Capítulo 54: Você não está sendo ainda mais exagerado?
Capítulo 54: Isso não é ainda pior?
O horário oficial de abertura era às duas da tarde. Embora de segunda a sexta-feira o expediente começasse apenas às quatro da tarde, aos sábados os estudantes japoneses tinham aula apenas meio período, sobrando bastante tempo após o meio-dia. Por isso, a cafeteria abria às duas horas aos sábados, e ao meio-dia aos domingos. Como não se sabia se haveria clientes querendo passar o horário de almoço no estabelecimento, o gerente havia decidido esse horário por precaução.
No entanto, o trabalho aos domingos já não dizia mais respeito a Shachi.
Faltava uma hora para o horário de funcionamento e não havia muito o que fazer, bastava dar uma rápida limpeza.
No Japão, a limpeza não costuma ser uma tarefa demorada, especialmente no setor de alimentação, que leva vantagem sobre muitos outros. Alguém poderia retrucar dizendo que as exigências de higiene do Japão para o setor alimentício são quase obsessivas, tornando a limpeza algo nada simples. E de fato são. Mas o padrão de higiene das lojas que conseguem operar sem problemas sob um rigor tão alto certamente nunca é baixo.
Quando se trata de comida, os japoneses são tão audaciosos quanto cautelosos. Muito antes de a diversidade e a complexidade da culinária chinesa se tornarem mundialmente famosas, os japoneses já comiam baiacu, um peixe cuja peçonha é terrivelmente famosa. Antigamente, na ausência de tratamentos médicos eficazes, bastava um leve contato para causar a morte instantânea, e até hoje o veneno do baiacu não tem um antídoto específico. Além de lavagens estomacais hospitalares para garantir uma certa taxa de sobrevivência, não há outros métodos terapêuticos realmente eficazes.
Embora os chineses digam que comem de tudo, isso se manifesta principalmente na variedade do que consomem, e muitas pessoas mais corajosas certamente já provaram baiacu. No entanto, em termos de comer arriscando a própria vida, dificilmente superariam os japoneses. E o que dava aos japoneses tamanha confiança era justamente a exigência quase pervertida em relação à higiene alimentar.
Além de coisas tão básicas e frequentes quanto ouvir ou ver pratos sendo lavados cinco ou seis vezes, havia muitas regras estritas, como a exigência de que o preparo do baiacu só pudesse ser feito por cozinheiros certificados. Sobre a atitude audaciosa, erguia-se um ambiente de execução rigoroso, o que sem dúvida lhes conferia ainda mais coragem e confiança.
Nesse panorama, a limpeza, um aspecto tão fundamental, mantinha-se como a própria linha de vida do estabelecimento. Sob tamanha pressão, as lojas conseguiam manter um padrão notável de arrumação o tempo todo. E, comparado a limpezas esporádicas, manter a limpeza constantemente talvez fosse até mais simples.
Além disso, em contraste com restaurantes tradicionais, o trabalho de conservação em uma cafeteria era muito mais leve. Afinal, comparado a locais focados em refeições completas, doces e bebidas eram os principais produtos de uma cafeteria; portanto, havia menos gordura e, mesmo se algo fosse acidentalmente derrubado, a limpeza não era tão difícil.
Shachi já havia pensado se não deveria abrir uma cafeteria em seu próprio país no futuro, já que agora acumulava um pouco de experiência. Mas, ao pensar que crianças do ensino fundamental dificilmente frequentam esses lugares, que os alunos do ensino médio não têm muito dinheiro de bolso, que os estudantes do ensino médio superior basicamente nem têm tempo de descanso e que os adultos trabalham exaustivamente querendo ganhar dinheiro... somando tudo, talvez apenas universitários pudessem se tornar uma base de clientes relativamente estável. Porém, com universitários, nunca se sabe exatamente o que eles pretendem fazer...
