Capítulo 3: Não me deixe encontrar você!
Acendendo as luzes da sala, a iluminação amarela e quente preencheu todo o ambiente. As paredes acinzentadas, sob aquela luz, pareciam carregar consigo as marcas do tempo. Mas isso não incomodava a Xá Zhi; na verdade, ele não se importava nem um pouco — afinal, o apartamento era bastante seguro.
Jogando a mochila no sofá sem muita cerimônia, Xá Zhi se preparou para tomar banho. Com uma muda de roupas nos braços, entrou no banheiro, que ocupava um sexto do apartamento. Diante do espelho, encarou seu próprio rosto inexpressivo e desprovido de qualquer traço marcante.
A aparência era absolutamente comum, talvez levemente delicada, o corpo magro, mas não ao ponto de parecer frágil ao vento, altura mediana, físico normal — em suma, um perfeito exemplar das características mais banais; alguém que, numa multidão, desapareceria de vista em segundos.
E Xá Zhi não tinha do que reclamar. Uma vida sem sobressaltos era tudo o que desejava. Aqueles protagonistas de histórias fantásticas, com poderes especiais, viagens no tempo ou vidas reencarnadas, todos viravam personagens de romances — a vida comum, essa sim, era rara.
O plano de Xá Zhi era simples: estudar, entrar para a universidade, voltar ao país, arranjar um bom emprego, passar pela experiência de encontros arranjados, casar-se, ter filhos e envelhecer. Isso lhe bastava — nada de grandes reviravoltas, apenas tranquilidade.
Diferente da maioria dos japoneses, Xá Zhi não apreciava banhos de imersão. Limitava-se ao chuveiro, e apenas de vez em quando, quando estava cansado ou tinha tempo de sobra, permitia-se um banho de banheira. Também não tinha o hábito de se banhar todos os dias — a cada dois dias, talvez.
Tentara um dia seguir o costume japonês, tomando banho de banheira diariamente por uma semana. O resultado foi uma pele pior do que antes, levando-o a suspeitar que a estrutura cutânea dos japoneses era diferente da dos chineses.
Tomou banho rapidamente e, de pijama, sentou-se na cama, encostado na parede. Pegou o romance que começara na noite anterior e um dicionário japonês-português. Apesar do hábito, já fazia duas semanas que conseguia ler longos trechos sem consultar o dicionário. De fato, aprender um idioma depende muito do ambiente.
O romance se chamava “Eu e Ela Segurando Firmemente um Futuro Comum”, de Takeshi Akizuki. Xá Zhi não tinha certeza se “Akizuki” era um sobrenome real no Japão. Procurara na internet, mas ao invés de confirmar o sobrenome, descobrira que Takeshi Akizuki era um autor de light novels extremamente popular, e aquele era seu sétimo livro publicado.
Os outros seis tinham títulos como “Um Mundo Colorido e Brilhante”, “O Passado em Preto e Branco”, “Um Presente Tranquilo” — todos com aquela mesma atmosfera intensa e familiar. “O Futuro Comum” era o terceiro que Xá Zhi lia; terminando, completaria a trilogia passado-presente-futuro. Curiosamente, não encontrara relação alguma entre os três: nem personagens, nem cenários, nada que os conectasse.
De certa forma, esse autor era assustadoramente talentoso, pensou Xá Zhi, sem saber quando começara a admirá-lo dessa forma.
No entanto, a verdade é que as histórias eram boas. Acostumado aos romances longos e cheios de reviravoltas de sua terra natal, Xá Zhi sentia-se fascinado por aquelas narrativas simples. E como precisava estudar japonês, comprara logo a coleção inteira. Dos sete volumes, só o que segurava estava fora da estante — os outros estavam organizados na escrivaninha.
Depois de mais de uma hora lendo, Xá Zhi notou que chegara à metade do livro. Consultou o relógio: dez e vinte. Colocou um marcador na página, fechou o livro e o pôs na cabeceira. Pegou o notebook, ligou-o e conectou à internet.
A conexão era extremamente estável e rápida — nisso, Xá Zhi estava mais do que satisfeito. Afinal, o ser humano é um animal que pode sobreviver apenas com celular, computador e Wi-Fi. Se discorda, tente largar o seu telefone por um dia.
A área de trabalho do computador era simples: um navegador, um aplicativo de mensagens, um reprodutor de música, um de vídeos e um ícone circular azul com um braço mecânico branco ao centro, identificado como “O Abismo da Felicidade”.
Xá Zhi clicou duas vezes no ícone, pegou um controle de videogame de fabricação nacional na gaveta, sentou-se de pernas cruzadas, apoiou o notebook no colo, conectou o controle e iniciou o “Imortais III”. Uma semana antes, passara uma tarde inteira duelando com um brutamontes de espada cravada no peito, morrendo incontáveis vezes até desinstalar o jogo de raiva. Ontem, depois de ver todos os filmes baixados, reinstalou o jogo.
Diferente de certos jogadores lendários da indústria, Xá Zhi não gastava muito tempo modelando o rosto do personagem, mas pelo menos não criava aberrações ou heróis épicos. Escolhia uns números aleatórios e pronto. Jogava com um guerreiro — ao menos assim tinha uma armadura decente.
Com dificuldade, chegou novamente ao brutamontes, puxou a espada do peito da criatura, recuou dois passos, e, no exato momento em que a lâmina longa do inimigo estava prestes a atingi-lo, defendeu.
