A arte imita a vida, mas a supera.
Capítulo 56
A arte imita a vida e vai além dela.
Ao empurrar a porta, quem entrou foi mais um dos clientes habituais da cafeteria, embora, para ser sincero, só naquele exato momento é que Tatsuki teve a sensação de reconhecer alguém familiar. Se lhe perguntassem o nome exato daquela pessoa de afogadilho, talvez ele tivesse certa dificuldade em responder, mas, pelo menos naquele nível, ele conseguia disfarçar bem.
— Seja bem-vindo. Vai querer algo?
— Ora, hoje só o Tatsuki-kun está por aqui? Que raridade.
— Mais do que uma raridade, acho que isso já está virando rotina.
O cliente soltou uma risada cordial e escolheu um lugar qualquer para se sentar.
— Me traga um café preto, sem nada dentro.
— Isso vai ser bem amargo.
— É justamente neste verão escaldante que precisamos de algo mais amargo.
— Um momento, por favor.
Apesar de Tatsuki não ver muita relação entre o calor intenso e o amargor, considerando a conexão entre uma insolação e certos remédios tradicionais de gosto duvidoso, fazia um certo sentido. No momento, bastava-lhe cumprir suas obrigações. Primeiro, porque ele não tinha o dom da palavra para convencer o cliente a mudar de ideia; segundo, porque mesmo se o fizesse, não teria nada melhor para recomendar. Em vez de sair para sofrer com o calor excessivo do verão, era muito mais agradável ficar no interior do estabelecimento aproveitando a brisa do ventilador.
De repente, deu-lhe uma vontade imensa de beber algo alcoólico...
Se o calor era uma espécie de doença, as coisas geladas eram indubitavelmente o remédio para aliviar tal aflição. Água gelada e ventiladores eram as opções mais comuns, mas, se alguém quisesse sentir aquela sensação imediata de transição entre o inferno e o paraíso, só mesmo um refrigerante bem gelado ou uma cerveja estupidamente gelada, com todo o seu impacto revigorante. Para o corpo humano, aquilo podia ser considerado um verdadeiro tesouro capaz de restaurar a energia vital por completo.
Contudo, por ora, ele só podia ficar imaginando. Além de ainda estar em horário de trabalho, mesmo se estivesse de folga, a cafeteria não vendia bebidas alcoólicas. Quanto ao fardo que pedira ao gerente para comprar da última vez, já havia acabado dias atrás. A quantidade não era grande e, com aquele calor insuportável, não era de estranhar que tudo tivesse sumido num piscar de olhos.
Tatsuki levou o café até o cliente e, logo em seguida, retornou ao balcão. Antes mesmo de conseguir se sentar, alguém o chamou de um dos cantos do salão.
— Tatsuki! Tatsuki! — Ritsuka acenava freneticamente para ele. Tatsuki aproximou-se.
— Eu já não disse para parar de gritar?
— Deixando esse pequeno detalhe de lado, que tal irmos a um encontro?
— As duas frases consecutivas são declarações altamente problemáticas, sabe? Você por acaso sofreu uma insolação?
A frase "a mente de uma pessoa excêntrica funciona de jeitos imprevisíveis" definitivamente não era uma piada.
— Olha só, não está muito quente hoje?
Como era uma pergunta retórica descarada, Tatsuki nem sequer cogitou responder. Pelo visto, ela também não esperava uma resposta e continuou falando sozinha:
— Falar de calor é falar de verão. E falar de verão é falar de praia!
— Uma estrutura gramatical e uma ordem lógica terrivelmente familiares.
Tatsuki respondeu àquela fórmula de frase tão comum em incontáveis obras de anime.
— Não é uma ótima ideia? Vamo lá, divirta-se.
E começou a enxotá-la.
— Qual é essa sua reação? Se não formos os dois juntos, que tipo de encontro seria?
— Então é só chamar qualquer outra pessoa.