Às vezes, quando estão à toa, aparecem na cafeteria para pedir um único café e passam boa parte do dia lá, como gnolls, renovando o pedido vinte vezes e aproveitando para ganhar coragem. Contudo, Shachi achava que aquilo não podia ser chamado de coragem.
Também era possível que um bando de otakus aparecesse para descansar na loja, daqueles em grupos. Recentemente, ele vira muitas notícias sobre entusiastas de *cosplay* que faziam o que queriam nas lojas dos outros sem a menor cerimônia; se algo assim acontecesse, não haveria lágrimas suficientes para lamentar.
Abrir uma cafeteria em seu país de origem não era muito realista. Shachi chegou a essa conclusão.
Ele passou o dedo pela superfície da mesa e olhou: não havia poeira aderida, estava limpa como sempre. Mas isso não significava que a limpeza pudesse ser dispensada.
Shachi sacudiu o frasco de produto de limpeza que segurava na mão, espirrou um pouco sobre o tampo da mesa, abriu o pano e esfregou com força. Dividindo visualmente a mesa em tábuas horizontais imaginárias, Shachi passou o pano de forma transversal. Aquele era o método que o gerente lhe ensinara, pois permitia remover adequadamente a poeira da mesa, e qualquer resíduo que caísse no chão poderia ser recolhido logo depois com o esfregão.
Trabalhando de forma metódica, como o número de mesas não era grande, Shachi terminou rapidamente. Em seguida, trocou o pano por um espanador de penas para varrer levemente os sofás, eliminando a poeira que pudesse ter caído durante a limpeza das mesas. Por fim, bastava passar o esfregão no chão.
Embora houvesse outra funcionária na loja, o horário de trabalho de Mayumi limitava-se a duas horas diárias, das quatro às seis da tarde, de segunda a sábado. Shachi precisava cuidar da cafeteria sozinho até as quatro horas. Embora dar conta de tudo sozinho fosse um pouco difícil, como o movimento era fraco, com certeza conseguiria aguentar essas duas horas.
Enquanto passava o esfregão, o sino na porta tocou e a entrada foi aberta.
— Desculpe, cliente, ainda não estamos abertos... O quê, é você...
Sem precisar pensar, quem chegava era Ritsuko, que parecia não ter o que fazer. Hoje ela trazia a tiracolo uma bolsa grande, daquele tipo que Shachi já conhecia: a bolsa que ela usava para carregar o seu notebook. Ou seja, ela estava disposta a escrever seus rascunhos na cafeteria de novo hoje?
— Eu fiz questão de perguntar ao gerente sobre o horário de funcionamento da última vez, e hoje vim e te encontrei mesmo.
Ritsuko exibia uma expressão de quem era muito esperta. Shachi, por sua vez, olhou desconfiado para o relógio na parede.
— Ainda falta pelo menos meia hora para abrir, não? O que você veio fazer aqui?
— Ah, é que ficar no apartamento estava extremamente chato, então eu saí.
Uma lógica tão simples e direta quanto "estou com sede, então vou beber água" era simplesmente irrefutável.
— Mesmo que você tenha vindo agora, não pretendo abrir mais cedo. Por que veio tão cedo? Se não tivesse ninguém na loja, você teria que voltar do mesmo jeito.
— Se não houvesse ninguém, eu provavelmente teria esperado até a hora de abrir. Afinal, não gosto muito da sensação de dar viagem perdida.
— Sua lógica é bem direta mesmo.
— Shachi-kun, quero um copo de suco.
— Eu não acabei de dizer que não vou abrir mais cedo?
— Eu não fiz um pedido, só quero um copo de suco.
— Isso não é ainda pior?
Apesar de reclamar, Shachi acabou servindo um copo de suco para Ritsuko.
— Ué, suco de maçã? Troca aí, eu não gosto desse, é muito azedo.
— Se não quer, vá embora logo.
Ela estava mesmo montando nas costas dele.
— Estou só brincando. — Ela pegou o copo de suco com as duas mãos e sentou-se no balcão. — Que delícia, bem gelado.
— Obviamente. Acabou de sair da geladeira.
