Capítulo 3: O Primeiro Dia de Caos
A substância negra na borda da membrana espalhou-se por todo o sistema solar em quase um instante. Incluindo a Terra, que ficou envolta por essa matéria negra impossível de observar diretamente a olho nu. Diferente da Cidade de Nanyuan, onde Du Gang estava sob o sol do meio-dia, na Cidade de Tron, do outro lado do oceano, era noite. Ou melhor, naquele momento, em todos os lugares da Estrela Azul não banhados pela luz solar, começaram a surgir canais espaciais de vários metros de largura. Uma após outra, baratas de três a quatro metros de comprimento e meio metro de altura emergiam sem cessar desses portais em direção à Estrela Azul. “Oh, meu Deus, que coisa é essa?” “Que nojo…” Na Cidade de Tron, um grupo de notívagos vagava pelas ruas quando de repente se assustou com as baratas que apareceram diante deles. Ao avistar as pessoas, porém, a barata não fugiu; ao contrário, avançou como um tubarão atraído pelo cheiro de sangue. Com um salto rápido, a criatura que estava a quatro ou cinco metros de distância surgiu diante do grupo. Um braço erguido por instinto foi arrancado com um estalo seco, e o sangue jorrou. Um grito de dor ecoou pela noite. “Porra!” “Porra!” “Porra!” Os companheiros ficaram paralisados diante da cena, praguejando sem parar. Não perceberam o quanto o som dos gritos podia se propagar na escuridão. As baratas que ainda rondavam ouviram os ruídos pelas antenas frontais e correram em disparada, como huskies soltos na neve, rumo à origem do barulho. Ali, o homem que perdera o braço mal teve tempo de gritar mais uma vez. A barata, com velocidade impressionante, cravou as mandíbulas em sua cabeça. “Po… porra…” As pessoas presentes, habituadas à paz, jamais haviam testemunhado tamanho horror e ficaram petrificadas. Ninguém ousou ajudar. Dois covardes caíram sentados, e uma mistura branca e amarelada escorreu de suas virilhas. O único corajoso engatinhou e correu desesperado. A barata que matara o companheiro ignorou os dois paralisados e o fugitivo, começando a devorar o corpo com estalos secos; em apenas quatro ou cinco segundos, engoliu a metade superior do torso. “Vi… porra…” Os dois mal conseguiam articular palavras, limitando-se a murmurar sem consciência. Quando finalmente reuniram forças para rastejar, um grito distante do companheiro que fugira chegou até eles. Em seguida, surgiu diante de seus olhos uma visão de terror e desespero: inúmeras baratas idênticas avançavam em massa, cobrindo o chão. “Porra!” Os dois mal tiveram tempo de praguejar antes de serem cercados e desaparecerem em menos de um segundo. Aquela cena repetia-se em todos os lugares da Estrela Azul onde o sol não chegava e portais haviam surgido. “Bip bip bip!” “Bip bip bip!” Nesse instante, os alarmes militares de mais alto nível soaram quase simultaneamente em todos os países do hemisfério oriental. “A matéria negra preencheu o sistema solar inteiro, incluindo a Terra; no hemisfério ocidental surgiram vários canais espaciais de poucos metros, por onde incontáveis monstros de outro mundo chegaram até nós…” “Esses monstros demonstram feroz sede de sangue; todo humano que encontram torna-se alimento…” “Conforme análise de dados de satélites globais, esses espaços dimensionais aparecem apenas onde a luz solar não alcança e deslocam-se continuamente para leste…” Yang Xiaotian franziu a testa e perguntou rápido: “Vocês querem dizer que, quando anoitece, os canais surgem e essas criaturas aparecem?” “Exatamente!” “Quanto tempo falta para o sol desaparecer na China?” “A China abrange cinco fusos horários; o pôr do sol mais cedo ainda está a quatro horas…” Yang Xiaotian não hesitou: “Notifiquem a todos sem omitir nada. Que os cidadãos voltem para casa, permaneçam lá, fechem portas e janelas… Isso não pode mais ser escondido!” Nesse momento, um conselheiro aproximou-se apressado: “Na Estrela Azul existem duas regiões de dia e noite polares; o Círculo Polar Ártico está em dia polar. O senhor deveria ir até lá comandar de forma remota…” “Comandar de forma remota?” Yang Xiaotian irritou-se: “O mundo está acabando, o que eu faria no Círculo Polar Ártico?” Contudo, logo se acalmou e continuou: “Notifiquem os funcionários civis e os cientistas para evacuarem rumo ao Círculo Polar Ártico!” “Chefe, e o senhor?” “Eu fico aqui. Você é responsável por levar os cientistas, priorizando a retirada!” Nesse dia, as notícias espalharam-se como fogo. Os acontecimentos no hemisfério ocidental, sem precisar de comunicados oficiais, já haviam se propagado pelo mundo graças às organizações que compartilham imagens de satélites civis. As conclusões do alto-comando militar também circularam instantaneamente. Os mais ricos usaram todos os recursos: quem possuía aviões particulares partiu neles; quem não tinha pagou fortunas por assentos baratos, apenas para conseguir um voo rumo às latitudes mais altas. Todos os aviões do país lotaram em minutos e decolaram sem respeitar rotas, voando em conjunto para o norte. Balsas, navios de cruzeiro e lanchas repetiram o mesmo movimento. Ainda assim, apenas parte da população das cidades costeiras conseguiu embarcar. A maioria, tomada pelo pânico, dirigiu-se para o norte sem calcular que quatro ou cinco horas, mesmo em congestionamento, não bastariam para deixar suas províncias, quanto mais alcançar o Círculo Polar Ártico. Nesse dia, todos os programas foram interrompidos. A televisão repetia sem parar a voz de um locutor recomendando que todos permanecessem em casa.