Assim que terminou de falar, Tatsuki percebeu que não havia sido muito polido. Afinal de contas, mesmo que ela fosse uma escritora um tanto exêntrica, não era motivo para ser indelicado, certo? Ele tratou de corrigir-se às pressas:
— Você é uma garota atraente, não é? Provavelmente tem vários candidatos a namorado por aí. Por que não escolhe um que pareça decente e vai se divertir com ele?
— Hã? Atraente? Eu? — Ela apontou para si mesma com o dedo.
— Por acaso você é o tipo de pessoa que não tem a menor noção de si mesma?
Parecia ser exatamente o caso. Afinal, desde o início até aquele momento, ela parecia incapaz de reconhecer o fato de que seus parafusos não estavam no lugar certo. Que pena dela.
— Não é bem isso. Eu sei que sou bonita, mas é a primeira vez que ouço isso de outra pessoa.
Ela ostentava uma expressão de plena satisfação. Que pessoa difícil de lidar.
— A sensação não é ruim. Então, você vai ou não?
— Parece que você entrou por um ouvido e saiu pelo outro com o que eu disse antes, não foi? Olha, eu só quero passear um pouco, procure outra pessoa, estou muito ocupado.
Nos dias comuns, ele trabalhava meio período, estudava na escola, e o pouco tempo livre que sobrava era dedicado a jogar videogame ou ver filmes; onde é que ele teria tempo para ir à praia? A propósito, qual havia sido a última vez que ele tinha ido nadar? Estava tão distante na memória que parecia embaçado, talvez fazia uns cinco ou seis anos. Provavelmente já nem se lembrava de como nadar.
— Embora eu seja bonita, não tenho amigos homens. Afinal, estudei em uma escola exclusiva para meninas — suspirou ela. — E, embora todas sejam garotas adoráveis, com certeza há uma diferença entre rapazes e garotas.
— Se não houvesse diferença, o problema seria gravíssimo.
Acordar de manhã e descobrir que a esposa deitada ao seu lado era, na verdade, um homem... Só de pensar nisso, daria vontade de desistir da vida. Espere, será que a realidade não seria tão aterrorizante assim? Desde que a pessoa fosse fofa...
Tatsuki deu um tapa na própria testa para espantar aquele pensamento macabro da mente. Balançou a cabeça e voltou a olhar para Ritsuka, que exibia uma expressão complexa.
— Então veja bem, eu não tenho amigos do sexo masculino. A rigor, Tatsuki, você é o primeiro, sinta-se honrado, vai.
— Nem um pouco.
Apesar de ser uma mulher bonita, a personalidade dela era tão detestável que Tatsuki não sentia pingo de alegria. Só conseguia pensar que as coisas estavam prestes a ficar ainda mais complicadas.
— Que falta de sinceridade. Seria bem mais fácil se você apenas admitisse.
— Não, eu sou perfeitamente sincero. — Tatsuki insistiu em afirmar que não estava com vergonha, mas uma pessoa excêntrica perdida em seu próprio mundo imaginário certamente não ouviria.
— Ora, ir à praia com uma garota tão bonita quanto eu é algo de fazer inveja a qualquer um. Vá perguntar aos seus colegas de classe para ver se algum deles não fica com inveja.
— Eu te elogiuei uma única vez e você já vai aguentar esse papo até quando? Haja cara de pau — retrucou Tatsuki. Ele já não sentia a menor necessidade de manter formalidades ao conversar com aquela figura.
— Vamos juntos, vai! Por mais que a gente assista a muitos animes, se não experimentarmos as coisas pessoalmente, o que escrevemos nunca será capaz de cativar ninguém. E eu detesto inventar as coisas do absoluto zero.
— Não, essa sua lógica é bem estranha. A profissão de romancista não consiste justamente em viver da imaginação pura?
Justamente porque tais eventos extraordinários não aconteciam no mundo real é que as histórias de ficção existiam; em outras palavras, a ficção era algo puramente imaginado. Independentemente do cenário construído, o que era fictício continuava sendo fictício, e, para uma obra literária, os elementos supostamente essenciais nunca foram o mais importante.
