Capítulo Sessenta e Um: A Origem da Doença nas Pernas

A Camponesa Reencarnada e sua Habilidade para Administrar o Lar YJ Fada Zixia 3204 palavras 2026-07-30 05:57:26

O quarto estava silencioso, restando apenas o som suave da respiração e o cricri dos insetos, tão característico das noites de verão, que vinha de fora.

Habituado a passar longos períodos sozinho, Li Yun custava a adormecer com a presença de outra pessoa tão próxima. Quando finalmente começava a cair num sono leve, sentiu de repente uma mão surgir sobre o seu peito, sobressaltando-o num instante, seguida pela sensação de uma perna a pousar-lhe na cintura.

Aquela mão abraçou-lhe o pescoço lentamente, e em seguida o rosto da pessoa ao lado afundou-se por completo na curva do seu pescoço, bafejando-o com uma respiração morna e suave.

Li Yun franziu o sobrolho, ergueu as duas mãos e esforçou-se por afastar quem estava ao seu lado, mas apenas obteve em troca um murmúrio de desagrado:
— Urso parvo, não te mexas.

Os braços e as pernas, contudo, apertaram-se ainda mais contra ele, colando-se firmemente ao seu corpo.

Li Yun viu-se forçado a parar, intrigado. O que seria um "urso parvo"? Aproveitando a brecha, a pessoa ao lado atreveu-se a avançar ainda mais, deitando-se inteiramente sobre o lado direito de Li Yun, enlaçando-lhe o pescoço com o braço e abraçando-o por completo.

Soltando um suspiro resignado — afinal, até a pequena marquesa havia sido retirada do quarto e ele só podia conformar-se —, Li Yun deixou-se ficar com a figura alheia estendida sobre si e fechou os olhos.

Por mais pesado que fosse o seu sono, Mingyue forçou-se a acordar a meio da noite. Ela lembrava-se perfeitamente de que tinha uma tarefa importante para cumprir, a qual devia realizar enquanto Li Yun estivesse a dormir.

Contudo, ao despertar e dar conta da posição em que dormia, o rosto de Mingyue avermelhou-se na escuridão. Ela simplesmente tratara um homem feito como se fosse o seu antigo boneco de peluche em forma de urso: tinha uma perna montada sobre o corpo dele, um braço firmemente enlaçado ao seu pescoço e todo o tronco apoiado sobre metade do corpo do rapaz.

Mingyue afastou a perna com extremo cuidado, erguendo depois o braço que repousava no pescoço dele, aterrorizada com a ideia de acordar o companheiro de quarto. Quando os seus olhos se habituaram à penumbra, guiando-se pela ténue claridade que entrava pela janela, tateou às cegas até alcançar as pernas de Li Yun.

Com uma fonte de calor tão grande deitada em cima de si, como poderia Li Yun adormecer? Ele tinha conseguido adormecer a custo, num sono leve, e quando Mingyue despertou e começou a mover-se, o sono frágil de Li Yun dissipou-se de imediato. Ele apenas manteve-se imóvel devido à posição em que se encontravam, querendo evitar o constrangimento caso ambos acordassem.

Assim que Mingyue, agindo com furtividade, começou a tatear o seu corpo na escuridão, Li Yun franziu o sobrolho, enquanto o seu cérebro processava pensamentos a toda a velocidade: "Quem a terá enviado? A mandado de quem anda? E como conseguiu disfarçar-se de Mingyue da Aldeia da Montanha Exterior? Qual será o seu objetivo?"

Enquanto Li Yun se perdia em conjecturas sobre as mais diversas possibilidades, aquela mão tateante acabou por alcançar as suas pernas dormentes. Em seguida, ouviu um sussurro sumido, carregado de interrogações:
— Os ossos parecem todos inteiros... Será mesmo envenenamento?

Logo a seguir, aquela mão agarrou-lhe o pulso direito e começou a tomar-lhe o pulso.

Os pensamentos de Li Yun turbilhonavam na sua mente. Se antes duvidava das intenções de Mingyue, os atos dela naquele momento destruíram tais suspeitas, deixando-o com um misto de emoções no peito. Aquela miúda ainda não tinha desistido de curar-lhe as pernas; não admira que estivesse tão obcecada com os livros de medicina e venenos guardados na estante dele.