Meia barra de vida desapareceu. Bebeu uma poção, mas permaneceu impassível.
Os dedos se moviam freneticamente. O brutamontes girou e lançou outro ataque devastador. Defesa!
Meia barra de vida a menos outra vez. Rolou duas vezes para trás, tentou beber outra poção, mas antes de terminar, recebeu um combo do inimigo e voltou ao ponto inicial.
“Se eu tentar defender de novo, eu como o meu chapéu!”
Uma hora depois, restava-lhe apenas um fio de vida. As três poções já haviam sido consumidas, e o brutamontes, coberto por um líquido negro, tombou ao chão.
“Seu desgraçado! Consegui! Hahahaha!”
Xá Zhi soltou três gargalhadas, saiu do jogo, clicou com o botão direito no “Imortais III” e desinstalou.
“Pff! Espero nunca te encontrar de novo!”
Eram já onze e meia. Não era ainda seu horário habitual de dormir, mas como não havia mais nada a fazer e teria aula pela manhã, resolveu deitar cedo.
Enfiou-se sob as cobertas. Assim que fechou os olhos, o celular tocou. Provavelmente uma mensagem ou e-mail. Olhou o aparelho: era um e-mail do msn. O serviço ainda tinha muitos usuários, mas não era tão popular quanto os aplicativos de chat nacionais. Nos últimos anos, o line dominara o mercado, relegando o msn a segundo plano.
Aliás, os grandes empresários do país eram mesmo imprevisíveis: uma empresa lançando dois aplicativos de mensagens para competir entre si; dois jogos do mesmo gênero disputando o próprio mercado; até nos jogos de celular, a mesma coisa. Dinheiro demais, talvez.
A mensagem vinha do café, ou seja, do gerente. Como sabia disso? Porque só havia eles dois naquele grupo...
Grande Gerente [Xá Zhi, já está dormindo?]
Pequeno Funcionário [Já dormi.]
O tal Grande Gerente, claro, era o sem-vergonha do dono do café. E o Pequeno Funcionário... bem, já viu algum patrão que diz: “Se não mudar seu nome para esse, desconto duzentos ienes do seu salário todo dia”?
Xá Zhi já vira.
Gerente: [Sem enrolação. Xá Zhi, traga uma caixa de giz de cera quando vier amanhã. Xiaoyao vai usar.]
Xá Zhi: [Xiaoyao é sua filha, não é? Por que não compra você mesmo?]
Gerente: [Nunca comprei esse negócio, não sei qual é o melhor. Traz pra mim, por favor.]
Xá Zhi: [Tá bem. Quantas cores?]
Gerente: [Doze tá ótimo.]
Xá Zhi: [Entendido. Compro depois da aula.]
Gerente: [Sabia que podia contar com você. Não foi à toa que arrumei uma namorada para você.]
Xá Zhi: [Cale-se! Sem vergonha! Não difame minha reputação.]
Gerente: [Se não for agora, será depois. Força! Vou dormir. Até amanhã.]
Xá Zhi: [Seu cretino!]
Por algum motivo, Xá Zhi perdeu o sono.
Solteiro desde que nasceu, ainda assim era um adolescente, e por mais que tentasse evitar, sua mente não deixava de imaginar.
“Uma namorada, hein?”
Lembrou-se de Maeda Mayumi, recém-chegada naquela tarde: bonita, corpo bonito, estudiosa, família rica. Talvez fosse mesmo bom ter uma namorada assim.
Bateu levemente no próprio rosto. “Que bobagem estou pensando? Normal, só quero uma vida normal.”
Deixou Maeda de lado e fechou os olhos. Amanhã haveria muito o que fazer.
Dormiu profundamente e, ao abrir os olhos, era manhã. Seis e meia. Sentou-se, bocejou, espreguiçou-se e preparou-se para mais um dia. Vestiu-se rapidamente e foi até a cozinha, que dava para a sala, prendendo o avental.
Primeiro, fritaria um ovo para o café da manhã; o almoço pensaria mais tarde. Abriu a geladeira e ficou em silêncio diante do vazio. Mudança de planos, então. Tirou o avental e saiu em direção à loja de conveniência mais próxima.
“Bem-vindo!”
Comprou dois pães e uma garrafa de leite e voltou para casa. Esquentou o leite, comeu um pão enquanto arrumava a mochila e, terminando, guardou o outro pão para depois. Bebe o leite de um só gole, imitando um herói dos romances clássicos.
A geladeira, agora, tinha apenas meia garrafa de leite. Mochila nas costas, saiu para a escola. Em cerca de dez minutos, já estava na porta. Ainda havia poucos alunos chegando, e quase todos, exceto um ou outro, eram membros do comitê de disciplina.
Para garantir que nenhum estudante entrasse com objetos proibidos, os zelosos e honrados membros do comitê trabalhavam duro todas as manhãs, protegendo a pureza da vida escolar.
O comitê chegava sempre cedo, então Xá Zhi não se importou. Não carregava nada proibido consigo. Quem liderava o grupo era Chihaya Yui, uma bela aluna do segundo ano. Mas, segundo as vítimas — quer dizer, os informados —, ser notado por ela era pedir para se tornar alvo de todo o comitê. Aliás, o comitê de disciplina parecia ser menos um órgão regulador e mais um fã-clube de Chihaya Yui, e dos mais fervorosos.
Repetindo mentalmente “você não me vê, você não me vê, você não me vê”, Xá Zhi entrou no colégio a uma velocidade nada suspeita.
(Fim do capítulo)