— A arte imita a vida e vai além dela.
— Usa citações célebres para me deixar sem argumentos com tanta seriedade... Por que você não arranja logo um namorado? Seria muito mais prático.
Seja para um passeio descontraído, para coletar material para seu romance, para vivenciar novas experiências ou para se envolver em um romance genuíno, encontrar um namorado de verdade era a melhor solução para ela. Embora para os chineses isso não fosse grande coisa, para os japoneses, passar pelo ensino médio sem namorar parecia ser algo meio triste.
Ritsuka era uma estudante exemplar e indiscutivelmente atraente, com boa forma e capacidades notáveis; sob qualquer ângulo, parecia uma mulher formidável. Se ela decidisse procurar um namorado, provavelmente qualquer pessoa que interagisse um pouco com ela acabaria se encantando. Por outro lado, havia a chance de o pretendente acabar fugindo devido aos seus arroubos excêntricos; afinal, lidar com alguém imprevisível e superior a si mesmo gerava uma pressão considerável.
Ainda assim, no estágio atual, encontrar um namorado para acompanhá-la em passeios não deveria ser uma tarefa tão difícil.
— Mas o próprio Tatsuki não disse que não pretende namorar durante o ensino médio?
— Eu? Claro que não pretendo. A propósito, por que me pergunta isso? Não estávamos falando de você?
— Pois é, se você não quer namorar, como é que eu vou namorar?
— ...Por que o alvo obrigatoriamente tenho de ser eu? Não seria melhor procurar alguém que esteja disponível para um relacionamento?
— É fácil falar... — Ela pensou um pouco. — Só de imaginar trocando carícias com alguém com quem não tenho intimidade, já sinto um desconforto horrível pelo corpo todo.
— ...Obviamente você precisa se familiarizar com a pessoa antes de começar a namorar. Parece tão inteligente, mas como conseguiu virar uma tola tão jovem?
— Não, o problema é que o tempo está curto, e só a ideia de tentar achar alguém interessante já me dá uma preguiça enorme.
Foi então que Tatsuki se lembrou novamente de que o eixo do pensamento daquela jovem, que refletia seriamente sobre questões nada sérias, girava em torno de uma única coisa: uma entidade intangível chamada "diversão".
— Por isso pensei em me contentar com o Tatsuki por enquanto.
— ...
O humor de Tatsuki tornou-se um tanto contraditório. Por um lado, sentia-se lisonjeado por Ritsuka o considerar uma pessoa interessante, o que lhe dava a nítida sensação de possuir algum traço distintivo em relação aos demais, um toque de exclusividade capaz de alegrar o ego de qualquer um. Por outro lado, ser usado como um mero "quebra-galho" não era exatamente um elogio reconfortante.
Contudo, sendo alguém que achava difícil recusar os outros e que, ao mesmo tempo, preferia evitar envolvimentos profundos, Tatsuki não se importava em dar uma mãozinha a uma conhecida, desde que pudesse ajudar sem acarretar problemas futuros. Afinal, a sociedade era feita de interações humanas; se você ajudasse alguém hoje, quem sabe quando seria ajudado no futuro? Era preciso olhar para o mundo com benevolência.
— Ir à praia, até vai. Mas eu não pretendo entrar na água.
— ...Nesse caso, qual é o sentido?
Ritsuka contorceu os cantos da boca.
— Comparado à água do mar, confesso que tenho muito mais interesse na faixa de areia.
— Por mais que diga isso, ir à praia e não entrar na água realmente não faz o menor sentido.
— Em vez de buscar um significado pré-existente, é muito melhor abrir novos caminhos e inventar um significado inédito. É justamente por causa disso que os seres humanos podem ser chamados de humanos, não acha? — retrucou Tatsuki com um tom impassível, despejando uma filosofia rebuscada.
— O assunto ficou tão profundo assim de repente? — Ritsuka continuava com uma expressão confusa.