Nesse instante, ocorreu a Li Yun uma ideia: e se a deixasse tentar? Contudo, ele já havia consultado os maiores especialistas de todas as regiões e nenhum conseguira curar-lhe as pernas. Teria ela alguma solução? Provavelmente estava destinada a desiludir-se, por isso mais valia esquecer o assunto.

Ainda assim, mesmo que ele recusasse, com a teimosia que aquela rapariga demonstrava, dificilmente desistiria facilmente.

Nesse preciso momento, um pensamento fugaz cruzou a mente de Li Yun: se esta miúda se deu a tanto trabalho para casar com ele, não terá sido por causa das suas pernas? Teria sacrificado a própria felicidade apenas para curar as suas pernas? Mas, afinal, o que a movia? Seria uma obsessão pela arte médica ou haveria ali um propósito oculto?

Enquanto Li Yun divagava por entre os mais variados pensamentos, Mingyue, alheia a qualquer anormalidade por parte dele, continuava a examinar-lhe o pulso de cenho a sobrolho, murmurando para consigo mesma:
— Tomar o pulso definitivamente não é para mim; um estetoscópio é que era útil.

Soltando o pulso com um suspiro derrotado — o pulso não indicava nada de útil, pois nada conseguira apurar —, Mingyue concebeu um novo plano: se se tratasse mesmo de veneno, o sangue decerto conteria vestígios tóxicos. Bastaria encontrar uma oportunidade para recolher uma gota do sangue das pernas de Li Yun e levá-la para o seu padrinho analisar; quem sabe se não obteria resultados.

Contudo, para conseguir o sangue das pernas de Li Yun, teria de aguardar por outra ocasião. Com este pensamento, Mingyue retirou a mão e aconchegou-se docemente no lado interior da cama.

— As minhas pernas foram envenenadas.

A voz de Li Yun soou de repente ao seu lado, sobressaltando Mingyue.

Engolindo o susto, Mingyue respondeu gaguejante e visivelmente constrangida:
— Tu... tu ainda não tinhas adormecido?

Li Yun emitiu um leve "hum" e prosseguiu com o que dizia:
— Foi um veneno desconhecido. Uma agulha de prata envenenada atingiu-me o tornozelo, e o veneno começou a espalhar-se por toda a perna. Felizmente, na altura, recorremos a alguém com uma energia interna formidável, que conseguiu conter o veneno abaixo da minha cintura com a sua própria força interior; caso contrário, o veneno ter-se-ia propagado aos meus órgãos vitais e eu já estaria morto. No entanto, as minhas pernas perderam a sensibilidade desde então. Mais tarde, procurei inúmeros médicos famosos e especialistas em venenos, mas nenhum foi capaz de desintoxicar o meu corpo. E o mais curioso é que este veneno é deveras singular: embora as minhas pernas estejam dormentes, há mais de dois anos que, exteriormente, elas parecem perfeitamente normais.

Ao ouvir o relato de Li Yun, Mingyue mergulhou em profundas reflexões. Eram demasiadas questões a exigir a sua atenção: a energia interna podia conter veneno? Existia ali a lendária energia interna das artes marciais ancestrais? Se o veneno conseguia espalhar-se, fazia-o obrigatoriamente através da corrente sanguínea; mas como seria possível usar a energia interna para o conter na cintura? E se dispunham de energia interna, porque não a utilizavam para expulsar o veneno para fora do corpo?

Incapaz de responder a tal enxurrada de dúvidas, Mingyue acabou por reter apenas uma:
— Visto que a energia interna consegue conter o veneno, porque não usá-la para o expulsar?

Li Yun soltou um suspiro:
— O veneno fundiu-se com o sangue; nem a energia interna consegue dar jeito. A única forma de o eliminar seria sangrando o corpo todo.

Mingyue replicou de imediato:
— Então basta fazer uma sangria.

Para Mingyue, aquilo não era obra do outro mundo: bastava encontrar sangue compatível em quantidade suficiente e proceder a uma transfusão.

Ao ouvir o tom tão despreocupado de Mingyue, Li Yun emudeceu, mergulhando num silêncio repentino.

Mingyue soltou um suspiro subtil; tinha-se esquecido, uma vez mais, do ambiente em que se encontrava. Sem quaisquer equipamentos médicos à disposição, realizar uma transfusão de sangue estava longe de ser simples.

