os olhos para Mingyue, pousou o livro que segurava e disse:
— Traga aqui.
— O quê?
Li Yun olhou para o tecido que Mingyue havia retirado da água quente e, vendo que ela permanecia imóvel, viu-se obrigado a repetir:
— O tecido.
— Ah? Oh. — Mingyue finalmente reagiu e, envergonhada, estendeu o tecido torcido, pensando consigo mesma: "Por que será que fiquei tão tonta?"
Entregou o tecido a Li Yun. Depois que ele limpou o rosto e as mãos e devolveu o pano, Mingyue começou a lavar o próprio rosto, retirando toda aquela camada confusa de rouge e pó de arroz. Com certo desgosto, jogou a água descolorida da bacia ao pé da árvore no pátio, buscou um novo punhado de água limpa e enxaguou o rosto mais uma vez, sentindo-se enfim mais confortável.
Em seguida, retirou os ornamentos da cabeça, desfez o intrincado penteado de noiva e prendeu os cabelos com uma fita vermelha, dedicando-se então a arrumar os seus dotes.
Primeiro, organizou as joias e adereços da penteadeira dentro do estojo; depois, dobrou e guardou os cobertores e as roupas no armário.
Quando terminou quase tudo, planejou cuidar das tâmaras vermelhas e das longans espalhadas sobre a cama.
Ao levantar o olhar, viu que o homem continuava absorto na leitura do livro. Soltou um suspiro íntimo: seria a sua presença assim tão insignificante?
Esforçou-se por conter a sensação de desapontamento, caminhou até a beira da cama e começou a recolher os frutos secos, como as tâmaras e as longans. Mingyue não imaginava que, no exato momento em que abaixara a cabeça, a pessoa ao lado havia erguido os olhos do livro para fitá-la.
Li Yun contemplou involuntariamente a mulher atarefada ali perto. Afinal, aquela garota não era tão feia assim; o rosto sem uma gota de maquiagem estava tingido de um branco rosado devido ao esforço recente, e os longos cabelos presos frouxamente por uma fita vermelha balançavam ao sabor de seus movimentos, flutuando pelas suas costas. O vestido de noiva, de um vermelho vibrante, acentuava a silhueta delicada e esbelta, compondo um cenário harmonioso e belo.
Terminada a arrumação, Mingyue ergueu a cabeça, soltou um longo suspiro e tencionou buscar água para lavar o suor do corpo e trocar de roupa. No entanto, ao olhar para cima, deparou-se com Li Yun sentado à escrivaninha, lendo.
Mingyue parou estancada. Onde tomaria banho? Onde trocaria de roupa? Não havia sequer um biombo no quarto para garantir a privacidade.
Apesar de já ser uma mulher casada e aquele homem ser o seu marido, Mingyue ainda não tinha tanto desassossego. Apertando os dentes, decidiu que teria de aguentar.
Dirigiu-se então ao suporte de lavatório e passou o tecido rapidamente pelo rosto, enxugando o suor.
O dia começava a escurecer. As velas vermelhas, acesas propositalmente um pouco antes no aposento, projetavam uma luz suave e âmbar que iluminava o interior, tingido de vermelho em cada canto.
A apreensão de Mingyue intensificava-se. Na noite de núpcias, o que Li Yun faria? E o que ela mesma deveria fazer?
Com o olhar inquieto, balbuciou:
— Diga-me... você está com fome?
Li Yun ergueu os olhos para Mingyue e permaneceu em silêncio. A própria Mingyue achou a pergunta descabida; afinal, não havia sequer uma hora desde a última refeição?
O que deveria fazer agora, então? Permaneceu estática no meio do quarto.
De súbito, Li Yun pousou o livro e disse-lhe:
— Traga-me uma bacia com água.
Mingyue obedeceu prontamente. Encheu a bacia e, seguindo as instruções de Li Yun, colocou-a diante dele, compreendendo só então que ele pretendia lavar os pés.
Ao ver Li Yun curvar-se por conta própria para mergulhar as duas pernas dormentes na água, um aperto incômodo invadiu o peito de Mingyue. Ela aproximou-se para ajudar, mas Li Yun deteve-se um instante, repeliu-lhe o gesto e murmurou friamente:
— Eu mesmo faço.
Com o olhar perplexo, Mingyue observou Li Yun terminar de lavar os pés e arrastar-se vagarosamente até a cama, onde deitou-se de roupas vestidas sobre o leito escarlate. Uma dor inexplicável apertou-lhe o coração.
Após esvaziar a bacia e arrumar os utensílios, Mingyue hesitou, tomada de nervosismo e ansiedade: deveria deitar-se ali também?
Antes que pudesse dar qualquer passo, a voz gélida de Li Yun ecoou do leito:
— Há um divã ali.
O passo que Mingyue estava prestes a dar congelou no ar. Olhou para o pequeno divã junto à parede; já achara estranha a presença daquele móvel ali, mas agora compreendia que fora preparado para ela. O rosto de Mingyue enegreceu levemente. Havia um planejamento meticuloso demais ali.
Seu senso de justiça revoltou-se, e o nervosismo deu lugar ao descontentamento. Por que razão teria de dormir no divã logo no primeiro dia de casados, na própria noite de núpcias?
"Nem pensar!", gritou Mingyue em silêncio. A timidez e o temor diante de Li Yun dissiparam-se; avançou resoluta, tirou os sapatos e preparou-se para subir na cama.
Sentindo a aproximação, Li Yun, que mantinha os olhos fechados, abriu-os de repente. Com um reflexo condicionado, moveu a manga num gesto rápido, e Mingyue caiu sentada no chão.
Com o rosto rubro de fúria, Mingyue apontou para o homem sobre o leito:
— V-você...
