Capítulo 2: A transformação da serpente negra

Caixão do Dragão Su Ermiau 2534 palavras 2026-07-30 05:42:54

Capítulo 2: A transformação da serpente negra

Falando com sinceridade, eu nunca tive muita simpatia por aqueles aldeões. Desde criança, eles já não gostavam de mim; seus olhos me fitavam com malícia, e ainda puxavam os próprios filhos para não brincarem comigo.

Desta vez, como meu avô estava gravemente doente, eu, sendo sua única neta, voltar para cuidar dele era perfeitamente natural. Eu realmente não achava que estava atrapalhando a vida de ninguém.

Mas assim que bateram à porta, chegaram gritando por violência e sangue. Dava para ver que aquela frase não mentia: em montanhas pobres e terras perversas, nascem gente má.

Meu tio, com medo de que os aldeões me ferissem, mandou que eu voltasse primeiro para dentro de casa e ficou lá fora para conversar com eles.

Depois de perguntar aqui e ali, descobriu-se que, naquela mesma manhã, várias casas da aldeia haviam encontrado suas galinhas e patos mortos por mordidas de cobra. E, como eu tinha voltado justamente naquele dia, resolveram pôr essa culpa toda nas minhas costas.

Eu nasci com o estranho dom de atrair cobras, mas as cobras ao meu redor nunca haviam ferido gente nem animal. Será que me tomavam por bode expiatório, enfiando em mim toda espécie de sujeira?

Meu tio, na intenção de evitar confusão, falou com calma e acabou prometendo indenizar as perdas em galinhas e patos, e só então eles se dispersaram, resmungando e praguejando.

No fundo, eu estava furiosa, mas não havia o que fazer. Afinal, meu avô ainda teria de viver nesta aldeia; se eu rompesse com eles naquele momento, quem garantiria que no futuro não se vingariam dele?

Depois de algo assim, meu tio receou que os aldeões voltassem para me importunar, e como eu não saberia lidar sozinha, chamou meu primo Xu Hao para ficar comigo.

Mas ninguém esperava que, pouco tempo depois de meu tio partir, aconteceria algo estranho na aldeia.

No Tanque do Dragão Selado, à entrada da aldeia, sem aviso nenhum, surgiu à tona um caixão enorme.

Nossa aldeia sempre enterrou os mortos em terra, geração após geração; jamais houve precedentes de enterro nas águas. Como ninguém ali tinha visto algo parecido, todos correram para espiar a novidade.

Alguns aldeões mais experientes reconheceram que aquilo não era um caixão comum, mas sim um esquife.

O esquife costuma ter duas camadas: por dentro fica o caixão, e por fora uma segunda cobertura, por isso ele parece muito maior que um caixão comum.

Só que esse tipo de sepultamento existia apenas na Antiguidade, entre imperadores, altos funcionários e grandes famílias. Hoje em dia não se dá tanta importância a essas formalidades, então eles supuseram que aquele esquife devia ter flutuado para cima de alguma tumba antiga no fundo do Tanque do Dragão Selado.

Sendo um esquife antigo, certamente devia conter muitos objetos funerários. Cobiçando os tesouros lá dentro, os aldeões chamaram alguns rapazes bons de nado para içá-lo até a margem.

Mas a camada externa do esquife parecia ter sido fundida em ferro líquido, selada sem a menor fresta; por mais que a multidão se amontoasse em volta e tentasse mexer, nada conseguia abri-lo.

Já era quase noite, e no fim decidiram que o melhor seria levá-lo de volta e deixá-lo no salão ancestral, para pensar numa solução depois.

Quando meu primo voltou da agitação e me contou tudo, por algum motivo meu coração ficou vagamente inquieto.

Eu tinha a sensação de que aquele esquife surgido de repente não era nada comum.

No dia anterior eu tinha voltado de carro, caído dentro do Tanque do Dragão Selado, e ainda permitido que meu amuleto protetor fosse manchado com meu sangue. Em uma tacada só, eu quebrei dois tabus; e, em menos de um dia, um esquife apareceu no Tanque do Dragão Selado...

Será que havia alguma relação entre essas coisas?

Eu apenas suspeitava, sem base nenhuma. No momento, o que mais me preocupava era a saúde do meu avô; não fui além desse pensamento.

À noite, meu primo me substituiu no cuidado ao meu avô, para que eu subisse e descansasse um pouco.

De volta ao quarto, liguei para meus pais, querendo saber quando conseguiriam voltar.

Mas o telefone não completava a chamada de jeito nenhum. Não sei se era porque, no caminho de volta, o sinal estava ruim.

Deitei na cama e me revirei por muito tempo antes de conseguir adormecer.

Quando já estava meio sonolenta, ouvi ao meu lado um ruído sutil, como se algum réptil rastejasse e se arrastasse pelas beiradas da parede e pelos cantos do telhado.

Aquele som de movimento veloz, o atrito contra o chão, o fino chiado que produzia, tornava-se assustadoramente nítido no silêncio absoluto da noite. E, pela amplitude do som, dava para perceber que havia uma quantidade enorme deles, como se a casa inteira tivesse sido tomada.