Shachi pegou o esfregão que estava encostado e continuou a limpeza, enquanto Ritsuko o observava sentada.
— A propósito, hoje só tem você por aqui?
— O gerente foi ao zoológico. Quanto à Mayumi, ela só vem às quatro da tarde.
— Entendi, entendi.
Ela pegou papel e caneta para anotar. Shachi estava prestes a perguntar o que ela estava fazendo, mas de repente se lembrou de que aquela figura era, na verdade, uma escritora de *light novels* de enorme sucesso. Aquele tipo de atividade de observação de campo já durava vários dias, não havia o que perguntar. Mesmo que ele tentasse impedi-la, seria inútil, então Shachi desistiu de se importar.
Afinal, era apenas uma pesquisa de campo; seus nomes reais certamente não apareceriam na obra literária, não é? Além disso, ser usado como fonte de inspiração por uma autora famosa era algo até divertido de se pensar.
Mesmo perdendo na vida real, não era o fim do mundo, bastava vencer em espírito. Nos momentos em que não podia resistir, Shachi gostava bastante daquela frase.
— Ei, Shachi, você tem namorada?
— Hã? Por que essa pergunta do nada?
— Estou perguntando se você tem namorada.
— O foco da minha fala era esse?! Mas, esquece... Você deve ser esse tipo de pessoa mesmo.
— Que jeito estranho de falar. É claro que eu sou o tipo de pessoa que sou.
Que sentimento bizarro era aquele de reconhecer claramente a própria espécie?
— Então, tem ou não tem namorada?
— Não tenho, como é que eu teria? A sua próxima frase vai ser "então agora você tem", não vai?
— Credo, que nojo. Sério que você é esse tipo de pessoa?
Eu...
Shachi teve vontade de bater em alguém.
Mantenha a calma, mantenha a calma.
Continue limpando.
— Mas não tem namorada, que coitado.
— Você mesma é uma encalhada solitária.
— Eu não sou encalhada.
O quê?! Aquela mulher por acaso era disputada por alguém? Shachi achava aquilo inacreditável.
— Meus maridos bidimensionais não cabem nos dedos das duas mãos.
— Por que você não voa logo para o céu?
Provavelmente era aquilo mesmo. Aquela história de maridos de papel e coisas do tipo. Dezenas ou centenas deles realmente não eram novidade.
— Ah, é verdade. Shachi, ouvi dizer que estudantes do ensino médio na China não podem namorar, é verdade?
— É verdade.
Aquilo ia muito além de um simples "não podem namorar". Algumas escolas obcecadas a ponto da loucura proibiam estudantes de sexos opostos de se sentarem juntos nem mesmo no refeitório. Se conversassem um pouco na sala de aula e fossem vistos por um professor, corriam o risco de serem chamados à sala da coordenação para uma conversa, e o grau de perigo envolvido não era algo que pudesse ser resumido levianamente em uma única frase.
Shachi ainda se lembrava de quando estava no primeiro ano do ensino médio: um colega de classe fez uma pergunta à delegada da turma, e um aluno ao lado, querendo confusão, soltou um "oh~" debochado que foi exatamente visto pelo diretor de turma. Na mesma tarde, os pais daquele garoto foram chamados à escola. Ele ficou tão chateado que quase chorou e, a partir daquele dia, nunca mais foi tirar dúvidas com nenhuma colega.
Que coitado... Provavelmente carregaria um trauma psicológico para o resto da vida.
— Nossa~ Seis dias por semana, estudando da manhã até a noite, proibidos de namorar, sem atividades extracurriculares, aulas de educação física substituídas por matérias teóricas... Vocês são realmente impressionantes, chineses.
— Por que eu sinto tanto sarcasmo no seu tom de voz?
— Hahahahaha... Você está imaginando coisas.
Ela desviou o rosto sentindo-se culpada.
Afinal, aquela pessoa tinha vindo só para implicar.
Shachi pensou nisso cerrando os dentes.