Li Yun fizera aquilo por mero reflexo e não esperava que a arremessasse ao chão. Sentiu um pingo de remorso, mas manteve a expressão impassível, como se nada tivesse acontecido, e tornou a fechar os olhos.
Inconformada, Mingyue levantou-se, bateu a poeira das nádegas e, sem importar-se com os pés descalços e as roupas empoeiradas, tornou a subir na cama.
Li Yun abriu os olhos novamente. Desta vez, conteve-se e não a expulsou, limitando-se a dizer friamente, no momento em que ela tentava ultrapassá-lo para alcançar o lado de dentro:
— Vá lavar os pés e trocar de roupa.
Ele simplesmente não suportava o cheiro de poeira.
— Ah... — Mingyue deteve-se, embaraçada. Sua razão finalmente retornou e, recolhendo o pé que estava prestes a apoiar na cama, desceu e obedeceu, indo lavar os pés e trocar de veste.
Como Li Yun estava deitado e não conseguia ver para aquele lado, Mingyue pôde secar o suor tranquilamente com a toalha. Des 태ou com pressa o intrincado vestido de noiva vermelho e vestiu o pijama novo que sua mãe lhe fizera.
A ordem para lavar os pés e trocar de roupa significaria que ele pretendia consumar o casamento? Entreteve-se com pensamentos desencontrados, ora apreensiva, ora esperançosa. Retornou à beira da cama com o coração palpitante e sentou-se timidamente na borda.
— No divã.
A atmosfera romântica que Mingyue criara em sua mente desfez-se por completo com aquelas poucas palavras. Depois de tanto esforço para lavar os pés e trocar de roupa, continuaria a ser banida para o divã? Por quê, afinal? Hump!
Fingindo não ter ouvido a advertência de Li Yun, tornou a subir na cama e, sem cerimônia, passou por cima dele para deitar-se do lado de dentro.
Resignado, Li Yun sentiu certa impotência. Já a havia empurrado para o chão uma vez; seria descabido fazê-lo de novo. Acabou por ceder, embora nem ele próprio compreendesse em que momento se tornara tão transigente.
A cama era estreita o bastante para caber apenas duas pessoas. Deitada do lado de dentro, o braço de Mingyue roçava no braço do homem ao lado, cuja respiração e aroma preenchiam o espaço. Sendo a primeira vez que dividia o leito com um homem, a impetuosa e corajosa Mingyue de instantes antes murchou por completo, mantendo o corpo rígido e tomado pela tensão.
O quarto permanecia em absoluto silêncio. Mingyue mantinha os olhos cerrados, imóvel no canto mais interno, ouvindo apenas a respiração suave do companheiro e as batidas descompassadas do próprio coração.
Não ousava mover-se, nem tampouco respirar fundo. Permaneceu assim, tensa e estática, até que, sem que soubesse precisar quanto tempo havia passado, rendeu-se ao sono que a invadia e adormeceu profundamente.
Para Li Yun, tampouco era fácil acostumar-se à presença de outra pessoa ao seu lado. Embora estivesse de olhos fechados, não conseguia dormir. De repente, sentiu a figura ao seu lado mover-se; uma mão pousou sobre o seu peito, seguida por uma perna que envolveu a sua cintura, e logo um corpo pequeno e aquecido colou-se inteiramente ao seu lado direito, exalando uma fragrância suave.
Franzindo o cenho, Li Yun ergueu o braço na tentativa de afastar a criatura que o abraçava.
— Não amole — resmungou Mingyue sonolenta, agarrando-se a ele como um polvo.
Incapaz de afastá-la de imediato, Li Yun franziu ainda mais a testa. Aplicou força nos braços, primeiro empurrando a perna que cingia sua cintura e, em seguida, desvencilhando-se do corpo colado ao seu lado. Com um ligeiro impulso das mãos contra o colchão, seu corpo elevou-se no ar e, num piscar de olhos, aterrissou no pequeno divã encostado na parede oposta.
Lançando um olhar à mulher que dormia profundamente na cama, abraçada ao cobertor, Li Yun soltou um suspiro resignado, aconchegou-se no divã e fechou os olhos.
Fiel aos seus rigorosos hábitos matinais, Mingyue despertou bem cedo. Após espreguiçar-se e abrir os olhos, deparou-se com o edredom de brocado vermelho e recordou-se de imediato de que estava casada, trazendo à memória todos os acontecimentos da noite anterior. Olhou rapidamente para o lado: ué, vazio?
Ele que dormira do lado de fora... Mingyue sentou-se, coçou a cabeça, intrigada, sem compreender como ele fora parar no divã.
No divã, Li Yun despertara com o mínimo movimento de Mingyue, mas manteve-se de olhos fechados, fingindo dormir.
Desconhecendo que o homem já estava acordado, Mingyue, temendo perturbá-lo, levantou-se com passos leves e dirigiu-se ao armário para vestir um conjunto de roupas.
Sentou-se à penteadeira e tentou recordar os ensinamentos da mãe sobre como pentear o cabelo de uma mulher casada. Após lutar com os fios por um bom tempo, desistiu com um suspiro frustrado e amarrou o cabelo rústica e apressadamente com uma fita num rabo de cavalo. Mingyue sentia-se inconformada: com mãos tão hábeis para tantas coisas, por que diabos não conseguia dar jeito naquele penteado?
Ela mal sabia que, do outro lado, um par de olhos semiabertos acompanhara cada um de seus movimentos.
Saiu do quarto na ponta dos pés. O dia mal clareava e a residência inteira permanecia em silêncio. Mingyue praticou uma série de socos e pontapés no quintal dos fundos para aquecer os membros e, guiada pelas memórias da véspera, seguiu em direção à cozinha da família Li.