Só senti o sangue gelar e o corpo inteiro arrepiar, lutando para despertar com todas as forças.

Mas meu corpo simplesmente não me obedecia.

Em meio ao pânico, a serpente negra dos meus sonhos de repente tomou forma humana e surgiu ao lado do meu travesseiro.

O homem diante de mim tinha as sobrancelhas elegantes e elevadas, traços bem definidos, e a pele delicada de um branco frio e doentio. Seus olhos de fenixe, belos e enfeitiçantes, brilhavam com um encanto lânguido.

Nos ombros, trazia uma longa veste negra bordada com fios dourados e nuvens fluidas, deixando entrever, na gola ligeiramente aberta, a clavícula delicada e a linha suave da cintura.

Seus lábios finos se entreabriram de leve; as bordas estavam pálidas, e no centro havia uma mancha de vermelho tão vívida que parecia uma ameixeira rubra erguida sobre a neve, bela a ponto de arrancar a alma, de fazer o coração vacilar.

Eu jamais tinha visto um homem tão bonito. Por um instante, fiquei absorta em contemplá-lo.

Ele parecia sem forças, preguiçoso, com o corpo mole como se não tivesse ossos. Ao falar, a voz saiu rouca e exausta: "Por mais que eu tentasse te proteger, ainda assim você o atraiu."

"Temo não conseguir te resguardar agora. Nestes dois dias, fique em casa e, seja quem for que venha procurar por você, não saia! Daqui a dois dias, um homem de sobrenome Chen virá ajudá-la..."

Eu estava prestes a perguntar o que significavam aquelas palavras desconexas, mas, assim que terminou de falar, ele voltou a ser a serpente negra e desapareceu.

Acordei de sobressalto, coberta de suor frio na testa.

Fiquei sentada na beira da cama por um bom tempo antes de me acalmar aos poucos.

Aquela serpente negra aparecia nos meus sonhos havia tantos anos e, até então, nunca tinha aberto a boca para falar. Desta vez, de repente, transformara-se em homem para me avisar... seria porque pressentia que eu enfrentaria algum perigo?

O que ele quis dizer há pouco parecia ser que eu tinha atraído algo terrível. Será que isso tinha a ver com a quebra da proteção do meu amuleto?

Quanto mais eu pensava, mais confusa minha cabeça ficava. No fim, desci para ver meu avô.

Mal cheguei ao patamar da escada, ouvi lá embaixo o grito dilacerante do meu primo.

"Ah, cobra! Cobra! Ahhh! Cobra!"

Quando desci para ver, encontrei o chão do nosso quintal literalmente coberto de cobras, tão numerosas que não havia como pisar.

Elas eram verdes, sobrepostas umas às outras, como raízes entrelaçadas e retorcidas, enroscadas num emaranhado confuso.

Algumas tinham subido até o varal de roupas, penduradas ali como meadas de corda torcidas, com a cabeça voltada para a casa, sibilando e projetando a língua.

Não era de espantar que meu primo, um rapazão de um metro e oitenta, quase tivesse urinando de medo. Mesmo para mim, que nasci atraindo cobras, nunca tinha visto uma cena daquelas.

Na hora, senti o couro cabeludo formigar e os arrepios caírem pelo chão como se fossem penas.

Ainda bem que as cobras só rondavam e se enroscavam no quintal, sem ultrapassar o limiar da porta, como se houvesse algo dentro de casa que as fizesse temer.

Recompus-me e fui buscar, no quarto do meu avô, um saco de pó de realgar, espalhando-o para fora. Só então consegui afugentá-las.

Meu primo ficou encharcado de suor frio. Voltou para casa, trocou de roupa e, ao retornar, trazia a expressão carregada, como quem queria falar e não se atrevia.

Depois de eu pressioná-lo sem trégua por muito tempo, ele finalmente contou que a viúva Li, lá da entrada da aldeia, havia morrido.

A viúva Li era famosa na aldeia por ser uma mulher feroz e corajosa. Ninguém ousava provocá-la, e no tumulto da véspera, ela estava entre os primeiros a bater à minha porta para causar confusão.

Se ela morria ou não, em princípio nada tinha a ver comigo. O problema era que havia sido morta viva por uma mordida de cobra.

Segundo Liu Fu, o filho da viúva Li, naquela manhã ele percebeu que a mãe ainda não tinha se levantado para preparar o café, pensou que ela estivesse doente e foi bater à porta.

Mas, depois de bater por muito tempo sem resposta, ele arrombou a entrada e viu um monte de cobras enroscado bem no meio da viúva Li.

Liu Fu ficou tão apavorado que congelou na hora. Quando conseguiu reagir, chamou os vizinhos para ajudar a espantar as cobras, mas a viúva Li já estava morta havia muito tempo; o corpo inteiro estava quase sem uma parte boa, e até os olhos tinham sido arrancados pelas mordidas.

Vários rapazes que entraram na casa para socorrer a mulher vomitaram ali mesmo ao ver o estado do cadáver, prova de quão cruel havia sido a cena.

Fim do capítulo.