Contudo, Mingyue não era mulher de baixar os braços facilmente. Na escuridão, virou a cabeça na direção de Li Yun e propôs:
— Talvez eu possa tentar. Podes dar-me um pouco do sangue das tuas pernas para eu analisar?

Li Yun emitiu um "hum". Já que ela demonstrava tanta insistência, que fizesse o que bem entendesse:
— Dorme. Falamos disso amanhã.

Mingyue não esperava que Li Yun acedesse. Sabendo que não precisaria de agir às escondidas e que ainda contaria com a cooperação do paciente, sentiu-se radiante. Respondeu com um murmúrio suave, virou-se para o seu lado, ajeitou-se e fechou os olhos.

Havia tanto tempo que não falava da doença nas suas pernas. Ao recordar o passado, as memórias que mantinha trancadas a sete chaves começaram a ecoar na sua mente, impedindo Li Yun de adormecer durante longas horas.

Só quando a companheira o voltou a usar como se fosse um urso de peluche é que Li Yun conseguiu afastar as recordações. Lutou por momentos contra aquele polvo humano que o agarrava, mas, perante a derrota inevitável, acabou por se render e deixá-la fazer o que queria.

Ao acordar bem cedo, Mingyue deu por si novamente pendurada em cima de Li Yun, tal qual um polvo. O seu rosto corou intensamente e, num ápice, retirou braços e pernas de cima dele. Ergueu o olhar para o rapaz, que continuava de olhos fechados: ainda a dormir, graças aos céus. Mingyue soltou um suspiro de alívio.

Contudo, ao contemplar aquela fisionomia perfeita, quase demoníaca na sua beleza, Mingyue ficou enfeitiçada. Apoiou o cotovelo no travesseiro, segurou o queixo com a palma da mão e, incapaz de conter o impulso, estendeu o dedo livre para apertar o nariz altivo de Li Yun, murmurando para consigo:
— Parece mesmo um duende.

Os olhos de Li Yun abriram-se de repente, sobressaltando Mingyue, que recolheu a mão a toda a pressa e disse, forçando um sorriso embaraçado:
— Bem... estavas a babar-te, vinha só limpar-te.

Li Yun fitou-a com um sobrolho ligeiramente contraído e um olhar impávido. Pensou consigo mesmo: esta miúda consegue mentir com tanta naturalidade? A saliva costuma escorrer para a zona do nariz?

Sentindo-se desconcertada perante o olhar de Li Yun, Mingyue saltou da cama apressadamente e, enquanto passava por cima do corpo dele, desculpou-se:
— Ora bem, já se faz tarde, vou levantar-me.

Enfiando os sapatos de qualquer maneira, Mingyue disparou a correr em direção à porta. Deitado na cama, Li Yun observou a silhueta dela com resignação, vendo-se obrigado a alertá-la:
— Viste-te.

Mingyue olhou para baixo e reparou que ainda trazia vestidos a camisa e os calções de dormir. Deu meia-volta, sorriu com um desajeitado embaraço para Li Yun, correu de volta à cama em dois passos largos e agarrou nos seus vestidos, envergando-os à pressa. Num piscar de olhos, já estava outra vez junto à porta; e, ao sair, ainda teve o cuidado de levar consigo o balde de madeira que estava ao pé do suporte para lavar o rosto.

Vendo a figura trapalhona de Mingyue fugir em desabalada carreira, Li Yun abanou a cabeça com um sorriso irónico e tornou a fechar os olhos. Sem aquele polvo por perto, podia finalmente desfrutar de um sono descansado.

Quando Mingyue regressou com o balde cheio de água, reparou que Li Yun continuava a dormir. Despachou-se com movimentos silenciosos, apanhou a bacia e a toalha e foi lavar-se ao pátio. Em seguida, tencionava ir ajudar à cozinha, mas a tia Wu enxotou-la de lá, mandando-a cuidar do marido.

Lembrando-se de que Li Yun ainda dormia, Mingyue fez beicinho. Sem nada para fazer, decidiu treinar um pouco nas traseiras da casa: deu algumas voltas a correr pelo quintal e praticou uma sequência de artes marciais. Acabou banhada em suor, o que a deixou visivelmente irritada, obrigando-a a buscar mais água para se lavar à pressa num compartimento vazio, enquanto jurava a si mesma que, na sua ida à Grande Montanha Fria nesse dia, havia de dar um mergulho a sério num lago.